Sobre a Vale

Reparação Social

Reparação Social

Trabalhar pela reparação integral é nosso compromisso.

Nessa página, você vai conhecer algumas das nossas iniciativas voltadas para melhoria do bem-estar e da qualidade de vida das comunidades impactadas pelo rompimento da Barragem I, em Brumadinho, e pelas evacuações emergenciais.

Duas mulheres sentadas em um sofá, olhando uma para outra sorrindo enquanto fazem bordados coloridos. Atrás delas, há outros dois panos brancos estendidos também bordados. 
Foto aérea de uma barragem. Há bastante terra e maquinários.
Tecido com franjas estendido. Nele, estão bordadas a palavra “Esperançar” e muitas flores coloridas.
Sala de aula com alunos sentados, um ao lado do outro. No centro, há uma mulher em pé gesticulando. Todos usam máscara facial.
Foto de garoto sorrindo segurando uma estrutura branca com fios coloridos em frente ao seu rosto. Ele tem cabelos médios enrolados e está em uma sala de cor amarela.

Veja onde atuamos

Toque em cima dos pins para ver quais são as iniciativas em andamento em cada município

  • Brumadinho
  • Mário Campos
  • Sarzedo
  • Barão de Cocais
  • Nova Lima
  • São Joaquim de Bicas
  • Pará de Minas
  • Pompéu
  • Fortuna de Minas
  • Morada Nova de Minas
  • Papagaios
  • Pequi
  • Curvelo
  • Esmeraldas
  • Igarapé
  • Itabirito
  • Ouro Preto
Foto de uma professional da saúde segurando o braço de uma criança com uma das mãos e aplicando uma injeção com a outra. Ambas usam máscara facial.

Apoio à Atenção Básica de Saúde

Ciclo Saúde

O programa contribui diretamente para o fortalecimento da Rede de Atenção Básica de Saúde de 15 municípios de Minas Gerais por meio da cooperação técnica entre setores, alinhado à política pública nacional. 

Entenda o que fazemos

Equipagem

Fornecemos instrumentos e mobiliário para o aperfeiçoamento do diagnóstico e da prática clínica.

Promoção e Educação em Saúde

Qualificamos multiplicadores e profissionais de saúde que atuam nas equipes de Estratégia de Saúde da Família (ESF) em temas de atenção, prevenção e promoção da saúde.

Apoio à Gestão da Atenção Básica

Reforçamos a capacidade da gestão local, além de apoio à informatização e à gestão integrada da informação para suporte, controle e organização dos serviços prestados pelas UBS’s.

Mulher com camisa cinza, calça jeans, crachá e duas máscaras faciais fazendo uma apresentação com o apoio de um telão, que está atrás dela. Na frente dela, há algumas pessoas sentadas assistindo o que está sendo mostrado no telão.
Veja onde atuamos com essa iniciativa

Ciclo em andamento

  • Morada Nova de Minas
  • Pompéu
  • Papagaios
  • Pequi
  • Fortuna de Minas
  • Itabirito

Ciclo finalizado

  • Barão de Cocais
  • Pará de Minas
  • Nova Lima
  • Brumadinho
  • Sarzedo
  • Mário Campos
  • Paraopeba
  • Inhaúma
  • São Joaquim de Bicas

Ciclo Saúde até aqui

143 UBS’s atendidas
5,6mil itens entregues

entre itens para atendimento, como oxímetros, caixas de vacina, equipamentos odontológicos, eletrocardiógrafos, notebooks e mobiliário

2.168 profissionais

da área de saúde foram capacitados

388 oficinas

realizadas em mais de 1,4 mil horas de formação

216 jovens Construtores em saúde

foram capacitados

Assista ao vídeo doprograma para saber mais

Unidade Básica de Saúde

Entre as melhorias propostas, estão obras de infraestrutura urbana e equipamentos públicos, que são definidas a partir da escuta ativa das comunidades e da parceria com o poder público. Até o momento, dois municípios, Brumadinho e Mário Campos, foram beneficiados com a construção de Unidades de Saúde.

Ter a unidade de saúde aqui está sendo muito bom. Estamos sendo muito bem atendidos pelo município, tem médico e tem dentista muito bom também. Tá tudo novo e bem cuidado.

Silei Matias Aguiar,
moradora de Parque da Cachoeira (Brumadinho)

Foto da entrada da unidade, as paredes são pintadas nas cores cinza e verde.
Foto de alguns aparelhos com uma pia e uma janela ao fundo
Foto de uma sala da unidade contendo uma cadeira odontológica e mais alguns objetos
Foto de um outro angulo da sala.
Foto aérea de uma unidade da saúde apoiada pela Vale, cercada por diversas casas da cidade e árvores. A unidade de saúde é pintada nas cores cinza e azul.

