Sobre a Vale

Vale Notícias - Brumadinho e região

Palavra notícias com um ícone de localização no lugar da letra o
Brumadinho e região | Ano IV | Junho de 2022

Centro Esportivo é revitalizado e entregue à população

Moradores de Brumadinho contam agora com mais um incentivo à prática de atividades físicas. Um dos principais espaços recreativos da cidade, o Centro Esportivo, foi revitalizado e recebeu melhorias como instalação de equipamentos de academia e reformas das quadras, salas para prática de artes marciais e dança, pista de skate e vestiários, além da troca da iluminação e reparos na fachada.

Entregue no final de maio, a reforma faz parte do Termo de Compromisso assinado entre a Vale e a Prefeitura de Brumadinho, como compensação pelo rompimento da barragem B1. A gestão do espaço é de responsabilidade da prefeitura.

Pista de skate com detalhes coloridos pintados. Há árvores em volto do local. Na legenda está escrito “Pista de skate é um dos espaços reformados”.

“Essa entrega é um compromisso firmado pela Vale com o poder público, reflete positivamente no que tange à prática de esporte, lazer e saúde. É um local de convivência social, de suma importância para toda a população”, afirma Samuel de Oliveira, gerente de Território da Vale em Brumadinho

Grande espaço coberto, com as laterais ao ar livre. Há diversos carros estacionados. Na legenda está escrito “O Centro Esportivo atende uma média de 1.200 pessoas por mês”.

O esporte nos ajuda muito a manter a saúde, a termos mais energia. Eu me sinto muito bem praticando atividades físicas. Nessa pandemia, ficamos afastados por mais de um ano e agora podemos voltar. Amei o espaço, tudo novo, está nota 10”. - Carmem Carvalho

Imagem de uma senhora sorrindo. Ela usa uma camiseta escrito “Caminhe”.

Campanhas publicitárias para alavancar comércio

Uma mulher sorri e segura diversas sacolas. Na imagem está escrito “Amigo de Brumadinho compra aqui”” e “As melhores ofertas perto de você”. Além disso, há o logo CDL Brumadinho.

A Vale renovou, por mais dois anos, o convênio com a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brumadinho, com investimento de R$ 1 milhão para contribuir com a divulgação de campanhas publicitárias e ações de marketing das principais datas comerciais do ano (Dia das Mães, Dia dos Namorados, Black Friday, Natal, entre outras). “É preciso atrair e mostrar aos moradores a importância de se consumir no comércio local, um dos maiores empregadores do município”, afirmou Antônio Vieira, coordenador da CDL na cidade.

Premiados por Valorizar Brumadinho

A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) conquistou o primeiro lugar na categoria Assistência Comunitária da edição 2021 do Programa Valorizar Brumadinho. O recurso financeiro, recebido como prêmio, está sendo utilizado na reforma de sua sede e compra de materiais, mobília e equipamentos novos.

Esses bens trouxeram melhoria na qualidade e quantidade de atendimento. Proporcionaram, também, ambiente adequado para os atendidos, jovens com deficiência intelectual múltipla, tanto no deslocamento quanto no dia a dia.”

Conheça os 28 premiados pelo Valorizar em Brumadinho, que distribuiu R$ 1,4 milhão aos selecionados na terceira edição do programa. A iniciativa busca reconhecer e fomentar projetos sociais que mudam a realidade das comunidades, em diversas categorias.

Clique aqui

Estrutura metálica com alguns objetos pendurados. No chão há tapetes coloridos. A legenda diz “O therasuit, também chamado de ‘gaiola’, é utilizado pela Apae no tratamento de crianças e adolescentes com mobilidade reduzida”

Acordo de Reparação Integral: quatro novos projetos para Brumadinho

Os compromitentes* do Acordo de Reparação Integral deram ordem de início para execução de quatro novos projetos de Reparação Socioeconômica em Brumadinho. A Vale já iniciou os trabalhos para realizá-los com acompanhamento e fiscalização dos compromitentes e da Auditoria Socioeconômica da Fundação Getúlio Vargas.

Saiba mais:

Construção de pelotão do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais.

Estruturação de uma sala de urgência na UPA Valdemar de Assis Barcelos: aquisição, entrega e instalação de materiais, equipamentos e mobiliários.

Manutenção do Termo de Pactuação de Atos em Brumadinho: disponibilização de recursos financeiros ao município para a continuidade das ações de saúde e assistência social iniciadas após o rompimento.

Fortalecimento dos serviços socioassistenciais municipal: disponibilização de recurso financeiro ao município para ampliação de equipes técnicas e/ou aquisição de bens e materiais para os equipamentos públicos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e capacitação dos trabalhadores do SUAS pela Vale por meio de instituição a ser contratada.

*Compromitentes: Governo de MG, Ministério Público de MG, Ministério Público Federal e Defensoria Pública de MG.

