Trem de Passageiros da EFVM

Trem de Passageiros da EFVM

A Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) opera o único trem de passageiros diário no Brasil que liga duas regiões metropolitanas: Cariacica (ES) e Belo Horizonte (MG).

Às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e chega a Belo Horizonte, Minas Gerais, por volta de 20h10; no sentido inverso, um trem parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30. Há também um trem adicional que faz o percurso entre Itabira e Nova Era, ambas em Minas Gerais.

A passagem deve ser comprada com até 30 minutos de antecedência da saída do trem. Após esse prazo, os guichês só fazem a venda de bilhetes para as viagens programadas para o dia seguinte.

Em funcionamento desde 1907, o serviço transporta cerca de um milhão de passageiros por ano e percorre 664 quilômetros de regiões de belas paisagens e importância histórica. A viagem dura aproximadamente 13 horas.

No trem, há vagão que funciona como lanchonete, outro para restaurante, vagão exclusivo para portadores de necessidades especiais e ar-condicionado no carro executivo. Há serviço de bordo em todos os ambientes.​

Leia mais
Procedimentos de viagem Política Promocional Perguntas Frequentes
  • Compra de passagem

    Além da compra online, o Trem de Passageiros da EFVM conta com alguns pontos de venda externos ao longo da ferrovia, tudo isso para facilitar a compra e melhorar ainda mais sua viagem.

    A compra de passagem poderá ser feita com antecedência de até 60 dias nos pontos de vendas, estações ou internet. Nos locais de embarque, as compras podem ser feitas no mínimo com 30 minutos de antecedência ao horário de partida do trem. Após esse horário, somente serão vendidas passagens para os dias seguintes.

    Para a compra de passagem, você pode apresentar um documento oficial com foto que permita a sua identificação, por exemplo: carteira de identidade (RG); carteira nacional de habilitação (CNH); carteira de identidade emitida por conselho ou federação profissional, com fotografia (OAB, CREA e outras); carteira de trabalho; passaporte válido; cartões de identificação expedidos pelos Poderes Judiciário e Legislativo Federal ou estaduais; documento expedido por ministério ou órgão subordinado à Presidência da República. São aceitos somente documentos originais ou cópias autenticadas.

    O pagamento pode ser realizado no dinheiro e cartão de credito. Não é possível parcelar a compra. Promoções são divulgadas aqui no site, nas estações e interior do trem.

    Crianças com até 5 anos não pagam passagem, mas devem viajar no colo dos pais ou responsáveis. Crianças com 6 anos ou mais pagam o valor integral da passagem. Para bebês ou crianças de colo, transportadas em cadeirinhas, é necessário comprar a passagem para o assento extra.

  • Tipos de passagem

    Existem dois tipos de passagens: Econômica (sem ar condicionado) e Executiva (com ar condicionado).

  • Alteração da data de viagem

    Para fazer qualquer mudança na sua viagem ou até mesmo o cancelamento, você poderá realizar até seis horas antes da partida do trem na estação de embarque.

  • Confirmação de horário de chegada e partida

    Para saber o horário que o trem de passageiros passará em sua localidade, a Vale disponibiliza aos passageiros um número exclusivo: 0300 3136 580. Escolha o mais próximo de você e garanta logo sua passagem para aproveitar de belas paisagens e vivenciar novas histórias.

  • Documentos para embarque

    Carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira de conselhos regionais de trabalho ou passaporte válido.

    Em caso de furto, roubo ou extravio de documento, será aceito o Boletim de Ocorrência contendo os dados de todos os documentos roubados.

    Conheça a seguir os procedimentos para embarques de menores, idosos e pessoas com necessidades especiais.

  • Embarque de menores

    Para o embarque de menores de 12 anos são necessários os seguintes documentos: certidão de nascimento ou documento de identificação com foto - ORIGINAL OU CÓPIA AUTENTICADA.

    Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais estes deverão apresentar o documento de identidade que comprove parentesco com a criança. Quando desacompanhados dos pais ou responsáveis legais, os menores só poderão embarcar mediante apresentação de autorização do Juizado da Infância e Juventude. Somente serão aceitos documentos originais ou cópia autenticada.

    Para os maiores de 12 anos e menores de 18 anos só serão aceitos para embarque documentação de identificação com foto conforme Resolução 4308/2014 da ANTT;

  • Embarque de idosos

    O Estatuto do Idoso prevê duas vagas gratuitas por trem para passageiros de 60 ou mais anos (renda igual ou inferior a dois salários mínimos). Se essas vagas já estiverem ocupadas, o passageiro com esse perfil terá 50% de desconto (válido apenas em viagens interestaduais e na classe econômica), apresentando identidade e comprovante de renda.

  • Embarque de pessoas com necessidades especiais

    O Trem de Passageiros da Estrada de Fero Vitória Minas possui um carro especializado para receber os passageiros com necessidades especiais. Caso você possua algum tipo de dificuldade de locomoção, ou seja, portador de necessidades especiais, solicite uma passagem no carro de passageiros especiais, para que sua viagem seja realizada com o máximo de conforto para você e seu acompanhante. Esse carro também possui um fraldário, instalado no banheiro.

  • Deficientes auditivos

    Os deficientes auditivos também contam com um canal de comunicação com o trem de passageiros: o telefone 0800 021 9934. Por meio dele, é possível obter informações específicas sobre os procedimentos.

