Sobre a Vale

Vale Notícias - Brumadinho e região



topo


Moradores reúnem-se para praticar esporte

Há cerca de 20 anos, ela jogava vôlei profissionalmente, em Belo Horizonte, ao lado da ex-jogadora olímpica Sheilla Castro. Hoje, Giselle Sales, que mora em Brumadinho, se tornou monitora do Projeto de Incentivo ao Esporte, em Córrego do Feijão.

A iniciativa surgiu do desejo da comunidade e ganhou forma com a parceria entre a Vale e a Associação de Moradores, que coordena as atividades. O objetivo é promover o bem-estar dos moradores e o fortalecimento dos vínculos comunitários. Na quadra poliesportiva, em Córrego do Feijão, crianças, jovens e adultos participam de aulas gratuitas de vôlei e peteca. Na arena G10, no centro de Brumadinho, são ofertadas as modalidades de futebol society, futevôlei e vôlei de areia. “Estou muito feliz em participar deste projeto e poder transmitir meu conhecimento a esses alunos tão empenhados”, declarou a monitora Giselle, que também levou seu filho de 12 anos para as aulas.

Giselle Sales Aula inaugural
Caminho para diversificar a economia

Mesmo durante a pandemia, Renato Barbosa proprietário da Pousada Verde Villas, em Brumadinho, viu seu negócio crescer. Ele foi um dos 50 empreendedores que participaram do projeto de Fortalecimento da Competitividade do Setor Privado de Turismo, apoiado pela Vale e conduzido pelo Circuito Veredas do Paraopeba em Brumadinho, Juatuba, Mário Campos, Igarapé e São Joaquim de Bicas. Os participantes receberam consultoria em plano de negócios, finanças, marketing e comunicação digital.

“As capacitações que tivemos foram com pessoas muito qualificadas, que trouxeram muita informação de gestão para o nosso negócio, fazendo a gente olhar para o futuro”, relatou Renato.

Outra iniciativa em andamento para fortalecer o setor é o Projeto de Idiomas. Atualmente, 77 trabalhadores do Turismo estão aprendendo inglês. Em parceria com o Instituto Rede Terra, a Vale também está desenvolvendo ações para impulsionar o turismo rural e de base comunitária, além de desenvolver a governança turística do território e aprimorar a competitividade dos recursos turísticos da região.




Centro de Convivência está aberto aos familiares

Desde fevereiro deste ano, as portas do Centro de Convivência estão abertas aos familiares das vítimas do rompimento da barragem, em Brumadinho. Localizada no centro da cidade, uma residência foi transformada num lugar para acolher, trocar experiências, ajudar-se mutuamente e estabelecer vínculos.

Idealizado pela Avabrum (Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos pelo Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão) e viabilizado em parceria com a Vale, o local recebe mensalmente cerca de 80 pessoas. Há espaço lúdico para as crianças, área de lazer, academia e horta comunitária.

Entre as atividades oferecidas estão a acupuntura, a yoga (presencial e online) e a massoterapia. O local funciona de segunda a sábado, respeitando todas as regas de prevenção à Covid-19.

Atividades online

Em outubro, o Centro de Convivência passou a oferecer aulas online semanalmente aos familiares que residem fora de Brumadinho: treino funcional, meditação e pilates solo. A participação pode ser ao vivo ou assistindo às atividades gravadas. Mais informações: (31) 9.9511-8375.





O guardião das sementes

Salvador da Silva, morador de Brumadinho, ajudou a coletar 600 kg de frutos e sementes de 80 espécies nativas para recuperar a biodiversidade na região impactada. Ele é um dos integrantes do Projeto Sementes, desenvolvido pela Vale em parceria com especialistas e iniciado ainda em 2019. “O gosto pela natureza eu herdei do meu pai. Fui criado na mata, muito curioso por árvores. Quando fui tomando mais idade, comecei a trabalhar como produtor rural, até descobrir que poderia usar meu gosto como profissão”, conta Salvador, que hoje trabalha com a equipe da Vale, identificando árvores locais e a rotina dos animais silvestres que dependem delas.

Entre as sementes coletadas estão árvores raras, ameaçadas de extinção e protegidas por lei, como: Cedro, Tambu Branco, Jacarandá da Bahia, Palmito Juçara, Braúna, Aroeira Verdadeira e Ipês. Até hoje, 200 mil mudas foram produzidas e estão sendo plantadas aos poucos em áreas impactadas e áreas de compensação, em Brumadinho.

