Confira o nosso Relatório de Produção 2T14: minério de ferro registra recorde histórico no segundo trimestre

Sobre a Vale

24/07/2014

Confira o nosso Relatório de Produção 2T14: minério de ferro registra recorde histórico no segundo trimestre

Nosso Relatório de Produção, referente ao segundo trimestre de 2014, foi divulgado nesta quinta-feira, 24 de julho. O documento apresenta o panorama das nossas operações neste período.

O destaque foi a produção de minério de ferro, que atingiu 79,4 Mt e foi a melhor performance para um segundo trimestre, com ganhos em todos os sistemas na comparação com o 1T14. O bom desempenho operacional foi devido a melhores condições climáticas e aos ramp-ups da Planta 2, em Carajás, e da nova planta de Conceição Itabiritos, no Sistema Sudeste.


Download

Faça o download do nosso Relatório de Produção 2T14 e confira o nosso desempenho.

Download do Relatório de Produção 2T14

Veja no infográfico destaques de alguns dos nossos negócios:

Minério de ferro e pelotas

No 2T14, a produção de minério de ferro foi de 79,4 Mt, melhor performance para um segundo trimestre. A produção ficou 12,6% acima do mesmo período do ano passado e 11,8% acima do 1T14. O desempenho melhorou em todos os sistemas, positivamente impactado por melhores condições climáticas e pelos ramp-ups (crescimento da produção) da Planta 2, em Carajás, e da nova planta de Conceição Itabiritos, no Sistema Sudeste.

A produção de pelotas cresceu devido ao aumento na produção atribuível à Samarco, em Minas Gerais, que atingiu 3,0 Mt, ficando 34,7% acima do 1T14 e 13,9% acima do 2T13. A recém-inaugurada planta de pelotização Samarco IV produziu 1,1 Mt no trimestre.

Nossas minas de minério de ferro estão concentradas no Brasil, onde operamos também plantas de pelotização. Temos duas usinas pelotizadoras em Omã e participação em joint ventures na China para a produção de pelotas.

Níquel

A produção de níquel atingiu 61.700 t no 2T14, ficando 8,5% abaixo do 1T14 e 5,2% abaixo do 2T13. Um acidente e uma parada programada para manutenção em Sudbury e Clidach, no Canadá, impactaram a performance neste trimestre.

Temos minas e operações de níquel no Brasil, no Canadá, na Indonésia e na Nova Caledônia. Também possuímos refinarias, próprias e por joint ventures, na China, Coreia do Sul, Japão, Reino Unido e em Taiwan.

Carvão

A produção total de carvão no 2T14 atingiu 2,2 Mt, ficando 23,8% acima do 1T14, principalmente devido ao melhor desempenho operacional de Carborough Downs, na Austrália, e Moatize, em Moçambique.

O ramp-up (crescimento da produção) da primeira fase do projeto de carvão de Moatize está temporariamente restrito pelas limitações da infraestrutura logística existente no local – portos e ferrovia – que não permitem a total utilização da capacidade nominal de 11 Mtpa da mina. O start-up (início da operação) do corredor logístico de Nacala, esperado para o segundo semestre deste ano, eliminará esse gargalo logístico.

Estamos presentes na Austrália e Moçambique, países que se destacam como os que mais crescerão na oferta global de carvão. Também possuímos participação em duas joint ventures na China.

Cobre

No 2T14, a produção de cobre foi de 81.000 t, situando-se 8,4% abaixo do 1T14 e 11,3% abaixo do 2T13. A parada para manutenção planejada em Ontario foi o principal fator para a redução.

Produzimos cobre no Brasil, no Canadá e na Zâmbia. Nossas operações no Brasil estão localizadas em Carajás e se beneficiam da infraestrutura logística que já temos para o escoamento de minério de ferro.

Fertilizantes

A produção de rocha fosfática alcançou 2,1 Mt, desempenho recorde para um segundo trimestre, representando um aumento de 9,9% comparado ao 1T14 e 11,9% na comparação com o 2T13. Tivemos aumento de produção no Brasil e no Peru.

No 2T14, a produção de potássio totalizou 96.000 t, ficando 11,8% abaixo do 1T14 e 15,0% abaixo do 2T13. Nesse trimestre, encontramos teores em declínio, tendo em vista que a mina se aproxima de sua exaustão. Também enfrentamos menos disponibilidade da planta de concentração devido à parada para manutenção.

A nossa produção de insumos para fertilizantes está localizada no Brasil e no Peru. Também desenvolvemos projetos em Moçambique e no Canadá.


Relatório Financeiro - 2T14

Na próxima quinta-feira, 31, divulgaremos o Relatório Financeiro do 2T14. Após a divulgação, nossos principais executivos realizam webcasts (conferências de áudio em tempo real) com investidores e jornalistas para apresentar os resultados do trimestre.

​​​​​

Confira o nosso Relatório de Produção 2T14: minério de ferro registra recorde histórico no segundo trimestre