Sobre a Vale

Calendário Cultural Vale

Para a Vale, investir em cultura é uma forma de reconhecer o que é genuíno e tem significado para as comunidades em que atua. Contribuímos com iniciativas e projetos que promovem a identidade da nossa gente e seus patrimônios culturais, a conexão entre locais e pessoas e o aprendizado para o desenvolvimento.

O Calendário Cultural Vale apresenta as festas e eventos culturais que são patrocinados por nossa empresa pelo Brasil. Provenientes de várias regiões onde a Vale atua, os festivais, procissões e eventos patrocinados retratam os costumes e tradição da nossa rica diversidade cultural.


Selecione o mês e conheça os eventos que patrocinamos e dos quais somos parceiros:

ABR
JUN
JUL
OUT

Festa da Penha

A Festa da padroeira do Espírito Santo é realizada todos os anos, oito dias depois do domingo de Páscoa, no Convento da Penha e no sítio histórico da Prainha. Fiéis e turistas se reúnem para assistir às missas celebradas no Campinho, além de participar das romarias e de uma intensa programação cultural. É o maior evento do Espírito Santo e o terceiro do país em número de participantes.

A primeira festa da Penha foi realizada em 1570 pelo Frei Pedro Palácios, fundador do Convento da Penha. A imagem de Nossa Senhora ainda se encontra no Santuário, que é um dos mais antigos do Brasil e um dos ícones do Espírito Santo. De lá, é possível ter uma linda vista da Baía de Vitória, de Vila Velha e de belas praias. A Vale patrocina a Festa há mais de 10 anos.

Conheça mais sobre o evento

Aniversário de Marabá

Nascida em 27 de fevereiro de 1913 por reivindicação da comunidade, a cidade de Marabá, no Pará, foi instalada em 5 de abril do mesmo ano, data em que passou a ser celebrado o seu aniversário. A tradição comemorativa do aniversário da cidade é um momento marcante para a comunidade local. Renova o sentimento de amor e pertencimento de todo cidadão nascido ou que escolheu Marabá para viver.

Diversas atrações culturais locais e nacionais fazem parte de um amplo calendário que vai de música, teatro, artesanato a exposições artísticas que envolvem toda a comunidade local.

Conheça mais sobre o evento

Via Sacra do Anjo da Guarda

Um dos principais espetáculos do Maranhão realizado ao ar livre, a Via Sacra do Anjo da Guarda acontece há quase 40 anos e é uma das maiores montagens da Paixão de Cristo no Brasil. Realizada na Semana Santa, celebrada em abril, milhares de pessoas peregrinam e acompanham de perto a encenação da via-crúcis de Jesus Cristo pelas ruas do Anjo da Guarda, na região de Itaqui-Bacanga, em São Luís, capital maranhense.

A manifestação cultural faz parte do calendário artístico e religioso e é um grande atrativo para a comunidade e turistas. O espetáculo é uma realização do Grupo Grita e oferece oportunidade de capacitação, emprego e renda para toda a comunidade.

Conheça mais sobre o evento

Festa de São Pedro

Em homenagem a São Pedro, o Santo Padroeiro dos Pescadores, a Festa é o mais antigo evento comunitário de Vitória (ES). Foi celebrada pela primeira vez em 1929, na Praia do Suá, no mês de junho. Um dos momentos célebres da festa, que acontece em 29 de junho, é a procissão marítima em homenagem ao santo padroeiro. No início, a procissão era terrestre, mas com a chegada de cerca de 200 imigrantes açorianos, que trouxeram a tradição da procissão marítima para Vitória, o percurso começou a ser feito por barcos a remo. Nos anos 1970, começaram a participar as embarcações a motor.

O trajeto pode ser visto ao longo da avenida Beira-Mar e é acompanhado por músicas e fogos de artifício. A procissão termina com a benção dos anzóis, que é realizada em alto-mar. Apresentações de quadrilha, casamento caipira e shows musicais também fazem parte da programação cultural em homenagem a São Pedro.

Conheça mais sobre o evento

Festival de Inverno de Congonhas

Com a chegada do mês de julho, Congonhas, em Minas Gerais, é tomada por uma das festas mais tradicionais da cidade. Realizado há mais de 20 anos, o Festival de Inverno de Congonhas envolve história, arte e cultura, além de atrair a comunidade, turistas de Minas e de outros estados brasileiros.

O Festival apresenta programação variada que inclui desde oficinas até apresentações de grandes nomes da música popular. Os artistas locais são o grande destaque das oficinas promovidas durante os dias de evento. A renda gerada por suas atividades durante o Festival é revertida para eles e as entidades que representam.

Conheça mais sobre o evento

Festival de Inverno de Itabira

Um dos principais festivais realizados em Minas Gerais, o Festival de Inverno de Itabira reforça o papel cultural da cidade natal de Carlos Drummond de Andrade e tem como objetivo ser uma importante ferramenta na busca constante pela vitalidade e renovação da cultura local.

Durante sua programação, que ocorre durante quase todo o mês de julho, diversas atividades culturais acontecem por diversos pontos e bairros da cidade, transformando o cotidiano dos moradores em muita música, teatro, dança, performances e arte. O festival também destaca produtos e serviços desenvolvidos pela comunidade de Itabira, promovendo o incremento da economia local e a geração de renda.

Conheça mais sobre o evento

Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana

Um dos mais tradicionais festivais de cultura do país, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum as Artes é realizado desde 1967, em Minas Gerais. Seminários, palestras, rodas de conversa, exposição, intervenções, passeios no Trem da Vale e apresentação de música, dança e teatro ocupam praças, ruas e prédios públicos das cidades de Ouro Preto e Mariana durante o mês de julho.

Um dos diferenciais do evento é o envolvimento e mobilização de professores, estudantes e outros profissionais da comunidade acadêmica liderada pela Universidade Federal de Ouro Preto, que contribui com a produção do Festival e as discussões teóricas.

Conheça mais sobre o evento

Festa dos Pés de Pomba

“Pés de Pomba” era um apelido dado aos moradores de Barão de Cocais, em Minas Gerais, que já foi alvo de muitas divergências e polêmicas no passado. Para mudar a percepção da comunidade, em 1974 foi criada uma festa com o objetivo de melhorar a autoestima dos cocaienses e transformar a antiga referência em motivo de orgulho para toda a cidade. Após mais de 40 anos, a celebração é um dos mais importantes eventos da cidade.

Sua ampla programação, sempre realizada em julho, une gastronomia, peças teatrais, shows musicais de artistas locais e nacionais a oficinas. Após os dias de realização do circuito cultural, há uma compilação de todo o conhecimento adquirido em um grande show de encerramento no palco principal do evento.

Conheça mais sobre o evento

Círio de Nazaré

Considerado Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), o Círio de Nazaré é uma das mais importantes festas religiosas e turísticas do Brasil. O evento, realizado em Belém, Pará, é uma homenagem à Nossa Senhora de Nazaré e reúne cerca de dois milhões de romeiros de todo o mundo.

No segundo domingo do mês de outubro, o cortejo segue um percurso de 3,6 quilômetros entre a Catedral de Belém e a Praça Santuário de Nazaré, onde a escultura da Virgem fica exposta para os fiéis. Além da procissão, o Círio engloba outras festividades que promovem a cultura local durante 15 dias.

Conheça mais sobre o evento