Vale apresenta estratégia para crescimento com segurança nos próximos anos

Sobre a Vale

02/12/2019

Vale apresenta estratégia para crescimento com segurança nos próximos anos

A Vale apresentou, esta semana, as perspectivas para os próximos anos em encontro com investidores na Bolsa de Valores de Nova York (NYSE), no dia 2 de dezembro, e em Londres, no dia 4 de dezembro. O diretor-presidente, Eduardo Bartolomeo, abriu os eventos destacando que 2019 foi o ano mais difícil da história da Vale, referindo-se ao rompimento da Barragem 1, em Brumadinho.

“Nós estamos comprometidos em tornar a empresa muito mais segura e confiável. Pessoas, Segurança e Reparação são as palavras que estão guiando o mapa de ações para redução de riscos da Vale”. O executivo explicou ainda que o foco da empresa para os próximos anos será abrir caminho para criação de valor, escutando mais os seus diferentes públicos, como comunidade, governo, órgãos e instituições, investidores, acionistas, entre outros.

Além de Eduardo Bartolomeo, também estavam presentes o diretor Diretor-Executivo de Segurança e Excelência Operacional, Carlos Medeiros, o Diretor-Executivo de Finanças e Relações com Investidores, Luciano Siani, o Diretor de Reparação e Desenvolvimento, Marcelo Klein, o Diretor-Executivo de Ferrosos, Marcello Spinelli e o Diretor-Executivo interino de Metais Básicos, Mark Travers.

Sustentabilidade e Reparação

A Vale segue comprometida com a total e efetiva recuperação de Brumadinho. Entre as frentes de atuação estão:

25 acordos de indenização foram celebrados
- Um total de 2.300 beneficiários receberam indenizações individuais e 1.557 receberam indenizações trabalhistas
- 108 mil beneficiários estão recebendo indenizações emergenciais
- Construção de estruturas de contenção do rejeito
- Monitoramento permanente da água do rio Paraopeba


Segurança e excelência operacional

Promover a segurança e a excelência operacional é prioridade para a Vale. A empresa está comprometida em se tornar uma das mais seguras e confiáveis do mundo. E, para garantir as melhores práticas de gestão e conhecimento técnico especializado na gestão de riscos operacionais e de ativos estratégicos, a Vale criou:


  • Uma nova governança de riscos
  • Quatro comitês executivos que permitem a análise mais detalhada dos riscos inerentes ao negócio
  • Uma diretoria-executiva de Segurança e Excelência Operacional, com reporte direto ao diretor-presidente

A empresa segue avançando na descaracterização de um total de 9 barragens a montante. A primeira delas foi a 8B, em Nova Lima (MG), que foi totalmente reintegrada ao ambiente.


Novo pacto com a sociedade

A Vale está focada em estabelecer um novo pacto com a sociedade, o que inclui adotar metas ainda mais ambiciosas do que as já anunciadas, envolvendo mudança climática, energia e florestas. Entre os compromissos revistos para 2030 estão:

Mudanças Climáticas

reduzir a emissão de gases de efeito estufa alinhado com o Acordo de Paris e carbono neutro até 2050

Energia

A vale já produz 60% da energia que consome no Brasil. Até 2030, a empresa vai gerar 100% da energia que consome globalmente

Florestas

Recuperar e proteger 500.000 hectares de áreas degradadas além das nossas fronteiras

Água

Reduzir a captação de água nova em 10%

Em linha com a meta de contribuição socioeconômica, a empresa busca deixar legados nas regiões onde atua. Um exemplo é o investimento de cerca de R$100 milhões em um polo tecnológico na cidade de Itabira, em Minas Gerais, onde a Vale nasceu há mais de 70 anos.


Estratégia de negócio

A Vale também apresentou as diretrizes para suas unidades de negócio. O objetivo da área de minério de ferro segue sendo maximizar o ‘flight to quality’. A empresa também pretende estabilizar a produção, retomando o volume e custo que eram praticados em 2018.

O guidance de produção de minério de ferro em 2020 deverá ficar entre 345 e 360 milhões de toneladas e a previsão é alcançar 390 a 400 milhões de toneladas em 2022.

Na área de Metais Básicos, já atingimos o nível de negócio autossustentável e as perspectivas para o futuro são positivas. 

ESG

A Vale lançou esta semana um portal com o objetivo de dar transparência às suas ações nas áreas de Meio Ambiente, Social e Governança (ESG, na sigla em inglês). Nele, a empresa irá expor os seus avanços e “gaps” por meio de uma comunicação direta e de fácil acesso. O portal visa atender a demanda crescente por uma fonte de informação estruturada sobre a empresa, trazendo diversos temas de interesse  de investidores, agências de riscos e acionistas que vinculam seus investimentos à transparência das empresas.

Confira as fotos do Vale Day em Nova York:

Confira as fotos do Vale Day em Londres:

Downloads e replays

Assista ao replay da webcast e faça download da apresentação.

​​​​​

Vale apresenta estratégia para crescimento com segurança nos próximos anos