FAQ - Perguntas frequentes - Barão de Cocais

Barragens

FAQ - Perguntas frequentes - Barão de Cocais

Porque a barragem Sul Superior de Barão de Cocais teve o grau de risco elevado para 3?

A Vale vem monitorando desde o rompimento de Brumadinho, com uma intensidade muito maior, todas as suas barragens, especialmente as que possuem alteamento à montante. Na barragem Sul Superior existem dois sistemas de monitoramento: um baseado em radar e outro é uma célula robótica à laser. Os dois sistemas vinham apontando resultados convergentes demonstrando a segurança da barragem.

Em 20 de março de 2019, a auditoria independente, que acompanha o monitoramento da barragem, identificou um dado divergente em relação aos dois sistemas. Tal fator, impediu que a empresa mantivesse o certificado de segurança. Por medida de precaução, a Vale elevou o nível de alerta de 2 para 3 e tomou as medidas previstas no protocolo para garantir a segurança da população, incluindo o acionamento da sirene.

O que elevou o alerta de risco tem como ser resolvido?

Sim, a Vale vai implementar um sistema mais sofisticado em termos de célula robótica que funciona à laser. E também há a preocupação de melhorar o índice de segurança da barragem, processo de engenharia que considera os métodos de construção, qual o histórico da barragem e assim, é possível a elaboração de uma intervenção que traga segurança e não ponha a população em mais risco. Por tanto, especificamente em relação à barragem Sul Superior, está sendo avaliado a construção diques de contenção 5km à jusante, para que em caso de rompimento, a massa de material encontre anteparos que possam diminuir a velocidade e reduzir os possíveis efeitos.

O que medem os instrumentos que apresentaram divergência?

Os instrumentos medem qualquer movimentação da barragem.

Quando será trocada a célula robótica?

A área técnica ainda está avaliando. É uma recomendação da empresa certificadora realizar toda a investigação técnica possível para chegar a melhor solução.

O que a população da Zona Secundária de Autossalvamento (ZSS) deve fazer?

As pessoas devem manter a calma e ficar atentas a todas as informações e instruções que são dadas. Há uma equipe qualificada e que conta com todos os órgãos públicos, Defesa Civil, Polícia Militar e Corpo de Bombeiros, planejando e atuando para garantir o bem-estar de todas as pessoas que estão na Zona Secundária de Autossalvamento (ZSS).

Porque foi necessário criar uma Zona de Segurança Secundária (ZSS)?

Na gestão de crise precisamos avaliar o impacto e velocidade de resposta necessária. Na Zona de Segurança Secundária (ZSS) em caso de rompimento da barragem a população teria 1h12 de tempo de ação de resposta.

O que a Vale fará a respeito da população dessa região?

Será feito um mapeamento das famílias, treinamento, conscientização e comunicação para evitar confusões e pânico entre a população.