Sobre a Vale

09/11/2018

Serra do Curral é patrimônio protegido em Minas Gerais

Eleita pela população, em 1997, como símbolo de Belo Horizonte (Minas Gerais), a Serra do Curral faz parte da história do estado onde a Vale nasceu. A área é tombada pela Lei Orgânica do Município e pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Para manter nosso compromisso com essa rica área e toda a biodiversidade que ela abriga, concluímos no início de outubro a instalação de três novos aspersores na crista da Serra. Os equipamentos vão integrar um sistema de irrigação que utiliza emissores para projetar jatos de água no ar fazendo-os cair no solo como se fossem chuva.


A demanda surgiu a partir de um Termo de Acordo e Compromisso firmado com o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, onde ampliamos de 16 para 19 o número de equipamentos implantados na região para prevenção e combate a incêndios. Assim, o sistema de prevenção aumenta sua cobertura sobre a área tombada da Serra do Curral – com aproximadamente 1,9 km de extensão. A ampliação do sistema faz parte das ações para descomissionamento da Mina Águas Claras (MAC). Toda a água utilizada no sistema de aspersão é proveniente do lago que se formou na cava da antiga mina.

Sistema de prevenção

A rede de aspersores, mantida pela nossa empresa, é responsável pela umectação da Serra do Curral, como exemplo, no período de seca na região. De março até o final de outubro, o sistema é acionado três vezes por semana para prevenir focos de incêndio. Além disso, os equipamentos são são aliados no combate de incêndios e manutenção da sustentabilidade de um dos nossos maiores patrimônios”, afirma Paulo Amaral Ribeiro, engenheiro civil. Todo o trabalho de estudos e implantação foi realizado em conjunto com a Fundação de Parques Municipais (FPM) de Belo Horizonte.

​​

Serra do Curral é patrimônio protegido em Minas Gerais