Samba e teatro agitam o Parque Botânico Vale, no Espírito Santo, neste final de semana

Sobre a Vale

18/09/2015

Samba e teatro agitam o Parque Botânico Vale, no Espírito Santo, neste final de semana

Parque Botânico Vale, no Espírito Santo
Parque Botânico Vale, no Espírito Santo

Neste final de semana, dias 19 e 20 de setembro, o mundo lúdico das histórias infantis e o ritmo contagiante do samba irão se encontrar no Parque Botânico Vale como parte das atividades do mês de setembro do local.

A diversão já terá início no sábado (19/9), às 16h, com o espetáculo teatral "As três porquinhas", da Trupe Enarê. No enredo, Dona Porcona resolve fazer um cruzeiro marítimo, mas, antes de partir em sua aventura, dá uma missão às suas três filhas, Toucinho, Pururuca e Super Pig: construir as suas próprias casas na floresta. E, assim, as irmãs dão início aos seus projetos arquitetônicos sustentáveis, todos voltados a preservar os recursos naturais. Toucinho constrói uma casa de palha, usando elementos naturais da floresta e preservando o meio ambiente; já Pururuca cria a sua casa a partir do uso de madeira de reflorestamento. Super Pig, por sua vez, utiliza todo o seu conhecimento tecnológico para equipar a sua casa, feita de tijolos, com geradores de energia limpa.

Até que surge o Lobo Mau, que tem planos nada sustentáveis para as jovens irmãs. O que ele não esperava é que as pequenas construtoras se uniriam com o objetivo de ensinar-lhe uma boa lição. Uma vez aprendida a lição, o vilão da história muda os seus conceitos e passa a adotar uma dieta vegetariana. A peça, que mistura fantasia e sustentabilidade, promete boas risadas e muita diversão para o público.

Projeto Música no Parque
Sobre o Parque Botânico Vale

O mundo do teatro também merecerá destaque no Projeto Música no Parque que, neste mês, fará uma homenagem ao ritmo mais contagiante do Brasil: o samba. O evento será realizado no domingo, dia 20 de setembro, das 9h30 às 13h, com entrada gratuita e terá início com o espetáculo "Circo Miudinho", cujo enredo é baseado na tradição oral das loas e chulas circenses, que são músicas características da cultura popular circense e do teatro de rua brasileiro.

A trama conta a história de um palhaço que, em seus sonhos, toma a forma de vários personagens vividos pelo ator Shita Yamashita, entre eles o dono do circo, o domador de feras, o malabarista, o palhaço e a trapezista. Apesar de diferentes, todos eles têm origem nas memórias de um homem que se apaixonou pela magia de um certo circo da sua infância.

E, a partir das 11h30, o mundo da imaginação dará espaço aos acordes da música com a apresentação da cantora e compositora capixaba Dennise Pontes. Em um show de aproximadamente uma hora e meia, a artista mostrará toda a sua intimidade com os instrumentos de percussão, marca registrada de sua obra musical, e sempre em sintonia com o aspecto rítmico como principal referência. A entrada é gratuita.

Com 33 hectares de área verde, o Parque Botânico Vale está localizado no cinturão do Complexo de Tubarão. O funcionamento é de terça a domingo, das 8h às 17h, e a entrada é gratuita.

Quem visita o Parque tem a oportunidade de conhecer o primeiro Jardim Sensorial permanente do Espírito Santo, estrutura que tem o objetivo de estimular os cinco sentidos e promover uma forma diferenciada de interação com a natureza. O local conta também com o Vagão do Conhecimento, biblioteca com capacidade para 3.500 exemplares, montada em um vagão de trem, e com acervo de audiolivros, voltado para deficientes visuais.

No Parque Botânico Vale está instalado também o único orquidário da Grande Vitória aberto à comunidade. O espaço conta hoje com mais de 350 mudas divididas em 113 espécies. No Parque, o visitante pode ainda frequentar o parquinho e fazer trilhas ecológicas pela área de restauração florestal - que já possui mais de 140 tipos de espécies arbóreas de Mata Atlântica e alguns animais silvestres. Também é possível agendar uma visita guiada de ônibus às instalações da Vale, em Tubarão.

Serviço

O que: Projeto Música no Parque com a cantora e compositora Dennise Pontes, espetáculo Circo Miudinho e apresentação teatral "As três porquinhas"

Onde: Parque Botânico Vale (Avenida dos Expedicionários, s/n, Jardim Camburi - próximo ao residencial Atlântica Ville)

Quando: sábado e domingo, dias 19 e 20 de setembro

A entrada é gratuita

​​

Samba e teatro agitam o Parque Botânico Vale, no Espírito Santo, neste final de semana