site facebook Vale Notícias - Brumadinho e região

Sobre a Vale

Vale Notícias - Brumadinho e região

Logo Notícias

Brumadinho e região | Ano II | Março 2021

Brumadinho e região

A Vale desenvolve uma série de iniciativas para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho e municípios desta região. O informativo Notícias da Vale foi criado para compartilhar com a comunidade as principais ações.
Confira nesta página informações relativas a Março 2021.

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 e das restrições impostas na Onda Roxa pelo Governo do Estado de Minas, suspendemos temporariamente todas as atividades classificadas como não essenciais em Brumadinho e demais municípios de atuação na bacia do rio Paraopeba. Os trabalhos essenciais mantidos, conforme a Deliberação COVID-19 nº 130, de 03/03/2021, são: distribuição de água, assistência veterinária, segurança patrimonial, serviços ligados à segurança geotécnica, manutenção e umectação de vias e atividades para a manutenção de estruturas de controle ambiental das obras da Reparação em Brumadinho.Tais atividades seguem rígidos protocolos de saúde, com acompanhamento constante dos trabalhadores.

Apesar do seu caráter essencial, as obras do novo Sistema de Abastecimento de Água da Copasa, em Brumadinho, foram temporariamente suspensas devido ao aumento de casos de contaminação e, assim que for possível um retorno seguro, serão retomadas.

Reforçamos nosso compromisso com o processo de reparação, porém, diante da situação, é necessária a adoção destas medidas de suspensão. A saúde e a segurança das comunidades e dos trabalhadores é prioridade, portanto, serão seriamente respeitadas as diretrizes legais para conter a disseminação da Covid-19.

Distribuição Vale Notícias

Devido às restrições impostas pela Onda Roxa da pandemia de Covid-19 no estado, no mês de março o Vale Notícias está sendo distribuído exclusivamente online, em formato PDF.

Pagamento emergencial na declaração do Imposto de Renda

Se você recebeu indenização emergencial pela Vale durante o ano de 2020, lembre-se de inserir o valor na declaração do seu Imposto de Renda. Para receber o comprovante de depósito dos pagamentos emergenciais realizados no ano passado, você deve entrar em contato com o Alô Indenizações: 0800 888 1182 (ligação gratuita). O prazo de envio do comprovante é de até 10 dias úteis após a solicitação.

Jovens Construtores em Saúde

Lívia Almeida, estudante de 16 anos, mora em Córrego do Feijão e frequenta a Estação Conhecimento Brumadinho desde 2016, quando começou a fazer aulas de atletismo. Em 2020, tornou-se aluna do projeto Vale Música e está aprendendo a tocar clarinete. Mas Lívia não parou por aí: ela também entrou para o grupo Jovens Construtores em Saúde, uma frente do programa Ciclo Saúde.

Os jovens recebem formação e são incentivados a atuar de forma proativa no fortalecimento da saúde comunitária. Em Brumadinho, eles desenvolvem ações focadas na saúde mental e na educação ambiental. Lívia conta que seu grupo definiu uma estratégia de conscientização por meio da reciclagem de garrafas de plástico. “Espero que tudo que planejamos seja realmente bom para as pessoas e as ajude a ter um futuro melhor, sendo mais conscientes”, conta a adolescente, que acredita no empoderamento da comunidade.

O Ciclo Saúde é realizado em conjunto com as secretarias municipais e instituições parceiras, buscando fortalecer a Atenção Básica à Saúde nos territórios impactados e evacuados pelas atividades de mineração da Vale. Além de Brumadinho, o programa atua em Mário Campos e Sarzedo. Nesses três territórios, já capacitou mais de 550 profissionais e entregou 2 mil itens para atendimento a 47 Unidades Básicas de Saúde, fornecendo, ainda, apoio à gestão em saúde

Juntos, podemos mais

Há pouco mais de dois anos, inúmeros profissionais trabalham para reparar os danos causados às pessoas e aos territórios impactados pelo rompimento da Barragem B1, em Brumadinho. Dentre elas, estão pessoas da comunidade, empenhadas em melhorar o lugar onde vivem.

Wagner Xavier é um dos que atuam como parceiros. Por meio do Instituto Yara Tupinambá, ele foi o instrutor do curso de Oficial de Construção Civil oferecido para 63 pessoas dos bairros Parque da Cachoeira, Alberto Flores, Cantagalo e Córrego do Feijão. “Mais do que levar uma capacitação técnica, ao longo de quase um ano, atuamos como uma mão amiga. Eu vi pessoas voltarem a sonhar e a traçar novos planos profissionais”, comenta.

