Vale patrocina restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta

Sobre a Vale

26/11/2020

Vale patrocina restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta

O restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta entra na fase final da obra. O trabalho foi iniciado em 2018 e conta com patrocínio da Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. A conclusão está prevista para o primeiro semestre de 2021.

O Santuário fica localizado no município de Anchieta, sul do Espírito Santo. O restauro compreende um trabalho minucioso de pesquisa histórica, restauração, novas construções e ações de preservação e de uso do monumento histórico, formado pela Igreja de Nossa Senhora da Assunção, símbolo da presença jesuíta no Brasil, tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) desde 1943, e por áreas da antiga residência jesuíta e pelo museu.

 
 
 
 
 

O local é um dos principais monumentos históricos do Brasil, templo importante da religião católica, e reúne a história do único homem que viveu e morreu em solo capixaba reconhecido como Santo da Igreja Católica. Merece destaque, ainda, o potencial do local para o turismo religioso, uma modalidade que tem se popularizado no Estado, atraindo fiéis e dinamizando as cidades.

Feito por profissionais especializados, com muito estudo, respeito às normas, responsabilidade e cuidado, o restauro buscou preservar as características originais do monumento, segundo os padrões rígidos internacionais.

Orçado em R$ 10 milhões, sendo R$ 5,5 milhões investidos pela Vale,  o projeto executado foi contratado pelo Iphan em 2014, com recurso próprio e está sendo realizado pelo Instituto Modus Vivendi. O restauro também conta com patrocínio do Banco Nacional de Desenvolvimento (BNDES).

Preservando a história
A execução da obra de restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta foi iniciada com intervenções para oferecer maior acessibilidade às pessoas com dificuldade de locomoção, como rampas, banheiros adaptados conforme normas técnicas, sinalização em braile e plataformas elevatórias para que os visitantes tenham acesso à Cela de São José de Anchieta e às salas do museu.

Fazem parte, ainda, projetos museológicos e museográficos para organização de acervo e investimentos na climatização, iluminação, comunicação, sonorização e o restauro de objetos e imagens, e dos telhados do museu e da Igreja. A sustentabilidade econômica do museu será garantida com a construção de uma loja e um café, obra em andamento, para atender aos fiéis e turistas. concluiu a lista de obras. Atualmente estão sendo executados, o restauro da Igreja, a montagem da sala de documentação e estudos e o paisagismo cultural na área do entorno do Santuário.

Além dessas obras, o projeto inclui, dentro da construção Jesuítica, a montagem de um Museu, um Centro de Documentação Jesuítica e uma Biblioteca, respeitando as normas de restauro e a arquitetura jesuítica do século XVI.

​​

Vale patrocina restauro do Santuário Nacional de São José de Anchieta