 Ilustração de um homem sentado, mexendo em um notebook. Ao lado está escrito “Você pode obter mais informações pelo site www. mg.gov.br/pro-brumadinho.”

EXPEDIENTE: Informativo mensal das ações da Vale em comunidades de atuação | Analista de Comunicação - Brumadinho: João Marcos Dias | Produção editorial e gráfica – BH Press Comunicação | Jornalista responsável – Lilian Ribas (MG08798JP) | Diagramação - BH Press Comunicação | Tiragem - 10.500 exemplares | Para mais informações acesse: www.vale.com/reparacao




Maio 2022

Borboleta rara é encontrada

Em Brumadinho, uma espécie rara, registrada há mais de dez anos, foi reencontrada por biólogos da Vale e por especialistas. A borboleta ribeirinha, conhecida pelos cientistas como Parides burchellanus está entre os animais brasileiros ameaçados de extinção e na lista vermelha da União Internacional para Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais.

Faça o download desta edição

Abril 2022
Ilustração com um trator ao fundo e uma mão assinando o acordo de Reparação Integral

Acordo de Reparação Integral

O Governo de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), o Ministério Público Federal (MPF) e a Defensoria Pública de Minas Gerais (DPMG) aprovaram e deram ordem de início para 9 projetos de reparação socioeconômica do Acordo de Reparação Integral, sendo 3 em Brumadinho (anexo I.4) e 6 nos outros 25 municípios da bacia do Paraopeba (anexo I.3) considerados atingidos pelo rompimento da barragem B1.

Faça o download desta edição

Março 2022

Creche Palhano é entregue

As crianças do bairro Palhano contam agora com novo espaço de educação infantil: no dia 23 de fevereiro, entregamos à prefeitura de Brumadinho mais uma creche, que começou a funcionar em março

Faça o download desta edição

Fevereiro 2022

Veículos para atendimento de saúde

A prefeitura de Brumadinho recebeu, no dia 5 de janeiro, 15 veículos (7 minivans, 3 vans e 5 ambulâncias equipadas com UTI) para apoiar no atendimento de saúde dos moradores. A entrega é parte do termo de pactuação firmado entre a Vale e o município.

Faça o download desta edição

Dezembro 2021

O guardião das sementes

Conheça a história de Salvador da Silva, morador de Brumadinho, que ajudou a coletar 600 kg de frutos e sementes de 80 espécies nativas para recuperar a biodiversidade na região impactada. Ele é um dos integrantes do Projeto Sementes, desenvolvido pela Vale em parceria com especialistas e iniciado ainda em 2019.

Faça o download desta edição

Novembro 2021

Vale finaliza pagamento emergencial

Confira as informações sobre a conclusão do pagamento emergencial no Acordo de Reparação Integral assinado entre a empresa, o Governo de Minas Gerais e as Instituições de Justiça. Lançamos mais um vídeo explicativo sobre a continuidade de ações nas comunidades para esclarecer todas as dúvidas. Na edição, conheça mais também sobre as abelhas de Brumadinho que vêm contribuindo com a recuperação ambiental.

Faça o download desta edição

Outubro 2021

Vocês está por dentro do Novo Acordo de Reparação Integral?

Nesta edição você confere detalhes sobre o Acordo de Reparação Integral, um compromisso firmado judicialmente entre a Vale, o Estado de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais com o objetivo de definir obrigações de fazer e de pagar da Vale visando à reparação integral dos danos, impactos negativos e prejuízos socioambientais e socioeconômicos decorrentes do rompimento da barragem.

Faça o download desta edição

Setembro 2021

Nova sede para o Batalhão da Polícia Militar

Nesta edição, confira a entrega da nova sede do Batalhão da Polícia Militar à população de Brumadinho. Veja, também, como foi o cortejo festivo realizado pela Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Córrego Ferreira e saiba detalhes sobre o monitoramento de poços que a Vale tem feito para garantir a qualidade da água nas comunidades impactadas pelo rompimento da barragem B1.

Faça o download desta edição

Agosto 2021
Senhora idosa lendo um livro segurado por uma mulher

Bordando Histórias


Conheça o projeto Projeto Semeando a Esperança, que reúne mulheres de Brumadinho para bordarem suas histórias e ressignificarem o luto pela perda de familiares e amigos no rompimento da barragem B1. Semanalmente, 72 alunas participam de aulas com a metodologia A(bordar) o Ser, que valoriza as trocas e vivências entre as alunas. A técnica foi desenvolvida há 30 anos pelo Grupo Matizes Dumont, parceiro da Fundação Vale no Semeando Esperança

Faça o download desta edição

Julho 2021

Balanço da Reparação

Nesta edição confira o que estamos fazendo pela recuperação do meio ambiente e pelas pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem B1 e nos territórios evacuados de janeiro a julho de 2021. Conheça também um dos 50 empreendimentos que participaram do Projeto para o Fortalecimento e Competitividade do Setor Privado do Turismo, que receberam assistência técnica em diferentes áreas de gestão em parceria com a Vale.

