Vale e Basílica Santuário de Nazaré celebram contrato de preservação do patrimônio

Sobre a Vale

13/01/2020

Vale e Basílica Santuário de Nazaré celebram contrato de preservação do patrimônio

imagem da basílicia de Nazaré

Um dos maiores símbolos da história e da cultura do povo paraense, a Basílica Santuário de Nazaré passará por obras de restauro e conservação patrocinadas pela Vale. A solenidade que marcou a assinatura do contrato de patrocínio foi realizada no último domingo (12), data do aniversário de 404 anos da cidade, com a participação da comunidade religiosa, diretoria da Festa de Nazaré, representantes do governo do estado, da prefeitura de Belém e da Vale.

“Nós, como paraenses, devemos ter o santo orgulho de contar com este templo e com essa festa (Círio de Nazaré) que acontece no coração do Pará. Por ser uma igreja histórica, carregamos o desafio de manter esta obra de arte e de fé, este legado preservado para os fiéis do mundo inteiro”, ressaltou o padre Francisco Maria Cavalcante Junior, presidente das obras sociais da Paróquia de Nazaré.

A primeira etapa do “Projeto de Conservação e Restauração da Basílica de Nazaré e Requalificação da Cripta” conta com investimento de R$ 3,5 milhões, totalmente patrocinados pela Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, dando prioridade às ações de manutenção imediata e restaurativas de espaços importantes do Santuário como o altar mor, vitrais, reparos de cobertura da igreja e iluminação, além do sistema de refrigeração e o projeto de combate e prevenção de incêndio. ​

“O patrimônio é a identidade de um povo, sua memória e sua evolução. Ao patrocinar a revitalização da Basílica Santuário de Nazaré, estamos contribuindo com a preservação da história e da cultura do povo do Pará”

José Fernando Gomes, gerente de Relações Governamentais da Vale no Pará.

Educação patrimonial

Além da restauração do Santuário, o projeto também prevê a realização de ações de educação patrimonial para alunos do ensino médio de escolas da rede pública da capital paraense. O projeto é uma realização das Obras Sociais da Paróquia de Nazaré, que atualmente é presidida pelos padres Francisco Cavalcante Júnior (presidente) e José Adelson Ramos das Mercês (vice-presidente).


Vale e Basílica Santuário de Nazaré celebram contrato de preservação do patrimônio