Simulado de emergência da barragem Gregório acontece dia 29

Sobre a Vale

27/08/2019

Simulado de emergência da barragem Gregório acontece dia 29

A Defesa Civil Municipal e a Vale, com apoio da Prefeitura de Corumbá, realizarão no próximo dia 29 de agosto (quinta-feira), às 10 horas, simulado de emergência da barragem Gregório, em Corumbá (MS). 

A atividade, de caráter preventivo, envolverá aproximadamente 500 pessoas, sendo cerca de 100 moradores da zona rural de Antonio Maria Coelho, 300 empregados da Mina Santa Cruz e 60 profissionais que atuarão na condução do simulado.

O objetivo do simulado é orientar a população sobre como proceder em caso de emergência de barragem. A comunidade, empregados e terceiros da Vale serão alertados sobre o início da atividade por meio de sirenes com mensagem de voz, informando sobre a simulação de emergência com barragem. A população deverá, então, se dirigir para um dos sete pontos de encontro que estão localizados em áreas seguras, fora das ZAS.

Durante o simulado, haverá bloqueio da estrada de acesso à portaria da Mina Santa Cruz, além das vias municipais que ficam acima da barragem, com o objetivo de impedir a entrada de pessoas à área da atividade. Toda a região será sinalizada.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) da Barragem de Gregório. Esta é a segunda atividade de segurança de barragens realizada, sendo o primeiro simulado conduzido em 29 de novembro do ano passado. Importante destacar que a Vale realiza o monitoramento integral da estrutura, que teve sua Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) renovada em março deste ano.

Mobilização

Nessa segunda-feira, dia 26, a Defesa Civil Municipal e a Vale realizaram reunião com a população da ZAS para orientar sobre procedimentos a serem tomados no simulado e no caso de um eventual rompimento de barragem, além de mobilizar a comunidade para participar da atividade. Durante os meses de julho e agosto também foram promovidos encontros com moradores e empregados para consolidação de uma cultura de prevenção.


Simulado de emergência da barragem Gregório acontece dia 29