Nossos Compromissos

Sobre a Vale

Nossos Compromissos

Os nossos pilares estratégicos estão adequados à realidade da indústria da mineração e contribuem para alcançar a nossa visão de “Ser a empresa de recursos naturais glob​al número um em criação de valor de longo prazo, com excelência, paixão pelas pessoas e pelo planeta”.

Pilares Estratégicos

Excelência operacional e em segurança

Transformar a maneira como operamos em relação a três temas interligados: segurança e gestão de riscos, gestão de ativos e organização, processos e cultura (VPS)

Novo pacto com a sociedade

Impactar positivamente a sociedade, indo além dos impostos, projetos sociais e reparações em Brumadinho, tornando-se um facilitador de desenvolvimento nas áreas em que atuamos e promovendo uma indústria de mineração brasileira mais segura e sustentável.

Transformação nos Metais Básicos

Acompanhar a transformação do negócio de Metais Básicos, aplicando as melhores práticas em todas as suas operações.

Alocação de capital disciplinada

Manter o foco na criação de valor e segurança de ativos, investindo na sustentabilidade das operações e na proteção/aumento de margens.

Maximizar o “flight to quality” no Minério de Ferro

Alavancar nossos pontos fortes em reservas, ativos e logística de classe mundial para maximizar o valor do nosso portfólio de produtos premium.





Segurança

Nossos ambientes de trabalho, por sua natureza, podem eventualmente expor profissionais a riscos à integridade física ou de vida. Por isso, visando a sua melhor prevenção e mitigação, a empresa tem controles implementados, que devem, obrigatoriamente, ser seguidos por todos os seus empregados.

As Regras de Ouro consistem em 10 princípios invioláveis a serem cumpridos por todos os empregados próprios e contratados. Elas não substituem os demais normativos e requisitos de Saúde & Segurança, mas, junto com eles, são “escudos de proteção” das nossas vidas. Para conhecê-las, clique na imagem ao lado.




Ética e Transparência

O Código de Conduta Ética da Vale foi atualizado em 2018, de forma alinhada com os nossos valores, e reforça o nosso compromisso com a ética, com a apresentação do conceito de conflito de interesses e com a descrição de condutas esperadas dos empregados e as intoleráveis, sujeitas a medidas disciplinares.

Para reforçar ainda mais nosso compromisso com a transparência, criamos a nossa Ouvidoria em 2013, com o objetivo de promover o contínuo aproveitamento da consciência ética e garantir aos públicos interno e externo um canal de comunicação proativo, transparente, independente e imparcial para o tratamento de denúncias.




Relacionamento com o Poder Público

A mineração é responsável por grandes investimentos privados no Brasil e em outras partes do mundo, o que reforça a importância de políticas públicas compatíveis com a necessidade da sustentabilidade dos nossos negócios.

Mantemos um diálogo contínuo com órgãos governamentais, preferencialmente, por meio de instituições e entidades de classe, nos países em que estamos presentes. Com isso, visamos à participação proativa na formulação de políticas públicas e na compreensão dos nossos pontos de vista, objetivando o estabelecimento ou a manutenção de um ambiente favorável ao setor mineral.