Faça o download desta edição

Junho 2021

Mais de dez mil pessoas já firmaram acordos de indenização. Desde a assinatura do Termo de Compromisso com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em abril de 2019, a Vale vem trabalhando ininterruptamente na negociação e no pagamento das indenizações. Saiba mais nesta edição.

Faça o download desta edição

Maio 2021

A tecnologia vem auxiliando na reparação do meio ambiente, em Brumadinho, por meio de parcerias científicas. Uma técnica inovadora desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é capaz de resgatar o DNA e criar cópias das plantas, auxiliando na reabilitação da vegetação impactada. Conheça mais sobre a iniciativa nesta edição.

Faça o download desta edição

Março 2021

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 e das restrições impostas na Onda Roxa pelo Governo do Estado de Minas, suspendemos temporariamente todas as atividades classificadas como não essenciais em Brumadinho e demais municípios de atuação na bacia do rio Paraopeba. Confira as ações de março do Vale Notícias.

Faça o download desta edição

Fevereiro 2021

Vinte e cinco de janeiro de 2019 sempre será lembrado como o dia mais triste da nossa história. Assumimos o compromisso de honrar cada vítima dessa tragédia transformando a Vale numa empresa mais humana, segura e sustentável. Atualmente, mais de 6.500 pessoas atuam para transformar vidas e reparar os territórios impactados pelo rompimento da Barragem Bl, em Brumadinho. Veja o que temos feito pelas pessoas e pelo meio ambiente.

Faça o download desta edição

Dezembro 2020

A edição fala sobre a Associação Dos Catadores Do Vale Do Paraopeba, vencedora do programa Valorizar Brumadinho em 2020. Pela primeira vez, desde que o programa foi lançado em 2018, os interessados receberam capacitação antes mesmo do lançamento do edital. Também aborda o projeto de qualificação profissional e revitalização de moradias e o monitoramento da qualidade da água do rio Paraopeba.

Faça o download desta edição

Novembro 2020

Antes e depois

Quase dois anos após o rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, o trabalho para reparar os danos causados às pessoas e ao meio ambiente não para. Tudo está sendo feito com respeito, segurança e responsabilidade. Confira na íntegra.

Faça o download desta edição

Outubro 2020

Um sopro para a cultura e o lazer

O complexo do Ginásio Poliesportivo de Brumadinho abrigou o trabalho de voluntários logo após o rompimento da Barragem B1. Agora, ele está sendo revitalizado e modernizado pela Vale. Confira nesta edição do Balanço da Reparação o que já está sendo programado para o local.

Faça o download desta edição

Setembro 2020

Mão na massa e casa renovada

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho em setembro de 2020.

Faça o download desta edição

Agosto 2020

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Julho 2020

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Junho 2020

Dias melhores

Da propriedade rural em que trabalhavam como caseiros, na parte alta da cidade, Cláudia e Cláudio Rodrigues assistiram em tempo real os acontecimentos daquele 25 de janeiro de 2019. Mal sabiam eles que suas vidas também mudariam dali em diante. Alguns meses depois, a fazenda foi adquirida para uso em importantes atividades de reparação e o casal teve que ir em busca de moradia e trabalho.

Faça o download desta edição

Maio 2020

Por Córrego do Feijão

Conheça a história de Ana Paula Assis, que em janeiro de 2020 inaugurou o restaurante Tempero da Chef na região. Além de uma nova vida, Ana Paula buscava uma maneira de ajudar a comunidade da qual faz parte e de que gosta tanto. Esta edição traz também iniciativa de geração de renda durante a pandemia, animais resgatados em Brumadinho que estão disponíveis para adoção e iniciativas da Vale.

Faça o download desta edição

Abril 2020

Responsabilidade e compromisso com a saúde

O novo coronavírus vem deixando todos em alerta e com a gente não é diferente. Estamos constantemente em busca de medidas para preservar a saúde das pessoas. Em Brumadinho, paralisamos algumas atividades e aquelas consideradas essenciais seguem, mas com um número reduzido de trabalhadores.

Faça o download desta edição

Março 2020

Reconstruir, recuperar e restaurar

O projeto-piloto do Marco Zero visa reabilitar as condições originais do ribeirão Ferro-Carvão e restaurar a vegetação com plantas nativas da região, além de contribuir com a recuperação do rio Paraopeba. Entenda o que foi feito até o mês de Abril, antes da interrupção das obras em razão da pandemia do coronavírus.

Faça o download desta edição

Fevereiro 2020

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Dezembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Novembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Outubro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Setembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição