site facebook PAEBMs

Sobre a Vale

PAEBMs

Projetos – Minas Gerais

Projeto Pilha de Disposição de Estéril (PDE) Canga Sudeste

Conheça o Estudo de Impacto Ambiental – EIA / RIMA referente ao projeto da Pilha de Disposição de Estéril - PDE Canga Sudeste. Localizado na Mina de Conceição, em Itabira, unidade em operação desde a década de 70, trata-se da ampliação de pilha já existente para receber o material sem aproveitamento econômico extraído das minas. A documentação encontra-se protocolada nos órgãos ambientais competentes para análise de concessão das licenças necessárias à sua implantação.

Acesse os estudos completos

Relatório de Impacto Ambiental – RIMA

Estudos de Impacto Ambiental – EIA
Mina Mar Azul e Tamanduá

Conheça os estudos referentes ao licenciamento ambiental e aos Planos de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) das estruturas das Minas Mar Azul e Tamanduá.

Sobre os estudos ambientais

As barragens B3/B4, B6, B7 e Taquaras, todas integrantes da Mina Mar Azul, e Capão da Serra, da Mina Tamanduá, estão devida e regularmente licenciadas, de acordo com as normas ambientais aplicáveis. Os documentos disponíveis nos links abaixo representam as mais completas e abrangentes informações quanto à avaliação de impactos socioambientais das referidas barragens, incluindo descrição e detalhamento dos sistemas de controle ambiental dessas estruturas.

Sobre os PAEBMs

Essas barragens também possuem seus respectivos Planos de Ações Emergenciais de Barragem de Mineração (PAEBM), elaborados de acordo com as legislações nacional e estadual sobre o tema, tendo sido revisados e protocolados perante as autoridades competentes em fevereiro de 2020.


PAEBM da barragem B3/B4 da Mina Mar Azul

PAEBM da barragem B6 da Mina Mar Azul

PAEBM da barragem B7 da Mina Mar Azul

PAEBM da barragem Taquaras da Mina Mar Azul

PAEBM da barragem Capão da Serra da Mina Tamanduá
Projeto de Sondagem Geológica Rio Piracicaba

Conheça os estudos ambientais relativos à solicitação de licença ambiental para execução de sondagens geológicas em área próxima à Mina Água Limpa, no município de Rio Piracicaba. O objetivo da sondagem é realizar pesquisa mineral para avaliar o potencial de ocorrência de minérios. Após sua realização e verificado potencial para futura exploração, será necessário o desenvolvimento de projeto para um processo de licenciamento específico. Abaixo você pode acessar o Estudo de Impacto Ambiental (EIA) e sua síntese, o Relatório de Impacto Ambiental (RIMA).

Projeto Jacutinga

O Projeto Jacutinga está localizado no município de Santa Bárbara, na região próxima à Mina de Água Limpa, e tem por objetivo a realização de pesquisa mineral. Consulte o Relatório de Impacto Ambiental do projeto.

Projeto Ampliação Fazendão

Confira o EIA Rima do projeto nos arquivos abaixo:

Mina Gongo Soco

Conheça o relatório de mancha hipotética de inundação e projeto de descomissionamento da barragem Sul Superior da Mina Gongo Soco.

Sobre as medidas de segurança

A barragem Sul Superior, que teve seu nível de emergência acionado no início de fevereiro, encontra-se atualmente sob a lupa de especialistas nacionais e internacionais. Estes têm colaborado com a Vale na definição e execução das medidas necessárias para melhora das condições de estabilidade da estrutura, bem como da segurança de seus funcionários e da população à jusante.

Os documentos disponíveis nos links abaixo correspondem ao estudo de dam break, que projeta a mancha de inundação em eventual rompimento da barragem Sul Superior e as medidas que estão sendo tomadas dentro do processo de descomissionamento/descaracterização que, quando concluído, trará estabilidade à estrutura.

Acesse os estudos completos abaixo:

Mina Córrego do Feijão

Conheça os estudos relativos ao “Licenciamento ambiental corretivo das obras emergenciais decorrentes da ruptura da Barragem da Mina Córrego do Feijão e recuperação ambiental de sua área de influência”.

Sobre a atividade em licenciamento

O licenciamento corretivo trata das obras emergenciais que serão ou que estão sendo executadas nas áreas afetadas diretamente pela ruptura da barragem de rejeitos B1, da Mina Córrego do Feijão, localizada em Brumadinho. As obras têm o objetivo de conter o deslocamento dos rejeitos e sedimentos, assim como preparar a recuperação ambiental do ribeirão Ferro-Carvão e do rio Paraopeba.

Relatório de Impacto Ambiental - RIMA

Estudos de Impacto Ambiental - EIA

PDR Tamanduá

Conheça os estudos ambientais referentes à solicitação de licença ambiental para o Projeto de Sondagem Geotécnica da Pilha de Disposição de Rejeito Filtrado - PDR Tamanduá.

