Sobre a Vale

21/11/2014

Programa Agir: um ano apostando em iniciativas empreendedoras

O projeto O projeto nasceu com o objetivo de criar oportunidades em áreas de atuação da empresa

Muito mais do que assumir riscos, empreender significa agir de forma inovadora, criar oportunidades, tornar o sonho realidade, entusiasmando pessoas e liderando processos. Pensando nesses conceitos, na geração de renda e no potencial de pequenos negócios sociais localizados em áreas de atuação da nossa mineradora, a Fundação Vale criou o Programa Agir – Apoio à Geração e Incremento de Renda, que acaba de completar um ano de vida. Nesse período, marcas significativas foram atingidas: 273 empreendedores, 180 pessoas capacitadas, 93 planos de negócios elaborados e 20 negócios sociais em processo de incubação.

O piloto foi iniciado em Canaã dos Carajás (PA), BARI (ES/MG) e Nova Lima (MG), regiões apontadas como as mais críticas do ponto de vista econômico e social. No Rio de Janeiro, o Agir Costa Verde já está em implantação nos municípios de Mangaratiba e Itaguaí. Em 2015, três novas regiões entrarão no radar do Agir e passarão a contar com as ações do programa: Açailândia (MA), Tubarão (ES) e Barão de Cocais (MG).

Atualmente, o Agir envolve uma rede de parceiros responsáveis pela sua operação, oferecendo consultoria, mentorias e acompanhamento dos empreendimentos, por meio de incubadoras ou aceleradoras. Cabe ao programa contribuir na entrega do capital semente, o primeiro investimento para alavancar o negócio. Veja mais abaixo:

Programa Agir

​​​​

Programa Agir: um ano apostando em iniciativas empreendedoras