Sobre a Vale

25/02/2013

Floresta Nacional de Carajás completa 15 anos com dia de festa

Floresta Nacional de Carajás 

Floresta Nacional de Carajás 

Duas versões da região do Rio Itacaiunas, que fica dentro da Floresta Nacional de Carajás. Foto: João Marcos Rosa / Nitro

Centenas de pessoas reuniram-se no Parque Zoobotânico da Vale, no sábado (23), para comemorar os 15 anos da Floresta Nacional de Carajás, em Parauapebas, Pará. Trilhas ecológicas, jogos educativos, filmes, exposições e atividades diversas fizeram parte da programação especial do parque, divertindo os adultos e crianças que participaram do dia de festa.

Desde o início da operação da mina de Carajás em 1985, a Vale, em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), ajuda a conservar a floresta por meio de um trabalho contínuo de fiscalização, pesquisa e educação ambiental. Nossa área de concessão abrange cerca de 411 mil hectares de mata preservada, dos quais ocupamos apenas 3% e mantemos o Parque Zoobotânico Vale, aberto à visitação pública.

Curiosidade

Além de abrigar uma das maiores provinciais minerais do mundo, o Complexo Mineral de Carajás, a Floresta Nacional de Carajás também é uma das regiões mais ricas do Brasil e do mundo quando o assunto é biodiversidade. Segundo os estudos mais recentes, divulgados no Livro da Fauna da Floresta Nacional de Carajás, foram catalogadas 594 espécies de aves, 68 anfíbios, 131 répteis e 44 espécies de grandes e médios mamíferos.

​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​​

Floresta Nacional de Carajás completa 15 anos com dia de festa