Sobre a Vale

Nossos Compromissos

Os nossos pilares estratégicos estão adequados à realidade da indústria da mineração e contribuem para alcançar a nossa visão de “Ser a empresa de recursos naturais glob​al número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta”.

Pilares Estratégicos

Cuidar das pessoas

Buscar o zero acidente, desenvolver um time de profissionais capacitados e responsáveis por suas decisões e ser uma ótima empresa para se trabalhar, com pessoas motivadas, oportunidades de desenvolvimento e qualidade de vida.

Incorporar
a sustentabilidade aos negócios

Construir legados econômicos, sociais e ambientais nas regiões em que estamos presentes, mitigando os impactos de nossas operações nas comunidades em que atuamos e induzindo práticas sustentáveis ao longo de toda a cadeia de valor. Além disso, garantir a chamada licença para operar, com uma atuação integrada, diálogo e transparência com nossos públicos de relacionamento.

Gerenciar o portfólio com rigor e disciplina

Ser austero no uso dos recursos financeiros, focando os ativos de maior rentabilidade, e atrair parceiros para alavancar crescimento e gerenciar riscos.

Focar em minério de ferro

Reforçar nossa liderança no segmento de minério de ferro, aumentando a oferta e a qualidade dos nossos produtos sem aumentar os custos, de forma a recuperar nossa participação no mercado.

Crescer por meio de ativos
de classe mundial

Criar valor, e não só adicionar volume, focando em ativos e projetos competitivos, com escala e capacidade de expansão, que atravessem vários ciclos econômicos, em minério de ferro, níquel, fertilizantes, cobre e carvão metalúrgico.

Governança Corporativa

Nossa estrutura de governança garante a transparência necessária para que tenhamos clareza em nossos posicionamentos e decisões. Ela é pautada por políticas e diretrizes, como:

Ética e Transparência

O Código de Ética e Conduta da Vale foi atualizado em 2013, de forma alinhada com os nossos valores, e reforça o nosso compromisso com a ética, com a apresentação do conceito de conflito de interesses e com a descrição de condutas esperadas dos empregados e as intoleráveis, sujeitas a medidas disciplinares.

Para reforçar ainda mais nosso compromisso com a transparência, criamos a nossa Ouvidoria em 2013, com o objetivo de promover o contínuo aproveitamento da consciência ética e garantir aos públicos interno e externo um canal de comunicação proativo, transparente, independente e imparcial para o tratamento de denúncias.

Relacionamento com o Poder Público

Relacionamento com o Poder Público

A mineração é responsável por grandes investimentos privados no Brasil e em outras partes do mundo, o que reforça a importância de políticas públicas compatíveis com a necessidade da sustentabilidade dos nossos negócios.

Mantemos um diálogo contínuo com órgãos governamentais, preferencialmente, por meio de instituições e entidades de classe, nos países em que estamos presentes. Com isso, visamos à participação proativa na formulação de políticas públicas e na compreensão dos nossos pontos de vista, objetivando o estabelecimento ou a manutenção de um ambiente favorável ao setor mineral.

​​​​​​​​