Sobre a Vale

09/11/2021

Relatório de Performance Mensal de Barragem

​​

Em atendimento às melhores práticas internacionais de gestão e segurança de barragens, um relatório de performance da Barragem Maravilhas III é emitido mensalmente pelo Engenheiro de Registros (EoR), empresa independente auditora contratada pela Vale. O objetivo deste documento é apresentar o acompanhamento da estrutura quanto aos resultados obtidos na análise de instrumentação e inspeções regulares de campo, bem como a conclusão sobre as condições de segurança da barragem e recomendações para que a estrutura esteja em boas condições de manutenção e estabilidade.

São tópicos analisados no relatório mensal de Maravilhas III:

  • Interpretação do Monitoramento Geotécnico, em que são apresentados a pluviometria e a evaporação, nível d’água do reservatório e balanço de águas;
  • Controle de percolação (leitura dos piezômetros e medidores de nível de água);
  • Inspeções de campo do engenheiro de registros e da equipe técnica da Vale e recomendações formuladas pela empresa auditora.

Todas as seções instrumentadas são apresentadas no relatório de performance, ou seja, a análise das leituras dos instrumentos agrupados “em linha”, formando uma espécie de fileira de instrumentos (seção). Em relação à Maravilhas III, todas as análises e leituras foram interpretadas como satisfatória ou satisfatória com restrição, mas sem afetar a segurança da estrutura.

Imagem aérea da Barragem Maravilhas III
Vista geral da Barragem Maravilhas III

Uma boa prática implementada na estrutura foi a instalação dos instrumentos pares em vários pontos, ou seja, um instrumento com leitura manual e outro com leitura automatizada, garantindo melhores resultados na calibração do automatizado. A conferência desses dados é feita por meio da comparação de medições manuais x automatizadas. Caso haja uma diferença considerável entre os resultados, é necessário fazer a análise dos dados de cadastro da automatização do instrumento.

De acordo com as últimas inspeções realizadas em outubro de 2021, o Estado de Conservação da barragem de Maravilhas III obteve pontuação zero (que significa que não há pontos de atenção relacionados à conservação da estrutura) em todos os aspectos da inspeção de campo como: confiabilidade das estruturas extravasoras, percolação, deformações e recalques, deterioração dos taludes/paramento.

​​

Relatório de Performance Mensal de Barragem