Sobre a Vale

28/09/2020

Vale lança grupo de afinidade para promover a equidade étnico racial

Arte com perfil de pessoas e a frase UBUNTU

A filosofia africana que vem ganhando destaque
no Brasil, vai muito além da tradução literal
“eu sou pelo que nós somos”.




Ubuntu trata de uma sociedade pautada pelos fundamentos do respeito e da solidariedade, onde cada indivíduo não se preocupa em julgar os demais. O conceito é usado para enfatizar a necessidade da união, a mesma que incentivou a criação do Grupo de Afinidade Étnico Racial na Vale.



Arte com perfil de mulher negra  

Eu tive a oportunidade de conversar com os empregados que fazem parte desse grupo e foi muito bonito acompanhar o surgimento dele. Foi um movimento realmente genuíno e verdadeiro. Ele não surgiu como uma obrigação, mas como um movimento natural para construirmos um plano juntos. Algo que mexa com as nossas estruturas e seja um chamado para todos nós. Somente em cima dessa diferença que a gente vai continuar fazendo a diferença”, explicou a diretora global de Cultura e Gestão de Talentos, Milena Martins.

Linha com objetos geométricos
 

O grupo, formado por empregados e terceiros voluntários da Vale, tem como objetivo promover discussões étnico-raciais, propor ações práticas para a equidade étnica e combater comportamentos discriminatórios por meio da propagação de conhecimento e sensibilização sobre o assunto, contribuindo para a transformação cultural da empresa. A ação complementa o trabalho que já vem sendo executado pelos grupos de mulheres e LGBTI+, que ajudam a tornar o ambiente de trabalho mais seguro e inclusivo.



Linha com objetos geométricos


“Diversidade e inclusão não é um ponto de chegada, mas um caminho constante, iniciamos nossa jornada para buscar um ambiente mais inclusivo. Mas para o êxito do grupo, é imprescindível que todos unam-se a nós, no esforço de fazer com que a nossa voz ecoe por toda a empresa, pelo Brasil e pelo mundo. Para tornarmos uma só voz, que consolide a equidade étnica e racial”, comemora Carol Nascimento, Especialista técnico de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Vale e membro do novo Grupo de Afinidade.

A iniciativa foi marcada pela realização do primeiro evento da agenda de sensibilização, que contou com a participação de Lia Schucman, doutora em Psicologia Social pela USP e autora do livro “Entre o Encardido o Branco e o Branquíssimo: Branquitude Hierarquia e Poder na Cidade de São Paulo”.

Foto dos membros do grupo de afinidade étnico racial
Fernando Francisca, Gabriela Ataíde, Carolina Nascimento e Roberto Silva, integrantes do grupo de afinidade.
 


Foto de Lia Schucman  

O racismo é tão cruel que rouba sonhos. Sonhos das crianças, que desde pequenos não podem ser os príncipes e princesas das escolas. Esse monte de episódios faz com que as pessoas sejam muito menos do que as potências que elas poderiam realmente ser. Uma empresa do tamanho da Vale, que pode criar suas oportunidades, pode reestabelecer esses sonhos e projetos para nossa população”, relatou a autora.



Linha com objetos geométricos
 

Com o lançamento oficial, o grupo passa a desenvolver sua estratégia focada em 4 diretrizes: a jornada de aprendizagem na Valer Digital, visando diminuir estereótipos sobre essa população; novos eventos para a agenda de sensibilização, que ajudem na compreensão das desigualdade; engajamento de lideranças e um programa de recrutamento, progressão de carreira, capacitação e desenvolvimento de talentos.



ícone com mãos e um coração no centro

Promova a Equidade


  • Não convoque pessoas negras para falar apenas sobre racismo. O combate ao Racismo é uma questão que todos precisam se engajar e isso envolve procurar descolonizar a mente, pesquise, leia, se questione! Procure conhecer a história do Brasil que não te contaram na Escola. Pessoas negras têm muito mais a falar. Apenas convoque-as para falar sobre o que dominam.

  • Não se contente em não ser racista. Seja antiracista. Corrija comportamentos preconceituosos, questione a ausência de negros em qualquer situação, compartilhe conhecimento, dê voz e promova a equidade.

  • Entenda seus privilégios e ocupe também o lugar de escuta, ouvindo como o outro vive e estudando os comportamentos da sociedade.



Imagem com a frase Pratique a filosofia Ubuntu!


ícone com mãos e um coração no centro

Inscreva-se no Programa de voluntariado corporativo da Vale


A Rede Voluntária Vale, programa de voluntariado corporativo da Vale, também traz para reflexão e diálogo o tema racial, em um webinário a ser realizado no próximo dia 27 de outubro. Na oportunidade, o filósofo e professor Renato Noguera vai compartilhar conhecimentos e abrir escuta sobre os lugares das crianças negras na cultura brasileira. O webinário integra uma trilha de aprendizagem voltada aos voluntários da Vale, e será mediado pela educadora Vilma Guimarães.

Participe e seja parte da Rede Voluntária Vale.

Inscreva-se aqui



Imagem com a frase Diferença faz a diferença

Vale lança grupo de afinidade para promover a equidade étnico racial