Sobre a Vale

Parque Caminho do Mar

Parque

Caminho do Mar

Mais diversão e qualidade de vida na Serra

A Vale acaba de entregar as obras do Parque Caminho do Mar, na Serra. Uma parceria com a comunidade e a prefeitura do município.

Localizado na Região de Bicanga, o Parque fica em meio à natureza, junto a uma área de proteção ambiental. É uma nova opção de esportes e lazer para as comunidades, reforçando nosso compromisso de construir juntos uma cidade melhor para todos.

O nome do local foi escolhido por votação popular neste site, com 4.565 votos.

Com as obras concluídas pela Vale, o parque passa a ser um ativo da Prefeitura da Serra, que fará sua administração. A orientação para quem for ao local é seguir sempre as recomendações das autoridades de saúde, usar máscara e evitar aglomerações.

seta amaerela

Assista o vídeo e veja como ficou o Parque

video

Confira a infraestrutura e alguns destaques do Parque Caminho do Mar


investimento

Investimento

R$ 30 Milhões
área

Área

32 mil m2
comunidades atendidas diretamente

Comunidades atendidas diretamente

11

  • Foodtrucks
  • Playground
  • Vestiários
  • Quiosques
  • Ciclovia
  • Quadra de futebol society
  • Área de eventos
  • Dog play
  • Mirante
  • Quadra de areia
  • Campo de futebol
  • Estacionamento
  • Pista de skate
  • Sala multiuso
  • Espaço para exercícios
  • Quadra poliesportiva
  • Pista de caminhada

Confira como está o Parque Caminho do Mar

foto do parque
foto do parque
foto do parque
foto do parque
foto do parque
foto do parque
foto do parque
foto do parque
foto do parque

Entre outras atrações

No caminho da preservação ambiental

Fazer atividades a céu aberto é muito bom para a saúde e, para que tenhamos um ambiente também saudável e seguro para essas ações, é importante cuidar dele. É possível fazer isso com dicas simples, que se aplicam tanto a locais públicos, quanto às rotinas do dia a dia em casa. Para conferir orientações, escolha o tema de interesse abaixo e clique para baixar o material.

Recursos Hídricos

Em meio a rotina atribulada, muitas pessoas não percebem, mas gasta-se muito mais água no dia a dia do que se deveria. Muita gente só se dá conta disso quando o consumo é colocado na ponta do lápis ou na conta no fim do mês. É possível fazer um consumo controlado da água em casa e na rua, sem precisar passar por qualquer escassez. Práticas como essa são muito importantes para o ambiente e para a comunidade.

No parque Caminho do Mar: Durante a obra está sendo realizada a captação de água em pontos licenciados para umectação das áreas de construção e pilhas de materiais a granel, mitigando os impactos da dispersão de poeira no entorno.

Clique e baixe o material completo

Gestão de resíduos

Recentemente, começamos a perceber que, assim como não podemos deixar o lixo acumular dentro de nossas casas, é preciso conter a geração de resíduos e dar um tratamento adequado ao lixo no planeta. Para isso, é preciso conter o consumo desenfreado, investir em tecnologias que permitam diminuir a geração de resíduos, além de se adequar à reutilização e à reciclagem dos materiais em desuso. Confira dicas importantes de ações simples para fazer em casa.

No parque Caminho do Mar: Durante a fase de construção, a Vale está realizando a segregação dos resíduos gerados pela obra e encaminhado para o Centro de Materiais descartados da empresa. Já os resíduos de obra são encaminhados para aterro homologado e licenciado. O parque será entregue à comunidade com coletores para atender à classificação dos tipos de resíduos gerados nas operações e no uso do local.

Clique e baixe o material completo

Gestão energética

Atualmente, um dos desafios que a humanidade encara é gerar energia para atender às suas necessidades e continuar se desenvolvendo sem destruir o planeta. Economizar energia faz bem para o meio ambiente e para as contas de casa e é possível fazer isso de forma simples, seguindo algumas dicas. Elas incluem a escolha de aparelhos domésticos, práticas no dia a dia e até a pintura da cor da parede.

No parque Caminho do Mar: O parque será entregue com sistema de iluminação em LED com mais de 300 luminárias de grande eficiência e desempenho. Além disso, o local contará com a disponibilização de três totens de recarregamento de celulares a base de energia solar, com capacidade de seis aparelhos por unidade.

Clique e baixe o material completo

Manejo e arborização urbana

A arborização urbana traz inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população e para o ambiente de forma geral. Para que possamos usufruir isso, é preciso que o plantio de árvores seja incentivado, mas sempre feito de forma consciente, dentro de condições adequadas.

No parque Caminho do Mar: Para a construção do parque, foi obtido o licenciamento de supressão vegetal e foi previsto o resgate da espécie nativa de nome popular Guriri (Allagoptera arenaria), que terão 28 indivíduos replantados e incorporados ao paisagismo do local. No local, serão plantadas cerca de 600 mudas de espécies da mata atlântica, como: pau brasil, ipe amarelo e aroeira. No que tange a fauna, durante a construção do parque foi previsto o manejo de algumas espécies. Cerca de 100 animais foram resgatados e, para isso, foi contratada empresa e corpo técnico especializados.

Clique e baixe o material completo

Por que a Vale
construiu este parque?

Com esse projeto, a Vale reafirma seu compromisso com o desenvolvimento socioeconômico do Espirito Santo e do município da Serra. A obra irá contribuir com a qualidade de vida da população e valorizar a região. A administração do parque será realizada pela Prefeitura da Serra.