Conheça os espaços

Parque da Cachoeira - Brumadinho

7 salas de atendimento:

Três consultórios de clínica geral, consultório ginecológico, consultório odontológico com sala para escovação, sala de vacinação e sala de procedimentos;

3 salas de serviços:

Sala de higienização, sala de utensílios e farmácia;

5 espaços compartilhados:

Copa para funcionários, vestiário feminino, vestiário masculino, banheiro feminino (incluindo adaptado para PcD) e banheiro masculino (incluindo adaptado para PcD);

6 salas administrativas

Recepção, sala de espera, sala de triagem, sala de agentes, almoxarifado e sala de reunião.

Mário Campos

5 salas de atendimento:

Três consultórios de clínica geral, consultório ginecológico e consultório odontológico com sala para escovação, sala de curativos e sala de cuidados básicos;

4 salas de serviços:

Sala de esterilização, sala de utilidades, farmácia e abrigo de resíduos e controle de zoonose;

5 espaços para áreas administrativas:

Recepção, sala de espera, sala de agentes, almoxarifado e sala de reunião;

5 espaços compartilhados:

Copa para funcionários, vestiário feminino, vestiário masculino, banheiro feminino (incluindo adaptado para PcD) e banheiro masculino (incluindo adaptado para PcD).

Apoio psicossocial

Programa Referência da Família

Desde 2019, o programa oferece apoio psicossocial e cuidado ativo às famílias de todos os municípios atingidos pelo rompimento da barragem ou por remoções involuntárias. O acompanhamento dos membros do núcleo familiar é realizado por meio de um profissional chamado Referência da Família, até que tenham alcançado um grau de autonomia que os permita seguir sua rotina de forma independente.

Grupo grande de pessoas, homens e mulheres, posando para foto em frente a um painel numa sala de aula.

Poder estar presente na vida de uma pessoa, diante da fragilidade em que se encontra, e fortalecê-la de alguma forma, faz muita diferença. O programa Referência da Família propicia isto, com um acompanhamento psicossocial humanizado e personalizado, a partir do contexto dos membros de cada família e da identificação dos impactos, traçamos um plano de acompanhamento sistemático

Roberta de Souza,
profissional Referência da Família.

Veja onde atuamos com essa iniciativa
  • Brumadinho (Comunidade de Parque da Cachoeira)
  • Nova Lima
  • Barão de Cocais
  • Ouro Preto (Antônio Pereira)
  • Itabirito

A reparação até aqui

1.100 famílias atendidas*
+3.300 pessoas atendidas*
+103mil atendimentos realizados*
80% das pessoas atendidas

tiveram o acompanhamento finalizado*

*Dados de maio/22
Foto de uma mão sob tecido bordado com linhas coloridas.

Arteterapia

Semeando Esperança

Realizado desde 2019, o projeto já contribuiu para que mais de 70 mulheres ressignificassem sua dor da perda e do luto por meio da arteterapia. Por meio da técnica do bordado livre, elas contam suas trajetórias de vida, suas vivências e a relação com o território onde vivem em oficinas realizadas de forma online, durante a pandemia. Juntas, elas já produziram mais de 500 peças. De outubro a dezembro de 2021, o Inhotim, em Brumadinho, recebeu a exposição “Histórias do Vivido – Sementes da Esperança” com trabalhos das alunas, entre elas, a Geralda de Fátima Ribeiro Pereira.

Poder estar presente na vida de uma pessoa, diante da fragilidade em que se encontra, e fortalecê-la de alguma forma, faz muita diferença. O programa Referência da Família propicia isto, com um acompanhamento psicossocial humanizado e personalizado, a partir do contexto dos membros de cada família e da identificação dos impactos, traçamos um plano de acompanhamento sistemático

Foto de mulher de cabelos curtos loiros com regata e máscara facial segurando um livro em sua frente. Atrás dela, há vários quadros afixados na parede.
Veja onde atuamos com essa iniciativa
  • Brumadinho

Assistência Integral

Programa PAIA

Para além da reparação financeira dos atingidos, estamos comprometidos com uma reparação integral. Até o momento, mais de 13 mil pessoas já firmaram acordo de indenização com a Vale, entre cíveis e trabalhistas. E para que possam planejar o seu futuro diante das novas condições econômicas e socioambientais, as pessoas indenizadas têm acesso ao Programa de Assistência Integral ao Atingido.

Foto de uma mão entregando um chaveiro de casa para outra mão.

Confira as frentes do programa

Foto de uma mulher com cabelos lisos, longos e escuros sentada em uma cadeira, olhando para frente. Ela usa máscara facial e crachá.