  • Bagagem

    O limite de bagagem no trem é de 35 quilos.

    O passageiro pode fracionar esse limite em mais de um volume, que devem ser acomodados no bagageiro acima das poltronas.

    É proibido levar: animais (exceto cães-guia), armas, explosivos, inflamáveis, solventes, produtos perecíveis e outros produtos perigosos.

  • Transporte de animais

    Não é permitido levar animais no trem, exceto cães-guia.

    O cão-guia deve ser transportado gratuitamente, ao lado de seu dono e sob seu controle, na primeira poltrona. O animal deverá estar equipado com arreio e dispensado do uso de focinheira. É obrigatória a apresentação da carteira de identificação e plaqueta de identificação, expedidas pelo centro de treinamento de cães-guia ou pelo instrutor autônomo, que devem conter as seguintes informações:

    No caso da carteira de identificação:

    1. nome do usuário e do cão-guia;
    2. nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo;
    3. número da inscrição no Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica - CNPJ do centro ou da empresa responsável pelo treinamento ou o número da inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas - CPF do instrutor autônomo;
    4. foto do usuário e do cão-guia.

    No caso da plaqueta de identificação:

    1. nome do usuário e do cão-guia;
    2. nome do centro de treinamento ou do instrutor autônomo; e
    3. número do CNPJ do centro de treinamento ou do CPF do instrutor autônomo.

    Itens obrigatórios:

    Carteira de vacinação atualizada, com comprovação da vacinação múltipla e anti-rábica, assinada por médico veterinário com registro no órgão regulador da profissão.

    Equipamento do animal, composto por coleira, guia e arreio com alça.

    A plaqueta de identificação deve ser utilizada no pescoço do cão-guia.

  • Canais de atendimento – dúvidas, sugestões ou reclamações

    Para dúvidas, sugestões ou reclamações sobre o trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas, você conta com um número exclusivo: 0800 285 7000. O Alô Ferroviais é um canal direto com a comunidade que funciona 24 horas e 7 dias na semana. A ligação é gratuita.

    O Trem de Passageiros possui ainda:

    Um canal de comunicação para deficientes auditivos: 0800 021 9934. Uma central para confirmação de horários de chegadas e partidas: 0300 3136 580.

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) conta constantemente com promoções. Todas elas serão divulgadas nesta página, por isso, fique de olho e aproveite!

Para viajar no trem da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), você pode comprar a passagem em 23 pontos de venda físico ou online, com cartões de débito ou crédito Visa e Mastercard. Já para comprar viajar a Estrada de Ferro Carajás (EFC), é necessário dirigir-se a uma estação de compras. Não há venda online.

Caso tenha alguma dificuldade, consulte as dúvidas mais frequentes abaixo ou visite a seção Fale Conosco.

  • Quais são os documentos obrigatórios para embarque?

    Carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, carteira de conselhos regionais de trabalho ou passaporte válido.

  • Empregados da Vale viajam gratuitamente?

    Sim, assim como seus dependentes, e é preciso apresentar crachá funcional e carteira de identidade. Aposentados da Vale e dependentes também viajam gratuitamente e devem apresentar a identificação da Valia. Para a EFC, ex-empregados e aposentados Vale devem retirar os bilhetes no setor de Recursos Humanos.

  • Crianças pagam passagem no trem de passageiros?

    Crianças com até 5 anos não pagam passagem, mas devem viajar no colo dos pais ou responsáveis. Crianças com 6 anos ou mais pagam o valor inteiro da passagem.

  • Quais documentos devo apresentar para viajar com menores de 18 anos?

    Certidão de nascimento ou carteira de identidade dos menores de 18 anos. Menores de 12 anos devem estar acompanhados dos pais ou responsáveis legais e apresentar o documento de identidade junto de documento do responsável que comprove parentesco com a criança. Quando desacompanhados dos pais ou responsáveis legais, os menores só poderão embarcar mediante apresentação de autorização do Juizado da Infância e Juventude. Somente serão aceitos documentos originais ou cópia autenticada.

  • Maiores de 60 anos viajam gratuitamente?

    O Estatuto do Idoso prevê duas vagas gratuitas por trem para passageiros de 60 ou mais anos (renda igual ou inferior a dois salários mínimos). Se essas vagas já estiverem ocupadas, o passageiro com esse perfil terá 50% de desconto (válido apenas em viagens interestaduais e na classe econômica), apresentando identidade e comprovante de renda.

  • Qual o limite de bagagem?

    35 quilos. O passageiro pode fracionar esse limite em mais de um volume.

  • Os trens são adaptados para pessoas com deficiência?

    Sim, na EFVM há um carro exclusivo para passageiros com deficiências ou dificuldade de locomoção e seus respectivos acompanhantes, além de dois assentos gratuitos. Na EFC, somente portadores do passe livre federal (informações em www.transportes.gov.br) viajam gratuitamente.

  • Há espaço para fumantes?

    Não, e não é permitido fumar a bordo.

  • É permitido levar animais?

    Não, exceto cães-guia.

  • Posso comprar a passagem no dia da viagem?

    Sim. A compra pode ser realizada até 30 minutos antes da partida programada, no caso da EFVM, e 45 minutos antes da partida, na EFC.

A Vale apoia o Outubro Rosa

Veja o horário e tarifas em cada destino

Onde comprar?

​​​
D�vidas