Sobre a Vale

04/11/2021

Vale e POSCO assinam Memorando de Entendimento para desenvolver soluções de descarbonização para a siderurgia

A Vale assinou um Memorando de Entendimento (Memorandum of Undertanding, ou MoU, em inglês) com a POSCO em que ambas concordaram em buscar oportunidades para desenvolver soluções para a siderurgia focadas na redução das emissões de CO2.

A Vale e a POSCO pretendem desenvolver soluções para descarbonização para a siderurgia e estão em discussão para encontrar os caminhos mais adequados, utilizando o amplo portfólio de produtos da Vale, incluindo produtos de minério de ferro de alta qualidade, como pelotas, finos e briquetes, como uma solução potencial para reduzir o consumo de combustíveis fósseis, que visam trazer uma contribuição notável para a POSCO alcançar a neutralidade de carbono no processo de produção integrada de aço até 2050.

Marcello Spinelli, Vice-Presidente Executivo da Vale, Minério de Ferro, e Hagdong Kim, Head da Unidade de Negócios de Aço do POSCO, participaram da cerimônia de assinatura virtual do Memorando de Entendimento em 4 de novembro de 2021. Conforme seu discurso, o Spinelli disse: "A indústria siderúrgica e de mineração já estão em transformação para desenvolver soluções de baixo carbono, e estamos felizes em estar com a POSCO nesta jornada. A definição do caminho da descarbonização será fundamental para definir como a indústria cumprirá as metas do Acordo de Paris e entregará um importante legado à sociedade e ao nosso planeta. A Vale está bem posicionada para liderar a indústria com nosso portfólio de classe mundial e de alta qualidade e com tecnologias inovadoras”.

O Sr. Kim, Head da Unidade de Negócios de Aço da POSCO, afirmou: "Ambas as empresas têm o objetivo de alcançar a neutralidade em carbono até 2050, uma importante responsabilidade social que devemos cumprir como membros da sociedade. Em vez de tentarmos sozinhos, se trabalharmos juntos, criaremos mais sinergia. Ao assinar o MoU, espero uma maior sinergia entre a Vale e a POSCO em direção à neutralidade de carbono”.

Esta iniciativa contribui para alcançar o compromisso da Vale de reduzir 15% das emissões líquidas de Escopo 3 até 2035. Além disso, a Vale busca reduzir suas emissões absolutas de Escopo 1 e 2 em 33% até 2030 e alcançar neutralidade até 2050, em linha com o Acordo de Paris, liderando o caminho em direção à mineração de baixo carbono.

Sobre a POSCO

A POSCO é uma empresa produtora de aço coreana que foi escolhida como a mais competitiva do mundo por 11 anos consecutivos pela World Steel Dynamics. A POSCO anunciou seus planos para a neutralidade de carbono, reduzindo 20% da emissão de gases de efeito estufa até 2030, 50% até 2040, e atingindo a neutralidade até 2050.

​​​

Vale e POSCO assinam Memorando de Entendimento para desenvolver soluções de descarbonização para a siderurgia