Esse trabalho é retratado na websérie Reflorestar – Sementes da Reparação, veiculada no www.youtube.com/vale. Veja o primeiro capítulo aqui.



Acesse aqui para assistir ao quinto vídeo da série sobre o Acordo de Reparação Integral: Pacote de Respostas Rápidas.



EXPEDIENTE: Informativo mensal das ações da Vale em comunidades de atuação | Analista de Comunicação - Brumadinho: João Marcos Dias | Produção editorial e gráfica – BH Press Comunicação | Jornalista responsável – Lilian Ribas (MG08798JP) | Diagramação - BH Press Comunicação | Tiragem - 10.500 exemplares | Para mais informações acesse: www.vale.com/reparacao




Novembro 2021

Vale finaliza pagamento emergencial

Confira as informações sobre a conclusão do pagamento emergencial no Acordo de Reparação Integral assinado entre a empresa, o Governo de Minas Gerais e as Instituições de Justiça. Lançamos mais um vídeo explicativo sobre a continuidade de ações nas comunidades para esclarecer todas as dúvidas. Na edição, conheça mais também sobre as abelhas de Brumadinho que vêm contribuindo com a recuperação ambiental.

Faça o download desta edição

Outubro 2021

Vocês está por dentro do Novo Acordo de Reparação Integral?

Nesta edição você confere detalhes sobre o Acordo de Reparação Integral, um compromisso firmado judicialmente entre a Vale, o Estado de Minas Gerais, o Ministério Público do Estado de Minas Gerais, o Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais com o objetivo de definir obrigações de fazer e de pagar da Vale visando à reparação integral dos danos, impactos negativos e prejuízos socioambientais e socioeconômicos decorrentes do rompimento da barragem.

Faça o download desta edição

Setembro 2021

Nova sede para o Batalhão da Polícia Militar

Nesta edição, confira a entrega da nova sede do Batalhão da Polícia Militar à população de Brumadinho. Veja, também, como foi o cortejo festivo realizado pela Guarda de Moçambique Nossa Senhora do Rosário e São Benedito de Córrego Ferreira e saiba detalhes sobre o monitoramento de poços que a Vale tem feito para garantir a qualidade da água nas comunidades impactadas pelo rompimento da barragem B1.

Faça o download desta edição

Agosto 2021
Senhora idosa lendo um livro segurado por uma mulher

Bordando Histórias


Conheça o projeto Projeto Semeando a Esperança, que reúne mulheres de Brumadinho para bordarem suas histórias e ressignificarem o luto pela perda de familiares e amigos no rompimento da barragem B1. Semanalmente, 72 alunas participam de aulas com a metodologia A(bordar) o Ser, que valoriza as trocas e vivências entre as alunas. A técnica foi desenvolvida há 30 anos pelo Grupo Matizes Dumont, parceiro da Fundação Vale no Semeando Esperança

Faça o download desta edição

Julho 2021

Balanço da Reparação

Nesta edição confira o que estamos fazendo pela recuperação do meio ambiente e pelas pessoas atingidas pelo rompimento da Barragem B1 e nos territórios evacuados de janeiro a julho de 2021. Conheça também um dos 50 empreendimentos que participaram do Projeto para o Fortalecimento e Competitividade do Setor Privado do Turismo, que receberam assistência técnica em diferentes áreas de gestão em parceria com a Vale.

Faça o download desta edição

Junho 2021

Mais de dez mil pessoas já firmaram acordos de indenização. Desde a assinatura do Termo de Compromisso com a Defensoria Pública do Estado de Minas Gerais, em abril de 2019, a Vale vem trabalhando ininterruptamente na negociação e no pagamento das indenizações. Saiba mais nesta edição.

Faça o download desta edição

Maio 2021

A tecnologia vem auxiliando na reparação do meio ambiente, em Brumadinho, por meio de parcerias científicas. Uma técnica inovadora desenvolvida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) é capaz de resgatar o DNA e criar cópias das plantas, auxiliando na reabilitação da vegetação impactada. Conheça mais sobre a iniciativa nesta edição.

Faça o download desta edição

Abril 2021

"Desde o rompimento da barragem I, a Vale destinou R$ 32,9 milhões, para ações de atendimento psicossocial da população. Profissionais da Reparação têm como missão exercer o trabalho pautado no diálogo e na escuta sobre as necessidades de cada atingido. Nesta edição, conheça a história de Adriano e algumas ações da Vale na região."

