site facebook Testes mensais de sirene em Nova Lima

Sobre a Vale

29/12/2020

Testes mensais de sirene em Nova Lima

A Vale, em parceria com Defesa Civil, informa que realizará, nos dias 08 e 18 de cada mês, testes de sirenes nas barragens em Nova Lima. A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). O objetivo é verificar o funcionamento da parte mecânica dos equipamentos, em cumprimento à legislação vigente. A propagação do som nesses testes mensais será menor que no primeiro teste, que certificou que o sistema está ativo e adequado. Os moradores que escutarem as mensagens de teste, não precisarão sair de casa e poderão seguir normalmente com suas atividades. O som emitido será o de uma música clássica.

Todo dia 08, às 10h: sirenes de barragens das minas de Águas Claras, Mar Azul, Mutuca e Tamanduá.

Todo dia 18, às 10h: sirenes de barragens das minas Capitão do Mato, Pico e Abóboras.

Reforçamos que as barragens não tiveram alteração no nível de segurança e seguem monitoradas 24h, 7 dias por semana, pelo Centro de Monitoramento Geotécnico Vale (CMG), que, semanalmente, também realiza teste silencioso para conferência da eficácia dos equipamentos.

Para mais informações, acesse os canais abaixo:

Central de atendimento da Vale: 0800 031 0831 ou

Defesa Civil de Nova Lima: 199 ou 3542-5610.

Veja a relação dos bairros onde as sirenes poderão ser ouvidas

No caso dos testes mensais das barragens 5, 6, 7A e 7B da MAC, a abrangência do som das sirenes ficará mais restrita à Zona de Autossalvamento (ZAS), que corresponde aos bairros Boa Vista, Bonfim, Cabeceiras, Cascalho, Centro, Matadouro, Mingu, Rosário, Via Lacerda, Vila Passos, além de parte dos bairros Cruzeiro e Vila Operária, em Nova Lima Sede. O som poderá ou não ser ouvido em menor intensidade nos bairros: Alvorada, Montanhês (Silicóticos), Vila Maria do Carmo, Retiro ,Olaria, Quintas, Quintas II, Bom Jardim, Galo, Vila Padre Valeriano, Cristais, Cristais II, Vila Marise, Barra do Céu, Cariocas, Vale das Araras, Residencial Sul e Condomínio Village Royale. Além do bairro Espírito Santo, no município de Raposos.

Em relação às barragens, B3/B4, B5, B6, B7, Capão da Serra e Taquaras, referentes às minas Mar Azul, Mutuca, Capão Xavier e Vargem Grande, o som poderá ser ouvido no Parque do Engenho, Condomínio Pasárgada, Condomínio Monte Verde, Parque do Tumbá, São Sebastião das Águas Claras, Jardim Petrópolis e Village Sans Souci, localizados município de Nova Lima.

Essa ação faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração – PAEBM e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do sistema, bem como o cumprimento da legislação vigente.

Testes de sirenes das minas Capitão do Mato e Abóboras

Todo dia 18, às 10h, também acontecem, em Nova Lima, os testes mensais das sirenes referentes às barragens Capitão do Mato, Peneirinha, Vargem Grande, Fernandinho e Dique B, localizadas fora da área central do município.

Essa ação faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragem de Mineração – PAEBM e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento do sistema, bem como o cumprimento da legislação vigente.

Para mais informações, ligue: 0800 031 0831 ou com a Defesa Civil de Nova Lima: 3542-5610 e 199.

​​

Testes mensais de sirene em Nova Lima