Sobre a Vale

27/07/2021

Vale abre 45 vagas de trabalho exclusivas para mulheres no Brasil

 

A Vale está focada nas pessoas e busca, cada vez mais, potencializar talentos em suas mais diversas formas. Alinhado ao nosso objetivo de dobrar a representatividade feminina em nossa empresa até 2030, vamos abrir 45 postos de trabalho exclusivos para mulheres nos estados de Goiás, Minas Gerais, Pará e Espíri​to Santo. As vagas são destinadas para projetos de capital, que tratam da aplicação de recursos em projetos que visam manter ou ampliar a posição da empresa no mercado.

As inscrições para vagas em níveis gerencial e staff (analistas e engenheiras sênior, master e especialista) podem ser feitas nesta página até o dia 24 de agosto. As candidatas devem ter formação em Engenharia, Administração, Ciências Contábeis, Saúde ou Segurança e Ferrovia.

Estamos comprometidos em promover a transformação em nosso setor e acreditamos que oferecer mais oportunidades para mulheres é parte fundamental desse compromisso. Por isso, a Vale busca atrair candidatas alinhadas ao seu propósito, enfatizando o diálogo aberto e transparente, respeito à diversidade de pessoas, ideias e opiniões. Queremos conhecer o seu potencial e sua capacidade de realização futura.

45 vagas

em MG, PA, ES e GO

Veja quem já faz parte da nossa história

Foto de Olga Kovalik. 

A canadense Olga Kovalik iniciou sua carreira como engenheira de planejamento na Vale, no Canadá. Desde junho de 2021, é diretora de Projetos de Capital da Vale. Com mais de 25 anos de experiência na indústria de metais e mineração, passou por funções de liderança em desenvolvimento de negócios, operações, finanças e grandes projetos de capital. Destaca-se ainda por sua atuação em negociações com parceiros, governos e comunidades.

Olga Kovalik

Foto de Marcia Belix. 

Profissional com formação e experiência de mais de 15 anos em Gestão de SSMA e Qualidade, Marcia atuou em diferentes segmentos econômicos antes da Vale, tendo passado por montagem industrial (química e petroquímica), mineração, siderúrgica e metalúrgica. Atualmente, seu trabalho na empresa visa o atendimento pragmático as normas vigentes, contribuindo para um ambiente seguro e gerando o menor impacto possível ao negócio, garantindo sua sustentabilidade.

Marcia Belix

Foto de Juliana Andrade. 

Mãe da Ana e do Oto, a engenheira química Juliana Andrade atua como Gerente de Projetos de Metais Básicos e Especiais + Planejamento. Juliana também já desenvolveu diversos projetos e treinamentos multiculturais no exterior. Entre suas passagens estão países como Austrália, Canadá, Peru e Chile, sempre representando a Vale em importantes iniciativas como a aquisição da INCO em 2005 e participando das reuniões de conselho e comitês da Joint Venture Miskymayo responsável pela operação da mina de Fosfatos Bayovar no Peru, antes da venda da Vale Fertilizantes.

Juliana Andrade

Foto de Priscila Herrera Diez. 

Filha de um imigrante boliviano e uma brasileira, a engenheira mecânica e técnica em informática Priscila Herrera passou boa parte da vida dentro de uma oficina mecânica, o que despertou seu interesse pelo assunto. Em 2014, iniciou sua carreira como programadora da equipe de projetos de capital da Vale e aproveitou o momento para se especializar em mineração para hoje atuar como engenheira de orçamentos na equipe de Descaracterização de Estruturas Geotécnicas.

Priscila Herrera Diez

Foto de Claudia Nobre. 

Com mais de vinte e cinco anos de experiência na área de engenharia, desenvolvimento de projetos e obras, Claudia já trabalha na Vale há 17 anos. Durante este período, já coordenou projetos nas áreas de Pelotização, Logística, Utilidades, Ambientais e Sociais/Apoio às Comunidades locais. Atualmente é responsável pela integração e gestão do escopo, prazo e custo desses investimentos, buscando garantir a qualidade técnica dos projetos e aderência física e financeira dos investimentos.

Claudia Nobre

Foto de Luciana Rodrigues.

Mineira de João Monlevade, Luciana possui mais de 14 anos de experiência, é engenheira de produção civil e trabalha na Vale há 2 anos na gerência de implantação de projetos de ferrovia. Atualmente, lidera as equipes de gestão econômica e planejamento do projeto. Em outro período da sua vida profissional, atuou na área corporativa de projetos da Vale, apoiando a implantação do modelo de gestão de projetos e no controle e monitoramento. Nessa experiência, Luciana teve a oportunidade de atuar em projetos nacionais e internacionais.

Luciana Rodrigues



Inscrições encerradas

Áreas de atuação

As vagas de analistas são destinadas para projetos de capital. Os projetos de capital tratam dos investimentos de capital, ou seja: aplicação de recursos em projetos que visam manter ou ampliar a posição da empresa no mercado ou diversificar a sua atuação para outros mercados e/ou produtos. Estes projetos referem-se diretamente à implantação de novas unidades produtivas (projetos greenfield) ou à expansão de capacidade das unidades produtivas existentes (projetos brownfield).

Formação

Ao todo, 45 vagas nos níveis gerencial e staff (analistas e engenheiras sênior, master e especialista) serão ofertadas nos estados do Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais e Pará para a área de projetos de capital. Com este processo seletivo, a Vale busca profissionais com formação em Engenharia para preencher 30 vagas, e em Administração, Ciências Contábeis, Saúde e Segurança e Ferrovia para ocupar outras 15 vagas de Analistas.

O que esperamos das candidatas?

Queremos atrair candidatas alinhadas ao propósito e valores da Vale. Nossa empresa está em um processo de Transformação Cultural e valoriza, cada vez mais, comportamentos que enfatizam o diálogo aberto e transparente, respeito à diversidade de pessoas, ideias e opiniões. Desejamos que as futuras profissionais assumam a responsabilidade pelo seu desenvolvimento, identificando oportunidades de aprendizados diários com confiança e conhecimento técnico. É importante ainda que valorizem o trabalho em conjunto, priorizando soluções sustentáveis, além de sempre tomarem decisões que coloquem a segurança das pessoas em primeiro lugar.

Etapas do processo seletivo
  • Avaliação de Currículos
  • Entrevista com a área Talent Acquisition
  • Entrevista com Gestor

A diversidade na Vale

66% dos selecionados no Programa de Trainee 2021 se autodeclararam pretos ou pardos.

68% dos selecionados no Programa de Trainee 2021 são mulheres.

Em 2019, anunciamos a meta de dobrar o número de mulheres que trabalham na Vale até 2030, passando de 13% para 26%.

Também estabelecemos a meta de dobrar a presença de mulheres em cargos de liderança de 12% para 20% até 2030.

Neste ano, até junho, 48% dos novos contratados pela Vale são mulheres - em uma indústria historicamente com presença majoritariamente de homens.

Em nossas ações de Diversidade e Inclusão dentro da Vale, partimos sempre da premissa que em um ambiente inclusivo, a diversidade é uma vantagem competitiva e alavanca nosso potencial humano. Este é o nosso posicionamento e compromisso institucional de garantir práticas, políticas e processos inclusivos para atrair, desenvolver e reter os melhores e mais diversos talentos.

Mira Noronha,

gerente de Atração de Talentos.


​​​​​
​​​​

Vale abre 45 vagas de trabalho exclusivas para mulheres no Brasil