Assistência psicossocial

Atendimento individualizado às famílias por um profissional de referência;

Realização do acolhimento por meio da escuta ativa e empática e articulação do conjunto de assistências necessárias, identificadas durante o atendimento;

Encaminhamentos das demandas de apoio psicológico para o atendimento na rede pública. A Vale tem investido no fortalecimento das políticas públicas municipais, a partir de repasses de recursos financeiros e equipamentos para garantir a melhor assistência aos atingidos.

Foto tirada de cima para baixo de uma mesa com duas mãos sob ela. Uma aponta para diversos papeis e outra aperta um botão de uma calculadora.

Planejamento e educação financeira

Orientação do uso consciente dos recursos financeiros recebidos nas indenizações e/ou doações, pensando na economia doméstica, promovendo hábitos e atitudes diárias adequadas ao perfil individual e familiar;

Suporte às pessoas e famílias no direcionamento das suas finanças, proporcionando maior qualidade de vida e autonomia por meio de conhecimentos sobre educação financeira.

Casal de idosos olhando para um notebook. A mulher está sentada digitando e o homem, em pé com as mãos nas costas dela.

Orientações para a compra de imóveis

Identificação e análise da situação documental dos imóveis de interesse;

Realização de vistorias nos imóveis de interesse para atestar a sua condição de moradia e/ou produção/comercialização;

Apoio na busca de um imóvel bem localizado, próximo a escolas, unidades básicas de saúde, entre outros;

Apoio na mudança para o novo imóvel.

Idoso sorrindo para a câmera com uma das mãos segurando um machado. Atrás dele, há diversas plantações.

Retomada das atividades agropecuárias e assistência técnica rural

Análise da capacidade produtiva do negócio e estudo inicial de viabilidade econômica, que sustentará a decisão do indivíduo ou núcleo familiar a construir um plano de negócio para a retomada produtiva da administração da propriedade rural, responsabilidades fiscais e tributárias.

Elaboração de planos de negócio para a retomada produtiva rural e/ou urbana individual e coletiva, que sustentem as propriedades rurais e permitam qualidade de vida às pessoas.

Mais de 4 mil pessoas já foram atendidas pelo programa, que é voluntário, gratuito e disponível para todos que têm direito à indenização financeira.

Eu realmente não tinha controle sobre a minha vida financeira, aprendi muito. Esse programa me auxiliou muito, não só a organizar minha vida financeira, mas também a comprar o meu imóvel, garantindo que eu estivesse segura ao adquiri-lo e que eu não teria nenhum problema futuro. Eu comecei com o curso de educação financeira. Em oito encontros, aprendi a poupar e a investir

Foto de Flavia Lerman sentada no braço do sofá sorrindo para a câmera. Ela tem cabelos longos, lisos e loiros e usa um vestido longo florido.

Participação ativa da comunidade

Fortalecimento da Participação Social

O exercício da cidadania, de forma democrática, é capaz de tornar a sociedade mais íntegra, próspera e desenvolvida. É com essa crença que o projeto Fortalecimento da Participação Social tem levado a lideranças comunitárias de 10 municípios capacitação e treinamento em temas como ética, política e cidadania, noções de gestão pública, entre outros. O objetivo é contribuir para o exercício da consciência e para a prática de direitos e obrigações do cidadão e poder público em comunidade.

Foto tirada de baixo para cima de mulher com braços cruzados sorrindo para câmera. Ela tem cabelos escuros, lisos e médios. Atrás dela, há uma construção, carros e árvores.
Veja onde atuamos com essa iniciativa
  • Barão de Cocais
  • Curvelo
  • Esmeraldas
  • Igarapé
  • Itabirito
  • Mário Campos
  • Nova Lima
  • Ouro Preto
  • Pompéu
  • São Joaquim de Bicas
Retrato de Roziane Duarte sorrindo para a câmera. Ela está com braços cruzados, usa óculos, um colar grande e está com o cabelo amarrado.

Espero contribuir para o crescimento do nosso distrito. O poder está na mão do povo e precisamos saber como buscar isso

Roziane Duarte,
líder comunitária participante em Angueretá, distrito de Curvelo.

Foto de garoto sorrindo para a câmera enquanto segura uma bola de basquete em cima de sua cabeça. Ele tem cabelos médios, lisos e castanhos e está em uma quadra esportiva.

Trilhas do Saber

Trilha do Saber Esporte e Lazer

Realizada em parceria com o Sesi-MG, a iniciativa tem contribuído com a formação dos profissionais ligados à rede pública ou organizações sociais das áreas de educação, assistência social e esportiva, desde 2021. Com apoio das prefeituras, o projeto Trilhas do Saber Esporte e Lazer promove conteúdo e metodologias que reconheçam e estimulem a prática do exercício físico como direito, com ênfase na promoção de valores e desenvolvimento humano.

