Vale firma acordo para auxiliar secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Brumadinho

Sobre a Vale

01/08/2019

Vale firma acordo para auxiliar secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Brumadinho

​​

A prefeitura de Brumadinho e a Vale assinaram no dia 29 de julho um Termo Aditivo ao "Termo de Pactuação de Atos para Assegurar Assistência Social e Saúde aos Atingidos pelo rompimento da Barragem, em Brumadinho", contendo previsão de repasse de quase R$ 31 milhões, destinados à área da saúde e desenvolvimento social de Brumadinho. Estiveram presentes na assinatura do documento o prefeito de Brumadinho, Avimar de Melo, e o diretor especial de Reparação e Desenvolvimento da Vale, Marcelo Klein.

Com os valores, haverá a contratação, pelo período de 24 meses, de profissionais da área da saúde e social; doação de equipamentos para o Núcleo de Práticas Integrativas (NUPIC); aquisição de equipamentos para a Secretária da Saúde e de Desenvolvimento Social, como uma cama cirúrgica; além de repasses para arcar com demandas reprimidas de saúde pública.

O documento é um aditivo ao Termo de Pactuação firmado entre a Vale e a prefeitura em 18 de fevereiro. Neste período, foram repassados R$ 2,6 milhões, utilizados na contratação e 126 profissionais de saúde, aquisição de mais de mil medicamentos e custos de 7.061 acolhimentos de pacientes. Além do repasse, foram alugadas também quatro ambulâncias com motorista socorrista.

Desde o rompimento da barragem I (B1), da Mina de Córrego do Feijão, a Vale está dedicada a reparar de forma célere os danos em Brumadinho e outros municípios atingidos ao longo do rio Paraopeba, com ações que incluem indenizações, doações, assistência médica e psicológica, compra de medicamentos e segurança das estruturas, entre outras iniciativas.


Vale firma acordo para auxiliar secretarias de Saúde e Desenvolvimento Social de Brumadinho