Sobre a Vale

17/08/2020

Vale amplia área de segurança e novas famílias serão realocadas em Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira

Entre os meses de agosto e outubro será realizada uma nova etapa do processo de remoção planejada de moradores de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira. A mudança é uma medida preventiva de segurança decorrente da ampliação da Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Doutor, da Mina Timbopeba. O aumento dos limites da ZAS é resultado de estudos pactuados no âmbito do Termo de Compromisso firmado entre o Estado de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e a Vale para a revisão da mancha hipotética de inundação da estrutura.

Nova mancha

A nova mancha hipotética de inundação em caso de ruptura da barragem Doutor já está disponível para a consulta da comunidade nos Pontos de Informação (PI’s) fixo e móveis da Vale.

Novas remoções

Tendo em vista as medidas de segurança relativas às atividades de descaracterização da barragem Doutor, considerando, ainda, a declaração do nível 2 de emergência da estrutura, outras 75 famílias cujas residências foram mapeadas dentro da nova ZAS precisarão ser realocadas. Os moradores serão procurados por equipes da Vale e da Defesa Civil a partir desta quinta (13) para que sejam orientados sobre os próximos passos.

A operação cumprirá todos os protocolos de saúde e segurança recomendados diante do quadro de pandemia da Covid-19.

Consulta pública

Ciente de que as famílias têm papel fundamental na concepção de iniciativas de promoção do desenvolvimento social e ambiental dos territórios impactados por suas operações, a Vale vai lançar, ainda em agosto, uma consulta pública para a priorização dos projetos que farão parte do Plano de Compensação e Desenvolvimento de Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira. Em breve os moradores terão acesso ao formulário, que estará disponível virtualmente e nos Pontos de Informação (PI’s) fixo e móveis da Vale.

Cartilha de remoção de famílias

Para ajudar a comunidade a entender o processo de remoção realizado pela Vale foi desenvolvida uma planilha. Nela constam informações como: processo de remoção; nova mancha hipotética de inundação; como acontecerá a remoção; como é a assistência às famílias removidas; informaçoes sobre a segurança da barragem Doutor; processo de descaracterização e contato para o esclarecimento de dúvidas.

Clique aqui para baixar a cartilha


Vale amplia área de segurança e novas famílias serão realocadas em Antônio Pereira e Vila Antônio Pereira