Sobre a Vale

16/05/2022

Reserva Natural Vale sustenta título da Unesco

​​

A Reserva Natural Vale, em Linhares-ES, foi mais uma vez reconhecida como “Posto Avançado da Reserva da Biosfera da Mata Atlântica”, título concedido pelo Programa MaB (Man and Biosphera, na sigla em inglês), da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura). Os Postos Avançados são verdadeiras “vitrines” da Reserva da Biosfera e demonstram na prática a implementação dos princípios da entidade.

Para ser reconhecida como Posto Avançado, a Reserva Natural Vale comprovou que desenvolve de forma permanente as três funções de uma Reserva da Biosfera, sendo elas: Conservação, desenvolvimento sustentável e conhecimento tradicional e científico.

Placa escrito “Posto Avançado da Reserva da bioesfera da mata atlântica. Atrás há diversas árvores.

A Reserva Natural Vale possui uma área de 23 mil hectares de Floresta de Tabuleiro e abriga uma grande diversidade de flora e fauna, muitas endêmicas e ameaçadas, o que a torna uma área ímpar. No local, já foram catalogadas cerca de 3 mil espécies de vegetais, 1,5 mil insetos, 103 mamíferos e mais de 400 espécies de aves.

“A RNV possui grande importância social nas atividades que desempenha, contribuindo para a harmonização da relação humana com a natureza, sendo considerada uma vitrine da Mata Atlântica, sendo também uma referência para alunos e pesquisadores”, afirma Sérgio Lucena Mendes, diretor do Instituto Nacional da Mata Atlântica, em depoimento cedido na carta de renovação do título.

Visite

A Reserva Natural Vale fica em Linhares-ES e pode ser visitada de terça a domingo, de 8h30 às 16h.

​​

Reserva Natural Vale sustenta título da Unesco