Vale inicia "Programa Formação Profissional" com 267 mulheres e PCDs

Sobre a Vale

05/11/2019

Vale inicia "Programa Formação Profissional" com 267 mulheres e PCDs

A Vale deu início, no dia 5 de novembro, à primeira turma do seu Programa Formação Profissional (PFP) que é constituída inteiramente por mulheres e pessoas com deficiência (PCD). Os 267 profissionais de Parauapebas (PA) participarão inicialmente da fase teórica do programa, que é de responsabilidade do Senai e inclui temas como comunicação escrita, qualidade de vida, matemática, diversidade e inclusão, entre outros. Os participantes que concluírem com sucesso esta etapa serão contratados na Vale como trainees operacionais em Carajás (PA) e realizarão a fase prática. Após aprovação nestas fases, eles poderão ser contratados como empregados.

A Vale investe neste programa desde 2004 e o seu principal intuito é gerar talentos por meio da qualificação técnica, independentemente de gênero, raça ou religião. “Nos últimos anos, temos atendido uma taxa de 85% de contratação dos profissionais que participam dos programas da Vale. Acreditamos que o equilíbrio e a diversidade propiciam que a gente alcance outros patamares de performance, de resultado e especialmente, nos possibilitam olhar para a comunidade sob outra perspectiva”, explica o gerente de Recursos Humanos da Vale, Saulo Prazeres.

A jornada da diversidade é longa. Pela Vale, acreditamos que diversidade é uma ponte para inclusão e realmente queremos ter dentro de nossas operações vozes de todos os tipos humanos sendo consideradas, ouvidas e agregando valor para o negócio. Quando falamos em inclusão, significa também ter um ambiente livre de qualquer tipo de discriminação, de falta de respeito ou assédio. Não é somente ingressar na nossa casa, mas é sobretudo dar a capacidade para estes profissionais trabalharem de forma plena e feliz, se sentindo valorizados dentro da organização.

Marina Quental, diretora de Pessoas da Vale

Está é a primeira vez que a Vale seleciona um número significativo de mulheres e PCDs de ambos os gêneros para serem preparadas para atuar na área da mineração. Essa ação tem como objetivo reconhecer e promover a diversidade e singularidade nas operações da empresa. Conheça abaixo alguns profissionais que já trabalham na Vale.

foto de Franciele com uniforme e capacete da Vale ao lado da roda de um caminhão fora de estrada

Franciele Coelho dos Santos, eletricista, 6 anos de Vale

“Trabalho como eletricista de caminhões fora de estrada. Antes eu trabalhava em casa de família cuidando de serviços domésticos e hoje eu mexo com estes equipamentos. A empresa me deu a oportunidade quando abriu as inscrições para o programa Jovem Aprendiz. Passei um ano e seis meses estudando no Senai como técnica eletromecânica e 8 meses estagiando na área. Todas nós mulheres temos que colocar na cabeça que somos capazes de conquistar o nosso espaço, só não podemos desistir.”

O caminhão fora de estrada representa pra mim uma profissão e uma mudança de vida.

Franciele Coelho dos Santos
foto de Alsoeres com uniforme da Vale e sorriso no rosto

Alsoeres Bezerra da Silva, assistente administrativo, 7 anos de Vale

“Desde o início da deficiência, com 15 anos de idade, tem aquelas primeiras falas de impacto para fazer com que você entenda de certa forma que não há capacidade nas suas forças de fazer alguma coisa. Na verdade é isso é uma coisa que tentam internalizar na gente, até por uma inocência, em uma forma errada de tratar a pessoa com deficiência. Eu as vezes tenho dificuldade de entender a minha limitação, quero fazer coisas que superam a minha necessidade especial. Mas isso não me limita, pela razão de querer, pela razão de ir atrás e fazer.”

A deficiência traz um desafio? Traz. Ela não faz com que você seja empurrado pra baixo, mas que você evolua a partir das suas necessidades e da sua perspectiva de vida

Alsoeres Bezerra da Silva

Programa Formação Profissional Vale

15.520 pessoas se inscreveram no processo seletivo
267 pessoas foram aprovadas
252 são mulheres 
27 são PCDs entre homens e mulheres

Quer conferir outras oportunidades que estão disponíveis na Vale?
Acesse o Portal de Vagas e cadastre seu currículo.

Clique aqui

​​​​

Vale inicia "Programa Formação Profissional" com 267 mulheres e PCDs