Rotas e Redes Literárias: projeto contribui para o direito ao livro e à leitura

Sobre a Vale

16/09/2020

Rotas e Redes Literárias: projeto contribui para o direito ao livro e à leitura

​​

A gente sabe que educação é base para o desenvolvimento humano. Trabalhando forte nesse pilar, a Fundação Vale doou para todas as escolas municipais de Santa Rita 62 bibliotecas móveis e mais de 9 mil obras literárias que vão apoiar as atividades pedagógicas desenvolvidas pelos educadores no município.

A seleção do acervo foi realizado de forma estratégica, contemplando livros de escritores maranhenses ou que dialogam com aspectos da cultura local e obras que trabalham a história e a cultura afro brasileira e indígena. Para melhor atender à necessidade das escolas, foi pensado em um mobiliário móvel e acessível para armazenar os livros. A previsão é que aproximadamente 11 mil alunos tenham acesso a esse acervo nas escolas de Santa Rita.

Situada na comunidade de Cai Coco, a Escola Municipal Sebastiana Diolinda Carvalho foi uma das que recebeu as doações. A gestora da escola, Conceição Santos, falou sobre os ganhos da iniciativa: “É um projeto maravilhoso desde o início, com as nossas formações... Tenho certeza que com esse projeto, com esses livros, os meninos vão se encantar e vão ter mais estímulo para a leitura com os livros todos novos. Eu acredito que vai ser de grande valia para nossas escolas, para o município, para todo mundo”, comemora.

A doação faz parte do projeto Rotas e Redes Literárias, que foi implementado em outros municípios do Maranhão, como Arari, Bacabeira, Açailândia e São Luís. O objetivo é apoiar as redes públicas de ensino a implementar as políticas de promoção do livro e da leitura e garantir que todas as crianças possam desfrutar a leitura de um bom livro, melhorando os níveis de alfabetismo.


 
 
 
 
 
​​

Rotas e Redes Literárias: projeto contribui para o direito ao livro e à leitura