Sobre a Vale

17/01/2022

Vale leva experiência imersiva pela cultura e a natureza do Brasil para Expo Dubai

A partir desta quarta, 19, a Vale convida os visitantes do Pavilhão Brasil na Expo Dubai a uma experiência imersiva pela Floresta Amazônica, pela relação das comunidades brasileiras com a natureza e pela diversidade da cultura musical do país. As ações pensadas para a mostra refletem a profunda relação do povo brasileiro com a natureza e reforçam a urgência de atitudes para a preservação do meio ambiente e do futuro da vida no planeta.

O percurso tem início na Floresta Amazônica, com uma experiência em realidade aumentada. Presente em oito países e um território equivalente a quase metade do Brasil, a Amazônia abriga atualmente mais de 30 milhões de pessoas, milhares de espécies de plantas e é uma das regiões mais biodiversas do globo. Animais como a onça pintada e a arara-azul, parte da fauna do maior bioma do planeta, interagem virtualmente com o público. No espaço, é possível saber mais sobre as iniciativas socioambientais da Vale, que está presente há mais de três décadas na região, operando e ajudando a proteger uma área de 800 mil hectares de floresta, o Mosaico de Carajás, equivalente a cinco vezes as cidades de São Paulo ou Londres. No percurso, os públicos são convidados a refletir sobre a preservação da floresta e dos animais da Amazônia, e saber mais sobre modelos de desenvolvimento sustentável que consideram a ciência e os saberes tradicionais de seus povos no compromisso com a floresta em pé.

A próxima parada é na exposição “Para além das margens”, apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com curadoria de Gabriel Gutierrez, diretor e coordenador artístico do Centro Cultural Vale Maranhão, em cartaz entre os dias 19 de janeiro e 6 de fevereiro. Nela desvenda-se a relação do povo brasileiro com a água, registrado por grandes fotógrafos como Pierre Verger, Walter Firmo, Marcel Gautherot, Elza Lima e Maureen Bisilliat. Caminhando em uma palafita – estrutura tradicional das comunidades ribeirinhas – sobre um espelho d’água, o visitante acompanha a simbologia e importância vital da água para as pessoas, em seu dia a dia, educação e cultura.

Confira algumas imagens da exposição:

Imagem, em preto e branco, de duas crianças mergulhadas em um rio, apenas com o rosto fora da água.
Foto por: Elza Lima
 Imagem, em preto e branco, de três pessoas em cima de uma estrutura e outras duas pulando dela para mergulharem no rio.
Foto por: Ronney Alano
  Imagem, em preto e branco, de quatro homens de costas, em cima de cavalos.
Foto por: Walter Firmo
  Imagem, em preto e branco, de diversas pessoas realizando atividades relacionadas à pesca em torno de vários barcos.
Foto por: Pierre Verger
  Imagem, em preto e branco, de dois rapazes remando uma canoa em alta velocidade.
Foto por: Christian Knepper

O passeio se encerra com duas apresentações do Programa Vale Música nos dias 19 e 20 de fevereiro. As apresentações marcam os 200 dias para o bicentenário da independência do Brasil. Os alunos apresentam as regiões do Brasil e suas características através de um passeio que começa n’O Trenzinho do Caipira (Bachianas Brasileiras nº 2), de Heitor Villa-Lobos, o compositor sul-americano mais conhecido de todos os tempos, em uma viagem que passa pelos sons da Caatinga, do Pantanal, da Amazônia e da Mata Atlântica.

​​​

Vale leva experiência imersiva pela cultura e a natureza do Brasil para Expo Dubai