Notícias vale

Sobre a Vale

Notícias vale

Logo Notícias

Brumadinho e região | Ano II | Outubro 2020

Brumadinho e região

A Vale desenvolve uma série de iniciativas para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho e municípios desta região. O informativo Notícias da Vale foi criado para compartilhar com a comunidade as principais ações.
Confira nesta página informações relativas a Outubro de 2020.

Um sopro para a cultura e o lazer

Na infância, ela acompanhava o pai em partidas de futsal nas quadras poliesportivas. Quando cresceu, o Teatro Municipal Nicodemos da Cunha foi o local em que, por 10 anos, realizou apresentações com a Banda São Sebastião. A vida da saxofonista Renata Campos Vilaça

está ligada ao complexo do Ginásio Poliesportivo de Brumadinho, que abrigou o trabalho de voluntários logo após o rompimento da Barragem B1 e está sendo revitalizado pela Vale. Foram realizados reparos elétricos, pinturas e manutenções diversas na área de lazer, na academia de ginástica, nos prédios principal e administrativo e na pista de skate. A reforma das quadras está em fase final e o teatro passa por uma modernização, com revestimento termoacústico do teto, pintura e novos mobiliários.


A Banda São Sebastião já não se apresenta no teatro há anos, devido a questões de segurança e ruídos externos. Ao entrar novamente no local, Renata se encanta e faz planos. “Estamos ensaiando para presentear a comunidade com uma apresentação gratuita no teatro municipal, em maio de 2021, quando a banda completa 92 anos”, espera a musicista.

A música está no ar

A reforma do teatro vem em boa hora para uma cidade com tradição na música sinfônica. “Brumadinho respira música. Temos cinco bandas tradicionais no município, além da Escola de Cordas em Inhotim”, destaca a saxofonista Renata. Sua filha Maya, de cinco anos, já arrisca as primeiras notas no trompete e o marido Anderson Cordeiro é o maestro da Banda São Sebastião, que conta hoje com 25 integrantes e 11 iniciantes. Em Brumadinho, crianças e adolescentes também têm a oportunidade de receber formação musical por meio do Programa Vale Música.
Saiba mais em vale.com/patrocinios.



Barragem B6 está mais segura

A Barragem B6, localizada na Mina Córrego do Feijão, recebeu Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva, o que atesta as condições de estabilidade e segurança, sendo encerrada a situação de emergência conforme o Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM). Impactada pelo rompimento da B1, a B6 recebeu uma série de intervenções para aumentar sua segurança e estabilidade. Entre outras ações, foram feitas a limpeza do dreno no pé da barragem, a recomposição das drenagens superficial e de água. As obras são acompanhadas por auditoria técnica independente designada pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e o encerramento da situação de emergência da estrutura foi comunicado às autoridades competentes.



À espera dos alunos

Enquanto aguardam a retomada das aulas presenciais, 17 escolas municipais de Brumadinho passam por reformas para receberem seus alunos com mais conforto e bem-estar. Em 11 unidades, a Vale está concluindo melhorias como pinturas e reparos nas salas de aulas. Nas demais seis escolas, as intervenções, em áreas internas e externas, como quadras, envolverão revisão da parte elétrica, iluminação, piso, telhado, hidráulica, pintura e correção de trincas. As reformas estão sendo feitas conforme a necessidade das unidades escolares, que atendem alunos da educação infantil ao ensino médio.

Reforma dos cemitérios

Em apoio à população e visando oferecer mais conforto aos visitantes, a Vale promove reformas nos cemitérios de Brumadinho. O projeto prevê melhorias na infraestrutura de instalações antigas e também em áreas de expansão. Os serviços são realizados de acordo com as necessidades de cada localidade e estarão concluídos até o fi nal de outubro. Entre eles, estão: pavimentação para pedestres, construção e reforma de muros, ossário e cruzeiro, banheiros, pontos de energia e água, iluminação, bancos, bebedouros, depósitos de materiais de limpeza e equipamentos, além de paisagismo.

O cemitério de Córrego do Feijão está passando por melhorias de acordo com o projeto Território-Parque, que inclui a construção de uma capela-velório.

Reforma dos cemitérios

1. Parque das Rosas

2. Casa Branca

3. São José do Paraopeba

4. Piedade do Paraopeba

5. Tejuco

6. Aranha

7. Suzana

8. Conceição de Itaguá

9. Córrego do Feijão

Faça o download desta edição

ValeZap Brumadinho Deseja receber informações atualizadas da sua região pelo Whatsapp? Clique aqui e participe do Valezap Brumadinho

Confira as edições anteriores

Setembro

Mão na massa e casa renovada

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho em setembro de 2020.

Faça o download desta edição

Agosto

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Julho

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Junho

Dias melhores

Da propriedade rural em que trabalhavam como caseiros, na parte alta da cidade, Cláudia e Cláudio Rodrigues assistiram em tempo real os acontecimentos daquele 25 de janeiro de 2019. Mal sabiam eles que suas vidas também mudariam dali em diante. Alguns meses depois, a fazenda foi adquirida para uso em importantes atividades de reparação e o casal teve que ir em busca de moradia e trabalho.

Faça o download desta edição

Maio

Por Córrego do Feijão

Conheça a história de Ana Paula Assis, que em janeiro de 2020 inaugurou o restaurante Tempero da Chef na região. Além de uma nova vida, Ana Paula buscava uma maneira de ajudar a comunidade da qual faz parte e de que gosta tanto. Esta edição traz também iniciativa de geração de renda durante a pandemia, animais resgatados em Brumadinho que estão disponíveis para adoção e iniciativas da Vale.

Faça o download desta edição

Abril

Responsabilidade e compromisso com a saúde

O novo coronavírus vem deixando todos em alerta e com a gente não é diferente. Estamos constantemente em busca de medidas para preservar a saúde das pessoas. Em Brumadinho, paralisamos algumas atividades e aquelas consideradas essenciais seguem, mas com um número reduzido de trabalhadores.

Faça o download desta edição

Março

Reconstruir, recuperar e restaurar

O projeto-piloto do Marco Zero visa reabilitar as condições originais do ribeirão Ferro-Carvão e restaurar a vegetação com plantas nativas da região, além de contribuir com a recuperação do rio Paraopeba. Entenda o que foi feito até o mês de março, antes da interrupção das obras em razão da pandemia do coronavírus.

Faça o download desta edição

1 sem título