Teste do sistema de alerta sonoro das barragens de mineração de Nova Lima Sede

Sobre a Vale

18/11/2020

Teste do sistema de alerta sonoro das barragens de mineração de Nova Lima Sede

A Defesa Civil, com o apoio da Vale, informa que será realizado, no dia 28/11/2020, teste do sistema de alerta sonoro de barragens da Mina de Águas Claras, em Nova Lima, por volta das 10h.

A Vale reforça que as barragens da Mina de Águas Claras se encontram em condições de segurança e são acompanhadas 24h, 7 dias por semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico. A medida é preventiva e os moradores não precisarão deixar as suas casas, podendo seguir com suas atividades normalmente.

Antes do acionamento das sirenes será emitida a seguinte mensagem: “Teste de sirene. Atenção! Este é um teste da sirene do sistema de emergência. Dentro de instantes, a sirene será acionada apenas para teste”.

O som do teste de sirenes vai além da Zona de Autossalvamento (ZAS) e poderá ser ouvido pelos moradores de 29 bairros de Nova Lima. São eles: Alvorada, Montanhês (Silicóticos), Vila Maria do Carmo ,Cabeceiras, Retiro ,Olaria, Quintas, Quintas II, Centro, Bom Jardim, Rosário, Boa Vista, Mingu, Bonfim, Cruzeiro, Galo, Matadouro, Vila Operária, Vila Passos, Vila Lacerda, Vila Padre Valeriano, Cristais, Cristais II, Vila Marise, Barra do Céu, Cariocas, Vale das Araras, Residencial Sul e Condomínio Village Royale.

Além do bairro Espírito Santo, no município de Raposos. Os moradores que encontram-se na Zona de Autossalvamento ( ZAS) já foram comunicados. A partir de mês de janeiro de 2021, o som emitido será uma música clássica. O teste acontecerá todo dia 08, por volta das 10h.

Essa ação faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração – PAEBM e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do sistema, bem como o cumprimento da legislação vigente. Para mais informações, ligue: 0800 031 0831 ou com a Defesa Civil de Nova Lima: 3542-5610 e 199.


Teste do sistema de alerta sonoro das barragens de mineração de Nova Lima Sede