O jovem Eduardo Soares, que é técnico em Informática, conta como vem ajudando na qualificação de mais de 150 moradores dos bairros Parque da Cachoeira e Pires, em cursos de culinária, massoterapia e informática. “Junto à instituição Acresce, diariamente eu cuido para que os alunos consigam acessar os cursos e entendam um pouco mais sobre o mundo da informática. É bonito ver a evolução de todos e mais bonito ainda poder participar dessa transformação social”, destaca. A Escola Municipal Maria Solano Menezes Diniz, em Tejuco, também caminha rumo a uma transformação. Clélia Almeida, diretora da instituição, conta que, com o apoio da mão de obra dos pais dos estudantes, a escola está passando por uma reforma. “Com a ação, cerca de 370 alunos serão beneficiados, sem contar nos familiares desses jovens que acabam sendo positivamente impactados. Afinal, a escola é um lugar de todos”, relata.

EXPEDIENTE: Informativo mensal das ações da Vale em comunidades de atuação | Analistas de Comunicação - Brumadinho: João Marcos Dias joao.marcos@vale.com | Produção editorial e gráfica - BH Press Comunicação | Jornalista responsável - Lilian Ribas (MG0898JP) | Diagramação • BH Press Comunicação | Tiragem -10 mil exemplares | Para mais informações acesse: www.vale.com/reparacao

Faça o download desta edição

Confira as edições anteriores

Fevereiro 2021

Vinte e cinco de janeiro de 2019 sempre será lembrado como o dia mais triste da nossa história. Assumimos o compromisso de honrar cada vítima dessa tragédia transformando a Vale numa empresa mais humana, segura e sustentável. Atualmente, mais de 6.500 pessoas atuam para transformar vidas e reparar os territórios impactados pelo rompimento da Barragem Bl, em Brumadinho. Veja o que temos feito pelas pessoas e pelo meio ambiente.

Faça o download desta edição

Dezembro 2020

A edição fala sobre a Associação Dos Catadores Do Vale Do Paraopeba, vencedora do programa Valorizar Brumadinho em 2020. Pela primeira vez, desde que o programa foi lançado em 2018, os interessados receberam capacitação antes mesmo do lançamento do edital. Também aborda o projeto de qualificação profissional e revitalização de moradias e o monitoramento da qualidade da água do rio Paraopeba.

Faça o download desta edição

Novembro 2020

Antes e depois

Quase dois anos após o rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, o trabalho para reparar os danos causados às pessoas e ao meio ambiente não para. Tudo está sendo feito com respeito, segurança e responsabilidade. Confira na íntegra.

Faça o download desta edição

Outubro 2020

Um sopro para a cultura e o lazer

O complexo do Ginásio Poliesportivo de Brumadinho abrigou o trabalho de voluntários logo após o rompimento da Barragem B1. Agora, ele está sendo revitalizado e modernizado pela Vale. Confira nesta edição do Balanço da Reparação o que já está sendo programado para o local.

Faça o download desta edição

Setembro 2020

Mão na massa e casa renovada

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho em setembro de 2020.

Faça o download desta edição

Agosto 2020

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Julho 2020

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Junho 2020

Dias melhores

Da propriedade rural em que trabalhavam como caseiros, na parte alta da cidade, Cláudia e Cláudio Rodrigues assistiram em tempo real os acontecimentos daquele 25 de janeiro de 2019. Mal sabiam eles que suas vidas também mudariam dali em diante. Alguns meses depois, a fazenda foi adquirida para uso em importantes atividades de reparação e o casal teve que ir em busca de moradia e trabalho.

Faça o download desta edição

Maio 2020

Por Córrego do Feijão

Conheça a história de Ana Paula Assis, que em janeiro de 2020 inaugurou o restaurante Tempero da Chef na região. Além de uma nova vida, Ana Paula buscava uma maneira de ajudar a comunidade da qual faz parte e de que gosta tanto. Esta edição traz também iniciativa de geração de renda durante a pandemia, animais resgatados em Brumadinho que estão disponíveis para adoção e iniciativas da Vale.

Faça o download desta edição

Abril 2020

Responsabilidade e compromisso com a saúde

O novo coronavírus vem deixando todos em alerta e com a gente não é diferente. Estamos constantemente em busca de medidas para preservar a saúde das pessoas. Em Brumadinho, paralisamos algumas atividades e aquelas consideradas essenciais seguem, mas com um número reduzido de trabalhadores.

Faça o download desta edição

Março 2020

Reconstruir, recuperar e restaurar

O projeto-piloto do Marco Zero visa reabilitar as condições originais do ribeirão Ferro-Carvão e restaurar a vegetação com plantas nativas da região, além de contribuir com a recuperação do rio Paraopeba. Entenda o que foi feito até o mês de março, antes da interrupção das obras em razão da pandemia do coronavírus.

Faça o download desta edição

Fevereiro 2020

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Dezembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Novembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Outubro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Setembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição