Na Obra

Sobre a Vale

Na Obra

Na Obra

Informativo das obras do Projeto de Descaracterização de Barragens e adutoras - MG

Informativo das obras do Projeto de Descaracterização de Barragens e adutoras - MG | Junho - 2020

Testagem para COVID-19 | Uma ação que pode salvar vidas

Distanciamento social, uso da máscara e higienização das instalações, disponibilização de álcool gel e na chegada ao trabalho, triagem com aferição de temperatura e entrevista sobre o estado de saúde. Essas e outras medidas estão em prática em todas as nossas obras e são fundamentais na luta contra o novo coronavírus (Covid-19).

Reforçando a prevenção, a Vale começou, no último mês, a testagem em massa em todos os empregados, próprios e terceiros, que estão trabalhando em suas obras e operações. Essa medida permite identificar aqueles que tiveram contato com o vírus e estão assintomáticos e os orientar quanto aos cuidados preventivos. Dessa forma, contribui para redução do número de casos na comunidade.

Para Gabriel Lessa, ajudante na obra da contenção das barragens da Mina Fábrica (em implantação entre Itabirito e Ouro Preto), do Consórcio Minas Mais, essas ações estão ajudando muito a manter a segurança dentro de casa também. “Moro com a minha avó. Chego em casa, deixo a roupa do lado de fora, borrifo álcool em gel em tudo, e tomo banho na hora”, explica.

Encarregado da Bueno Engenharia nas obras da adutora da Capam, em Pará de Minas, Ozires Padilha está acostumado a trabalhar com segurança. “Agora aumentamos os cuidados com a prevenção: usamos as máscaras nos ônibus e quando saímos de casa, e também passamos o álcool gel nas mãos o tempo todo”.

Entenda melhor sobre a testagem e sua importância no quadro abaixo.


Como é feita?

A testagem é feita por agendamento, para evitar filas e aglomerações. Com uma picadinha do dedo, uma pequena amostra de sangue é coletada. O resultado fica pronto em 15 minutos e, caso dê negativo, o empregado ou terceiro pode seguir suas atividades.

E se der positivo?

A pessoa que testar positivo será considerada suspeita de COVID-19 e direcionada para quarentena após orientação da equipe médica, que seguirá a monitorando nesse período.

Como manter a segurança em casa?

Ações simples, como higienização e ventilação fazem toda a diferença. Para saber como manter sua casa segura, em caso de testar positivo e estar quarentena, baixe aqui o nosso guia do isolamento domiciliar

Quando posso retornar ao trabalho?

A princípio, após os 14 dias da quarentena o empregado estará liberado para retornar ao trabalho, desde que esteja sem sintomas e sem uso de medicação. Mas atenção: esta definição virá após avaliação médica.

Se cada um fizer a sua parte, vamos conseguir evitar o contágio

Gabriel Lessa


Não sabemos se as pessoas fora do trabalho também estão se cuidando, então, é importante manter essa rotina lá fora também.

Ozires Padilha

Apoio contra a Covid-19

A Vale adquiriu 15,8 milhões de EPIs e 5 milhões de kits de teste rápido de detecção do coronavírus, em apoio à sociedade brasileira. Os kits e EPIS são entregues ao Poder Público para as ações de prevenção e combate à pandemia no País. Conheça o apoio específico destinado às unidades de saúde do nosso estado.

Em Minas Gerais

Investimento para obras de ampliação no Hospital da Baleia, e doações para o Hospital Eduardo de Menezes, ambos em Belo Horizonte.
Em parceria com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) de Minas Gerais, doação de 7,2mil kits de higiene pessoal e mais de 32 mil litros de material de limpeza para 14 presídios de 13 municípios.


Como estou dirigindo?

O coronavírus trouxe novas rotinas para todos nós, mas também não podemos descuidar da atitude segura durante a execução de nossas tarefas no dia a dia. No caso das atividades críticas, os RAC´s são nossos grandes aliados para prevenir acidentes e manter nossa integridade física. Veja o que não podemos abrir mão na área de veículos automotores (RAC 2).

Comportamento esperado

  • Só dirijo se for capacitado
  • Se estou ao volante, evito distrações
  • Preciso estar descansado
  • Verifico todas as condições do veículo antes de utilizá-lo
  • Obedeço a velocidade recomendada
  • Fico atento à visibilidade e às condições da via
  • Mantenho distância de equipamentos pesados
Contamos com você para cumprir todos esses itens!
Inserir nome dos motoristas das fotos feitas na B3/B4

Você contribui com obras essenciais

As obras que realizamos, sejam na área de barragens ou das adutoras, são essenciais para nosso compromisso com uma mineração cada vez mais sustentável.

Este mês, estão em andamento as contenções da barragem B3/B4, em Macacos (Nova Lima), e das barragens Forquilhas 1, 2 e 3 e Grupo (entre Itabirito e Ouro Preto), além de ações para melhorar a segurança das barragens de Vargem Grande (Nova Lima) e da Mina Fábrica (Ouro Preto). Também estamos realizando estudos para execução das obras de descaracterização nas demais barragens do nosso plano. Na frente das adutoras, nossas obras seguem na região de Pará de Minas, em Brumadinho e Belo Horizonte.

Alô terceiros! Disk Dúvidas Coronavírus

Esse canal foi criado especialmente para você.
O atendimento é de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h30. Ligue: 0800 285 4552.

Clique aqui e baixe esta edição completa em PDF