Projeto da Fundação Vale mobiliza jovens da comunidade para promoção da saúde no sudeste do Pará

Sobre a Vale

09/01/2015

Projeto da Fundação Vale mobiliza jovens da comunidade para promoção da saúde no sudeste do Pará

Tenda do projeto Ser Criança Crianças se divertem na Tenda do projeto Ser Criança

Estimular a participação de jovens e adolescentes nas questões da saúde da comunidade, levando-se em consideração o princípio da equidade e da participação social. Este é um dos objetivos do Projeto Ser Criança, desenvolvido pela Fundação Vale em parceria com o Centro de Promoção à Saúde. O programa começou em agosto de 2013 e está sendo implantado em três localidades de Canaã dos Carajás: Vila Planalto, Vila Bom Jesus e no bairro Nova Jerusalém. Até o momento, foram beneficiados 160 jovens.

O projeto atua em três eixos que incluem o mapeamento participativo da comunidade. Na visão dos jovens, a parceria com o poder público contribui para a qualificação dos profissionais atuantes nas secretarias de saúde, educação e assistenciais e o fortalecimento da participação da comunidade no controle social.

Neste último, surgiu o Projeto Jovens Promotores da Saúde, grupo formado por 43 integrantes que circulam pela cidade com a Tenda Ser Criança, promovendo atividades lúdicas para conscientizar os moradores sobre questões como hábitos saudáveis, sexualidade e vacinação.

Visibilidade internacional

No fim do ano passado, a iniciativa ganhou visibilidade internacional com a participação de dois integrantes do projeto no II Fórum Pan-Americano da Criança e do Adolescente, em Brasília. Maria Caroline Ramos Moura e Mailson Cruz, ambos de 18 anos, foram selecionados para falar aos participantes do evento sobre o engajamento dos jovens de Canaã dos Carajás na busca por melhorias na qualidade de vida da comunidade, por meio do Ser Criança. (Leia sobre a participação dos jovens no fórum clicando aqui).

Em 2015, o projeto dará novos passos para ampliar as ações de promoção à saúde. A meta é ampliar a atuação dos jovens em todos os bairros do municípios de Canaã dos Carajás.​​


Projeto da Fundação Vale mobiliza jovens da comunidade para promoção da saúde no sudeste do Pará