Sobre a Vale

08/08/2022

Rede de empreendedores locais fortalece economia criativa de Itabirito

​​

Com negócios mais estruturados empreendedores de Itabirito encerraram, nos últimos dias, uma jornada de 30 meses de capacitações, oficinas, assessorias técnicas e investimento financeiro. A iniciativa, realizada pela Vale e pela empresa Raízes Desenvolvimento Sustentável e batizada de Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social, é voltada para pequenos negócios das áreas de cultura, turismo e agroecologia e tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento econômico e gerar mais emprego e renda para o município. Outro legado deixado pelo projeto é o lançamento da Rede Criativa de Itabirito (Recita), criada pelos próprios empreendedores para gerar sinergia e colaboração mútua, fortalecendo ainda mais a economia local.

Foram 400 horas de formação, 315 horas de mentoria, 4 seminários, 10 palestras, 5 participações em feiras e 23 especialistas envolvidos no processo. Um trabalho intenso que alcançou resultados significativos. Ao final do projeto, os empreendimentos apoiados criaram 152 novos postos de trabalho, fecharam 84 novas parcerias de negócio e tiveram aumento na média de faturamento.

Iniciada em 2020, a iniciativa formou e qualificou 31 empreendedores e 14 associações locais ligadas à economia criativa. Desse total, 14 empreendimentos foram selecionados para a fase de incubação e beneficiados com aportes financeiros de até 15 mil reais, além de assessoria individual. “A incubação foi a etapa em que os empreendedores tiveram a oportunidade de entender como funcionam os negócios de sucesso de seus setores, melhorar seus produtos do ponto de vista de marketing e comunicação e atrair potenciais clientes, explica Tania Mara Santos Oliveira, coordenadora do projeto pela Reparação da Vale.

Para Fernanda Carolina Machado, do Emporio 77 Bistrô, “esse projeto deixa um legado gigante em nossas vidas e na cidade. Continuaremos levando para o mundo todo o aprendizado e devolveremos em dobro tudo o que recebemos”. Ela conseguiu aumentar o faturamento e contratou 5 novos funcionários para o seu negócio.


Criatividade e colaboração

Um resultado especial do projeto foi a formação da Rede Criativa de Itabirito (Recita), iniciada ao longo da etapa de formação e lançada oficialmente em dezembro de 2021. 

A ideia de criar a Recita partiu dos próprios empreendedores durante a etapa de formação do Projeto de Desenvolvimento Territorial e Transformação Social.

Confira mais sobre a iniciativa:


Acredito que uma das coisas mais importantes do projeto foi nos permitir aproximar tantos talentos e potências locais e nos reconhecer também como talentos e potências. Saber que podemos chegar aonde quisermos se houver oportunidade, porque foi exatamente isso que tivemos. Mais do que frentes de cultura, turismo e agroecologia, fomos frentes de apoio. Reconhecemos e acolhemos uns aos outros

analisa Fernanda Carolina
​​
​​

Rede de empreendedores locais fortalece economia criativa de Itabirito