Vale investe em projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável de Itabira

22/06/2022

Vale investe em projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável de Itabira

Imagem aérea da cidade de Itabira. É possível ver uma região montanhosa com bastante vegetação e moradias

Ao completar 80 anos de história, a Vale reafirma o seu compromisso com Itabira, com a construção de um planejamento que visa o desenvolvimento sustentável da cidade onde nasceu. Esse planejamento, realizado em parceria com a prefeitura em modelo de cogestão, mira o fortalecimento e a diversificação da economia do município, por meio de estratégias de curto, médio e longo prazo, já pensando no futuro pós-mineração.

A elaboração desse plano de sustentabilidade para Itabira está em fase de consolidação. O trabalho é acompanhado por uma consultoria especializada disponibilizada pela Vale para identificar a vocação do município e auxiliar o poder público nessa construção.

Estamos muito próximos de abrir esses projetos para a comunidade e colher as opiniões da sociedade. O mais importante é que tudo isso está sendo construído com um pensamento que vai muito além da atual gestão. Não é um projeto de governo, mas um planejamento para o presente e para o futuro de Itabira. Estamos falando em 50 anos, em um grande case de sucesso de uma cidade mineradora que se planeja para ser sustentável. Isso tudo graças a uma relação de parceria que foi proposta e aceita pela Vale

acrescenta o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.

O planejamento sustentável vai atender as demandas do município, assegura Daniel Daher, gerente executivo do Complexo Itabira:

O objetivo é identificar a vocação de Itabira e construir estratégias de curto, médio e longo prazo para apoiar o desenvolvimento socioeconômico do município pós-mineração.

Para definição dos projetos, foram levadas em consideração áreas com forte impacto no desenvolvimento econômico e social de Itabira como saúde, educação, mobilidade urbana, meio ambiente, habitação popular, erradicação da pobreza, infraestrutura, além da diversificação econômica.

Segurança hídrica
Imagem de dois empregados Vale. Um homem olha para um notebook, enquanto a mulher faz anotações em um papel.
Fernanda Caldeira - Engenheira de Planejamento e Elson Sá - Relacionamento com a Comunidade, integrantes da equipe que trabalha para que o projeto Rio Tanque seja concluído com segurança e agilidade.
Algumas das ações já estão em execução. Parte dos recursos serão destinados à implantação do projeto Rio Tanque, que prevê a construção de uma adutora com capacidade de captar 600 litros de água por segundo para abastecer a cidade, além de uma Estação de Tratamento de Água (ETA); O projeto está em fase de licenciamento.
Educação
Imagem de uma mulher, empregada Vale, e um homem mexendo um instrumento composto por fios. Ambos usam capacete de proteção.
Lais Resende, engenheira Vale e professor da Unifei, Sérgio Soncin avaliam os instrumentos instalados na primeira estrada pavimentada monitorada feita com areia de rejeitos de minério. Parceria que já tem resultados e novas perspectivas.
Na área educacional, Vale e Universidade Federal de Itajubá (Unifei), com apoio da Prefeitura, oficializaram parceria para apoiar a cidade a se tornar um polo de educação, inovação e tecnologia referência no Estado. Foi criado o Programa Vale Unifei de Iniciação à Engenharia para fomentar projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da instituição. Esse programa é uma das ações previstas no Hub de Educação e Tecnologia de Itabira.
A empresa também prevê apoio à implantação do curso de medicina da Unifuncesi.
Cultura
Imagem de uma menina folhando um livro. Ela está em uma biblioteca e sorri.
Livia Lara, uma das alunas vencedoras do concurso de redação do Flitabira 2021
As ações do Instituo Cultural Vale (ICV) também estão alinhadas às vocações do município. Destaque para o patrocínio da segunda edição do Flitabira (Festival Literário Internacional), que valoriza e dá visibilidade a autores e produtores locais. “Vamos continuar contribuindo e construindo, juntos, o futuro da cidade, cuidando da segurança dos nossos trabalhadores, dos nossos fornecedores, das nossas comunidades vizinhas e do meio ambiente de forma sustentável”, reforça Daniel Daher.

Orquestra Ouro Preto

Imagem aérea da plateia e do palco durante a apresentação da Orquestra Ouro Preto em Itabira

Em comemoração aos seus 80 anos, a Vale promoveu, neste sábado (18/6), um grande encontro com a comunidade de Itabira, regido pela Orquestra Ouro Preto, no Parque da Água Santa. O concerto The Beatles desembarcou na cidade para única apresentação com mais de duas horas só com clássicos da banda britânica sob a regência do maestro Rodrigo Toffolo. Ao final da apresentação, à capela, as pessoas presentes cantaram de pé junto com a Orquestra o refrão de “Hey, Jude” e deixaram a noite ainda mais inesquecível. A Orquestra Ouro Preto é patrocinada pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Confira mais detalhes do evento:

Imagem de um senhor idoso ao lado de dois homens. Atrás dele é possível ver diversas pessoas sentadas.
Sr. Geraldo Marques, ex-empregado Vale que foi admitido em 2/6/1942, ele é a matrícula 002. recebeu uma homenagem do Vice- Presidente de Ferrosos, Marcello Spinelli e o gerente executivo de Itabira, Daniel Daher
Imagem de duas meninas e um menino em cima de um palco. Todos usam camisetas pretas iguais e uma das meninas segura um microfone.
Crianças do projeto Drummonzinhos declamaram poemas de Carlos Drummond de Andrade, reforçando a identidade cultural Itabirana.
​ ​
​​

Vale investe em projetos de apoio ao desenvolvimento sustentável de Itabira