Simulado de emergência de barragens reúne 1.774 moradores de Rio Piracicaba

Sobre a Vale

30/11/2019

Simulado de emergência de barragens reúne 1.774 moradores de Rio Piracicaba

Rio Piracicaba, 30 de novembro de 2019 - Neste sábado, 30/11, 1.774 moradores de Rio Piracicaba-MG participaram do simulado de emergência de barragens da mina Água Limpa, da Vale, o que corresponde a 38% do público esperado. A ação teve caráter preventivo e foi realizada pela Defesas Civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Rio Piracicaba e a Vale, com apoio das Polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos competentes. A Vale participou da atividade prestando todo o apoio logístico aos órgãos, além de acolher e orientar a população nos pontos de encontro.

O objetivo da atividade foi informar a população residente nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) e de Segurança Secundária (ZSS) das barragens Diogo, Monjolo e Porteirinha sobre como proceder em caso de emergência de barragem. O treinamento teve duração de uma hora, das 15h às 16h. Foram instalados, na ocasião, 45 pontos de encontro em áreas seguras do município.

O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Rio Piracicaba, este último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das Defesas Civis Estadual e Municipal, Prefeitura de Rio Piracicaba, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Ministério Público.


Simulado de emergência de barragens reúne 1.774 moradores de Rio Piracicaba