Sobre a atividade em licenciamento

A solicitação de licença é para a realização de sondagem geotécnica necessária para o desenvolvimento dos projetos de engenharia da Pilha de Disposição de Rejeito Filtrado - PDR Tamanduá e estruturas auxiliares, que vem sendo estudada dentro do contexto das operações da Mina Brucutu, localizada nos municípios de São Gonçalo do Rio Abaixo e Barão de Cocais.

As atividades de sondagem geotécnica possibilitam a investigação do subsolo e fornecem os parâmetros necessários para a caracterização dos materiais de fundação, terraplenagem e definição de áreas de empréstimo. Para isso, é usado equipamento para perfurar e obter amostras de solo e rochas e também delimitar o nível do lençol freático da área em que se pretende desenvolver o projeto.

Acesse os estudos completos

Estudos de Impacto Ambiental – EIA

Relatório de Impacto Ambiental – RIMA
Mina da Mutuca

Conheça os estudos referentes ao licenciamento ambiental e ao Plano de Emergência de Barragem de Mineração (PAEBM) da barragem 5 da Mina da Mutuca.

Sobre os estudos ambientais

A barragem 5 da Mina Mutuca está devida e regularmente licenciada, de acordo com as normas ambientais aplicáveis. O documento disponível no link abaixo contém as mais completas e abrangentes informações quanto à avaliação de impactos socioambientais da referida barragem.

Relatórios de Avaliação de Desempenho Ambiental da Mina da Mutuca

Sobre o PAEBM

A barragem 5 também possui Plano de Ações Emergenciais de Barragem de Mineração (PAEBM), elaborado de acordo com as legislações nacional e estadual sobre o tema, tendo sido revisado e protocolado perante as autoridades competentes em fevereiro de 2020.

PAEBM da barragem 5
Projeto de Ampliação Cavas Capitão do Mato e Tamanduá

Conheça o Estudo de Impacto Ambiental – EIA/RIMA referente ao projeto de Ampliação Cavas Capitão do Mato e Tamanduá, localizadas na cidade de Nova Lima. Trata-se da ampliação das cavas de Tamanduá e Capitão do Mato, em operação, para manutenção dos atuais patamares de produção do Complexo Vargem Grande. A documentação encontra-se protocolada nos órgãos ambientais competentes para análise de concessão das licenças necessárias à sua implantação.

Relatório de Impacto Ambiental – RIMA

Estudo de Impacto Ambiental – EIA Vol. I

Estudo de Impacto Ambiental – EIA Vol. II – Meio biótico

Estudo de Impacto Ambiental – EIA Vol. II – Meio físico

Estudo de Impacto Ambiental – EIA Vol. II – Meio socioeconômico

Estudo de Impacto Ambiental – EIA Vol. III
Projeto de Expansão da Cava Morro Agudo e da PDE Nova Cururu e Ampliação do Posto de Combustível da Mina de Água Limpa

O Projeto Ampliação Água Limpa prevê a manutenção das atividades da empresa nessa unidade, com a extensão da vida útil da operação de lavra na extração de minério de ferro até 2029. A partir de 2022, esse projeto torna-se fundamental para a continuidade das operações. Além da expansão da cava Morro Agudo, o projeto prevê também a expansão da pilha de estéril Nova Cururu e novas pilhas que ainda estão em estudo. Não será necessária nenhuma infraestrutura de apoio adicional e tão pouco obra de implantação pois trata-se de projeto para manter as atuais taxas de produção. Toda infraestrutura existente atualmente no Complexo Água Limpa comporta o projeto de Expansão

Nesse sentido, a empresa ‘Sete Soluções’ foi contratada para realizar estudos ambientais na região. O objetivo é conhecer a área para compatibilizar o interesse na ‘Ampliação de estruturas na Mina Água Limpa’ com o ambiente onde a unidade produtiva está inserida. Os trabalhos serão iniciados em julho de 2020 e se estendem até o final do ano. Para isso, pesquisadores acessarão a área de interesse para coletar informações sobre a fauna e a flora, dentre outras características do ambiente. Além disso, serão realizadas entrevistas com lideranças formais e informais das localidades para a busca da percepção sobre os diversos aspectos socioeconômicos e ambientais.

Com a conclusão desses estudos e a confirmação de viabilidade, a Vale buscará a obtenção das devidas licenças junto aos órgãos competentes, assim como tornará formal junto à sociedade e todas as partes interessadas seu interesse na implementação do projeto . Reforçamos nosso compromisso com a condução de nossos negócios baseada em relações transparentes, pautadas pelo diálogo e respeito mútuo nos colocando à disposição para mais esclarecimentos.

Estudo de Impacto Ambiental - EIA

Relatório de Impacto Ambiental – RIMA
​​​