Veja onde atuamos com essa iniciativa
  • Itabirito
  • Antônio Pereira
  • Distrito de Ouro Preto



Confira quem pode se inscrever

Educadores e profissionais que atuam no atendimento direto a projetos esportivos no contexto escolar público ou privado;

Profissionais de educação física;

Promotores de atividades físicas junto à comunidade nesses dois municípios;

Professores que acreditam no potencial do brincar como elemento de diálogo e transformação social.

Homem sorrindo para a câmera, segurando uma prancheta e uma caneta. Ele tem barba e cabelos curtos, lisos e castanhos. Atrás dele, há duas pessoas fazendo exercícios físicos.
Foto de Lucilene sorrindo para câmera com diversas medalhas em seu pescoço. Atrás dela, há uma estante com prêmios e bolas esportivas.

A participação no programa traz muito aprendizado. Nos encontros, entendemos o valor do respeito e do agradecimento e aprendemos a nunca desistir de nossos objetivos, independentemente das barreiras. Tem sido muito bom para a família Gigantex

Lucilene Matias,
responsável pelo projeto social Gigantex em Antônio Pereira, Ouro Preto.


Clique aqui para saber mais

Trilhas do Saber Aprendizagem Criativa

O projeto foi lançado juntamente com o ano letivo de 2022, com uma proposta inédita para cinco escolas de Minas Gerais. A metodologia foi desenvolvida pela Faber-Castell para estimular a inovação e a resolução de problema, com um ambiente lúdico e criativo em sala de aula.

Essa metodologia favorece o desenvolvimento de uma série de competências da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), sendo a principal delas a própria criatividade. Também serão trabalhados o pensamento crítico, o trabalho em equipe e o uso significativo, reflexivo e ético da tecnologia, explica

Felipe Faria,
analista de Responsabilidade Social da Vale.


Para que as equipes pedagógicas das escolas atuem como facilitadores do processo, elas receberão formação e acompanhamento durante três anos, além do envolvimento dos familiares dos alunos.

Sala de aula com a luz apagada e alguns pontos de luz espalhados pelas mesas, onde também há papeis e lápis coloridos.
Veja onde atuamos com essa iniciativa
  • Em Itabirito, nas escolas municipais Antônio Toledo Sobrinho, Laura Queiroz, Padre Antônio Cândido e Ribeirão do Eixo
  • Nova Lima (Macacos) na escola Rubem Costa Lima
Criança segurando uma estrutura de papelão, semelhante a um óculos, na frente do rosto. Dois meninos brincando com um carrinho cheio de fios coloridos. Um deles usa máscara facial e o outro boné.  Foto tirada de cima para baixo de mesa com duas mãos apoiadas, um celular e diversos frios coloridos em uma caixa. Foto de duas meninas sorrindo para a câmera enquanto seguram estruturas de plástico com diversos frios coloridos com as mãos. Foto de grupo de crianças e adolescentes em um palco, sorrindo para a câmera enquanto seguram certificados.

Faça você mesmo

Galera Mão na Massa

A criatividade e inovação também caminham juntas no projeto Galera Mão na Massa. Com a parceria da Vale com a EcoCreator, crianças e adolescentes, de 7 a 17 anos, podem se inscrever nas oficinas gratuitas nas áreas de programação, robótica, modelagem 3D e internet das coisas, que acontecem de abril a julho de 2022.

O objetivo é transformar os jovens em protagonistas da evolução social, econômica e humana. Nas oficinas gratuitas, os jovens aprendem, por exemplo, a modelar e imprimir em 3D, a criar aplicativos que solucionam problemas cotidianos, robôs divertidos que interagem com o ambiente através de sensores e óculos de realidade virtual sustentáveis.

Clique aqui para saber mais

Veja onde atuamos com essa iniciativa
  • Itabirito
  • Nova Lima (Macacos)

Homenagem às vítimas

Memorial

As obras do Memorial, em homenagem às vítimas do rompimento da barragem, estão em andamento, com previsão de concluir em dezembro 2022. O projeto, idealizado pela Avabrum - Associação dos Familiares de Vítimas e Atingidos do Rompimento da Barragem Mina Córrego do Feijão Brumadinho, é desenvolvido na comunidade de Córrego do Feijão, em local escolhido pelos familiares representados pela associação.

O Memorial ocupará uma área de 5,5 hectares e terá três espaços temáticos (Pavilhão, Espaço Memória e Espaço Testemunho), conectados por uma fenda. Ao final da fenda, haverá um mirante com vista para área do rompimento.