Vale fornece produtos de higiene pessoal e material de limpeza para presídios em MG

Sobre a Vale

13/04/2020

Vale fornece produtos de higiene pessoal e material de limpeza para presídios em MG

A Vale firmou parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública de Minas Gerais (Sejusp) para doação de 7,2 mil kits de higiene pessoal e mais de 32 mil litros de material de limpeza para presídios de 13 municípios do estado. O objetivo é colaborar com as medidas de prevenção ao COVID-19.

De acordo com Sérgio Leite, gerente-executivo de Sustentabilidade da Vale, essa doação também supre necessidades dos detentos, uma vez que as visitas de familiares e entregas de encomendas estão temporariamente suspensas nos presídios. "Essa iniciativa chegará a mais de 3.600 detentos. Cada um receberá dois kits de higiene pessoal para os cuidados básicos em suas rotinas diárias", destaca Leite.

Os materiais serão direcionados para unidades prisionais dos municípios de Barão de Cocais, Brumadinho, Congonhas, Conselheiro Lafaiete, Governador Valadares, Itabira, João Monlevade, Mariana, Nova Era, Nova Lima, Ouro Preto, Resplendor e Rio Piracicaba.

Vale e Governo também estudam formas de ampliar essa parceria, incluindo a doação de materiais para confecção de máscaras e aventais, dentre outros produtos utilizados no combate ao COVID-19.

Outras ações

A Vale está apoiando instituições de Minas Gerais no combate à disseminação do COVID-19. Na semana passada, a Vale disponibilizou cinco contêineres com ar condicionado e macas para a Santa Casa da Misericórdia de Ouro Preto. Os equipamentos serão utilizados como local de primeiro acolhimento e triagem para casos suspeitos do novo coronavírus.

A empresa também disponibilizou três ambulâncias para a Prefeitura de Mariana. Os veículos serão utilizados para auxiliar nos atendimentos de casos suspeitos de COVID-19 e transferência de pacientes.

Medidas de proteção nas operações

A Vale vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção do COVID-19 nas localidades onde está presente e em seus locais de trabalho. A empresa instalou 81 câmeras térmicas nas portarias de suas unidades em quatro estados (MG, PA, ES e MA) com o objetivo de identificar pessoas que estejam com alta temperatura corporal, um dos sintomas do novo coronavírus (Covid-19). Tem ainda focado em reduzir a presença do efetivo administrativo e operacional nas unidades, de forma a manter apenas os serviços essenciais.

Além do trabalho remoto adotado desde 16/3 para empregados cujas funções são elegíveis a home office e para empregados dos grupos de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde, a empresa colocou em prática uma série de ações preventivas para evitar aglomeração, como redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus e nos restaurantes.

A Vale reforça que está em conformidade com os protocolos de saúde e segurança estabelecidos pelas autoridades e agências de cada um dos países em que opera e está monitorando o desenvolvimento da situação.

Clique aqui para saber mis sobre as iniciativas da Vale voltadas ao combate da COVID-19
​​

Vale fornece produtos de higiene pessoal e material de limpeza para presídios em MG