Vale atualiza sobre desdobramentos relacionados ao coronavírus

Sobre a Vale

17/03/2020

Vale atualiza sobre desdobramentos relacionados ao coronavírus

A Vale gostaria de atualizar o mercado sobre as medidas e políticas que estão sendo adotadas para proteger os seus empregados, negócios e comunidades no entorno de suas operações contra as ameaças que estão sendo apresentadas pela pandemia de COVID-19 (coronavírus), e também sobre as consequências de tais ações.

Nesta data, a Vale tomou a decisão de desacelerar a operação da mina de Voisey's Bay e colocá-la em care and maintenance por um período de quatro semanas, como precaução para ajudar a proteger a saúde e o bem-estar das comunidades indígenas Nunatsiavut e Innu em Labrador diante da pandemia do COVID-19.

Embora nenhum de nossos funcionários tenha testado positivo para o coronavírus em nenhuma das operações globais da Vale, a companhia tomou essa ação preventiva devido a localidade especialmente remota dessa área, com operações fly-in e fly-out e alta exposição a viagens. A Vale trabalhará em conjunto com as comunidades e autoridades para garantir que nossas operações não atuem como catalisadores para inadvertidamente introduzir o vírus nessas comunidades.

A planta de processamento de Long Harbour (LHPP) continua em operação e a produção de níquel e cobalto não deve ser afetada, dado que há disponibilidade de concentrado armazenado para alimentar a LHPP bem além do período de quatro semanas do care and maintenance. A produção de cobre em Voisey's Bay, no entanto, será reduzida na proporção do tempo de parada da mina (Voisey's Bay produziu 25,0kt de cobre em concentrado em 2019). A decisão também afeta o projeto de Expansão da Mina de Voisey's Bay, atualmente em transição para operações subterrâneas.

A Vale também informa que, devido às restrições de viagens e transporte de equipamentos, resultado do surto do coronavírus, está revisando seus planos para a paralisação das plantas de processamento de carvão em Moçambique. A suspensão das operações teria início no 2T20 e a nova data está em avaliação, o que poderá afetar o guidance de produção de carvão para 2020.

Adicionalmente, e também devido ao surto do coronavírus, a grande maioria dos empregados da Vale e terceirizados lotados em nossos escritórios corporativos trabalhará em regime de trabalho remoto (home-office) a partir de hoje. A medida visa proteger nossos funcionários, reduzindo o número de pessoas no mesmo espaço de trabalho e a exposição a espaços públicos, como ônibus, metrôs e elevadores.

A Vale reafirma seu comprometimento com a segurança de seus empregados e das comunidades onde atua e manterá os investidores e o mercado informados de futuros desenvolvimentos

​​

Vale atualiza sobre desdobramentos relacionados ao coronavírus