Na Obra

Sobre a Vale

Na Obra

Projeto de Descaracterização de Barragens

Informativo das obras do Projeto de Descaracterização de Barragens e adutoras - MG

Informativo das obras do Projeto de Descaracterização de Barragens e adutoras - MG | Agosto - 2020

Por dentro da obra

Acompanhe as obras em barragens e adutoras

CORONAVÍRUS

Coronavírus: o que é verdade e o que é mentira?

Para te ajudar a se proteger de notícias falsas sobre o coronavírus, separamos algumas notícias populares e checamos se é verdade ou mentira. Confira:

• É verdade que as máscaras fazem uma barreira física contra o coronavírus e podem reduzir a contaminação. Por isso o uso da máscara é recomendado para todos que precisam sair de casa.

• É verdade que a principal forma de contágio é através do ar, quando a pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus. Outra forma é o contato das mãos em superfícies contaminadas, por isso é importante evitar tocar olhos, nariz e boca e higienizar as mãos.

• É verdade que ainda não há vacina e nem tratamento específico contra a doença.

• É verdade que adultos com mais de 60 anos, hipertensos, diabéticos, pessoas com doenças cardíacas ou pulmonares e pacientes imunodeficientes têm risco maior de desenvolver uma forma mais grave da doença.

• É mentira que a Organização Mundial de Saúde defende o uso da cloroquina em pacientes com coronavírus.De acordo com a organização, ainda não foi possível comprovar nenhum benefício do uso do medicamento.

• É mentira que pessoas que já foram contaminadas pelo vírus não precisam mais se proteger, pois já possuem anticorpos.

• É mentira que pessoas fora do grupo de risco não podem contrair a doença e por isso não precisam se proteger.

FIQUE POR DENTRO

Segurança em foco

A vida é nosso principal valor e todas as nossas ações devem ser planejadas pensando na saúde e na segurança de todos. Por isso, os RACs (Requisitos de Atividades Críticas) são tão importantes. Eles indicam tudo o que precisamos saber antes de executar cada atividade crítica. Hoje, vamos tratar do RAC 04, sobre procedimentos.

O bloqueio impede o funcionamento de uma máquina, equipamento ou instalação quando é preciso fazer alguma interligação ou manutenção e tem como objetivo evitar acidentes. Os profissionais habilitados para fazerem o bloqueio têm um cadeado e uma chave próprios para trancar em uma caixa a peça retirada do equipamento até o término da manutenção. Depois de realizado o bloqueio, o empregado faz a etiquetagem. Para isso, ele usa o chamado carômetro, uma etiqueta com os dados que identificam está realizando a manutenção.

“Com bloqueio e a etiquetagem, todos sabem que um equipamento está passando por manutenção e não deve ser usado. E mesmo que alguém não veja, não vai conseguir usar o equipamento. Se não tivéssemos essa atenção, algum colega poderia sofrer um acidente ao fazer uma manutenção ou mesmo ao tentar usar um equipamento que ainda não está em condições.”

Carlos Mota, ajudante de mecânica na obra da contenção da barragem da Mina Macacos, em Nova Lima.

ÚLTIMOS AVANÇOS

Por dentro da obra

A Vale segue firme no trabalho de reforçar a segurança de suas operações e das comunidades onde atua com descaracterização de barragens, estruturas de contenção e adutoras que irão contribuir para a segurança hídrica dos municípios impactados pelo rompimento da barragem da mina córrego do feijão em Brumadinho (MG). Você é parte disso!

• Barão de Cocais: o plano é iniciar as ações preparatórias para a descaracterização da barragem Sul Superior nos próximos meses.

• Nova Lima: a construção da estrutura de contenção da barragem B3/B4, em Macacos, está em andamento.

• Ouro Preto e Itabirito: a construção da estrutura de contenção para as barragens da Mina de Fábrica está em andamento. Em Ouro Preto, também estamos realizando ações preliminares para a descaracterização da Barragem Doutor.

ÚLTIMOS AVANÇOS

Por dentro da obra

• Nova Lima: em andamento, as obras para desvio de um trecho da BR 356, como ação preparatória para a descaracterização da barragem Vargem Grande.

• Itabira: iniciamos a descaracterização do dique Rio de Peixe e obras de reforço do dique 2, do Sistema Pontal, e da barragem Santana.

• Pará de Minas: em 30 de julho, iniciamos a operação do novo sistema de captação de água. Estamos na fase de testes e possíveis ajustes necessários.

• Belo Horizonte: a adutora Carlos Prates foi concluída em 30 de junho. Iniciamos os testes para a entrega definitiva da adutora.

FIQUE POR DENTRO

Comportamento
de ouro

O destaque de junho do programa Comportamento de Ouro é Glauder Dornelas, da empresa RFonseca. Ele foi reconhecido pela proatividade, organização e comprometimento com a elaboração das Análises de Risco da Tarefas (ARTs) e outras documentações.

“Quando ele identifica que algum colega não está bem, chama para conversar e o orienta quanto à saúde física e mental. Isso é colocar em prática o cuidado genuíno.”, reforça o gestor Flavio Britto.

Parabéns, Glauder!
Que sua dedicação e cuidado com o time sejam exemplo para seus colegas.

“Receber esse reconhecimento da Vale, ainda mais com pouco tempo de empresa, mostra que o trabalho está sendo bem feito. Fiquei muito feliz ao saber da escolha. É um reconhecimento para mim e para todo o time.”

Glauder Dornelas, técnico de segurança do trabalho

Junho

Testagem para COVID-19 | Uma ação que pode salvar vidas

Distanciamento social, uso da máscara e higienização das instalações, disponibilização de álcool gel e na chegada ao trabalho, triagem com aferição de temperatura e entrevista sobre o estado de saúde.

Faça o download