Faça o download desta edição

Março 2021

Em razão do agravamento da pandemia de Covid-19 e das restrições impostas na Onda Roxa pelo Governo do Estado de Minas, suspendemos temporariamente todas as atividades classificadas como não essenciais em Brumadinho e demais municípios de atuação na bacia do rio Paraopeba. Confira as ações de março do Vale Notícias.

Faça o download desta edição

Fevereiro 2021

Vinte e cinco de janeiro de 2019 sempre será lembrado como o dia mais triste da nossa história. Assumimos o compromisso de honrar cada vítima dessa tragédia transformando a Vale numa empresa mais humana, segura e sustentável. Atualmente, mais de 6.500 pessoas atuam para transformar vidas e reparar os territórios impactados pelo rompimento da Barragem Bl, em Brumadinho. Veja o que temos feito pelas pessoas e pelo meio ambiente.

Faça o download desta edição

Dezembro 2020

A edição fala sobre a Associação Dos Catadores Do Vale Do Paraopeba, vencedora do programa Valorizar Brumadinho em 2020. Pela primeira vez, desde que o programa foi lançado em 2018, os interessados receberam capacitação antes mesmo do lançamento do edital. Também aborda o projeto de qualificação profissional e revitalização de moradias e o monitoramento da qualidade da água do rio Paraopeba.

Faça o download desta edição

Novembro 2020

Antes e depois

Quase dois anos após o rompimento da Barragem B1, em Brumadinho, o trabalho para reparar os danos causados às pessoas e ao meio ambiente não para. Tudo está sendo feito com respeito, segurança e responsabilidade. Confira na íntegra.

Faça o download desta edição

Outubro 2020

Um sopro para a cultura e o lazer

O complexo do Ginásio Poliesportivo de Brumadinho abrigou o trabalho de voluntários logo após o rompimento da Barragem B1. Agora, ele está sendo revitalizado e modernizado pela Vale. Confira nesta edição do Balanço da Reparação o que já está sendo programado para o local.

Faça o download desta edição

Setembro 2020

Mão na massa e casa renovada

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho em setembro de 2020.

Faça o download desta edição

Agosto 2020

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Julho 2020

Reparar com transparência

No 4° Balanço da Reparação você acompanha, em detalhes, o que já foi feito no primeiro semestre, o que está em andamento e o trabalho para os próximos anos.

Faça o download desta edição

Junho 2020

Dias melhores

Da propriedade rural em que trabalhavam como caseiros, na parte alta da cidade, Cláudia e Cláudio Rodrigues assistiram em tempo real os acontecimentos daquele 25 de janeiro de 2019. Mal sabiam eles que suas vidas também mudariam dali em diante. Alguns meses depois, a fazenda foi adquirida para uso em importantes atividades de reparação e o casal teve que ir em busca de moradia e trabalho.

Faça o download desta edição

Maio 2020

Por Córrego do Feijão

Conheça a história de Ana Paula Assis, que em janeiro de 2020 inaugurou o restaurante Tempero da Chef na região. Além de uma nova vida, Ana Paula buscava uma maneira de ajudar a comunidade da qual faz parte e de que gosta tanto. Esta edição traz também iniciativa de geração de renda durante a pandemia, animais resgatados em Brumadinho que estão disponíveis para adoção e iniciativas da Vale.

Faça o download desta edição

Abril 2020

Responsabilidade e compromisso com a saúde

O novo coronavírus vem deixando todos em alerta e com a gente não é diferente. Estamos constantemente em busca de medidas para preservar a saúde das pessoas. Em Brumadinho, paralisamos algumas atividades e aquelas consideradas essenciais seguem, mas com um número reduzido de trabalhadores.

Faça o download desta edição

Março 2020

Reconstruir, recuperar e restaurar

O projeto-piloto do Marco Zero visa reabilitar as condições originais do ribeirão Ferro-Carvão e restaurar a vegetação com plantas nativas da região, além de contribuir com a recuperação do rio Paraopeba. Entenda o que foi feito até o mês de Abril, antes da interrupção das obras em razão da pandemia do coronavírus.

Faça o download desta edição

Fevereiro 2020

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Dezembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Novembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Outubro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição

Setembro 2019

Confira as informações relativas às principais ações para desenvolvimento e reparação em Minas Gerais e em Brumadinho.

Faça o download desta edição