Vale inaugura o maior projeto da história da mineração

Sobre a Vale

17/12/2016

Vale inaugura o maior projeto da história da mineração

A Vale inaugurou hoje, 17/12, o maior projeto de mineração de sua história e da indústria da mineração. O evento, realizado na oficina da usina, em Canaã dos Carajás, no Pará, contou com a presença de cerca de 800 convidados, dentre eles o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, além das demais lideranças da empresa e do poder público. O Complexo S11D Eliezer Batista integra produtividade, inovação e respeito às pessoas e ao meio ambiente.

A cerimônia foi iniciada com a execução do Hino Nacional Brasileiro. O empreendimento marca o início de uma nova fase na mineração mundial e traz um novo impulso ao desenvolvimento econômico e social do país, em especial aos estados do Pará e Maranhão. Em seu discurso, o diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, reforçou a importância do S11D e fez questão de pedir uma salva de palmas para todos aqueles que contribuíram para a realização do projeto.

 

Para mim, ver o Complexo S11D Eliezer Batista concluído é muito mais do que estar diante de um novo marco na indústria da mineração. Para além de um empreendimento que agrega tecnologia de ponta, baixo custo e alta produtividade, o S11D expressa a capacidade de realizar da nossa empresa".

Murilo Ferreira

 

O nome do Complexo é uma homenagem ao engenheiro Eliezer Batista, que foi presidente da Vale por duas vezes e contribuiu significativamente para o crescimento da empresa. Por motivos de saúde, o grande homenageado não pode comparecer ao evento, mas enviou um vídeo e uma mensagem emocionante que foi lida pelo empregado Leno Brabo, engenheiro de meio ambiente no S11D.

 

Nada se faz sozinho. Um conjunto de pessoas com um objetivo comum faz forte um projeto, uma empresa e uma nação. Continuo a me sentir parte da Vale. Essa foi a maior homenagem que eu poderia receber. É a maior honra da minha vida. A Vale se consolidou como uma líder e assim vai seguir”.

Eliezer Batista

O prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, agradeceu à Vale pela “grandiosidade e coragem de implantar esse grande projeto no município”. O ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, que foi representando o presidente da República, Michel Temer, finalizou os discursos com palavras de otimismo. “Empresas como a Vale, que acreditam no Brasil, mostram que o futuro há de ser muito melhor”, completou.

A solenidade foi encerrada com o acionamento de um botão que marcou, oficialmente, a inauguração do Complexo S11D Eliezer Batista. Além do diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, do ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, e do prefeito de Canaã dos Carajás, Jeová Andrade, também participaram do momento o diretor de implantação de projetos da Vale, Ricardo Saad, o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco, o presidente mundial da Mitsui, Tatsuo Yasunaga, o presidente do Conselho de Administração da Vale Matsuo Genso, e o deputado federal Joaquim Passarinho.

A inauguração do empreendimento, que entra em operação comercial em janeiro de 2017, marca uma história de 15 anos, iniciada em 2001, quando foram feitos os primeiros estudos de capacidade técnica e viabilidade econômica, que levaram à atual configuração do Projeto S11D. A Licença Prévia (LP) saiu em junho de 2012 e, um ano depois, foi emitida a Licença de Instalação (LI). No último dia 9, saiu a Licença de Operação (LO). Hoje, a vida útil da mina do S11D está estimada em 30 anos.

Acesse a nossa página especial sobre o S11D ​​​​

Confira a galeria de fotos do evento

Convidados chegam à oficina da usina, local da cerimônia
Diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, destaca a importância do projeto e de todos que contribuíram para a realização do mesmo
Diretor-presidente da Vale, Murilo Ferreira, e autoridades acionam botão e inauguram o S11D oficialmente
Erivânia Souza, empregada da Vale desde 1985, veio acompanhar a inauguração do Complexo S11D
Mais de 800 pessoas participaram da cerimônia
Execução do Hino Nacional abre a cerimônia de inauguração
Leno Brabo, engenheiro de meio ambiente no S11D, lê discurso enviado por Eliezer Batista, homenageado do dia
Ministro de Minas e Energia, Fernando Bezerra Filho, que foi representando o presidente da República, Michel Temer, faz seu pronunciamento
Natalia, Luciana e Ana Rabelo são da unidade da Vale em Carajás e foram para a inauguração
O nome do Complexo é uma homenagem ao engenheiro Eliezer Batista, que foi presidente da Vale por duas vezes e contribuiu significativamente para o nosso crescimento


Assista ao replay do evento


​​
​​​
​​

Vale inaugura o maior projeto da história da mineração