Rotas
Todos os dias às 7h, um trem parte de Cariacica, na região metropolitana de Vitória, Espírito Santo, e chega a Belo Horizonte, Minas Gerais, por volta de 20h10; no sentido inverso, um trem parte da capital mineira às 7h30 e encerra a viagem às 20h30. Há também um trem adicional que faz o percurso entre Itabira e Nova Era, ambas em Minas Gerais.
No trem, há um carro que funciona como lanchonete, outro para restaurante, carro exclusivo para cadeirantes e ar-condicionado em toda composição. Há serviço de bordo em todos os ambientes.
Nos trilhos da EFVM
Navegue pela rota e descubra os caminhos por onde a EFVM pode levar você!
Começar a descobrir
Clique nas estações para conhecer as cidades
Belo Horizonte
Referência urbana, cultural e histórica, a capital mineira conta com monumentos, parques, e museus que vão desde a época do barroco brasileiro até os dias atuais. Cercada pela Serra do Curral, a cidade é recheada de belezas naturais e se tornou palco de eventos importantes. Atualmente, é a cidade mais populosa de Minas Gerais do país e se tornou referência em sustentabilidade, de acordo com a World Wide Fund for Nature (WWF).
Graças à Estrada de Ferro Vitória a Minas, BH é uma das duas únicas capitais brasileiras ligadas por um trem de passageiros. A Vale também marca presença na cidade com o Memorial Minas Gerais – Vale, um museu que conta a história e tradição mineira de forma interativa, com cenários reais e virtuais, levando o público de volta ao século XVII.
Visite o site da prefeitura de Belo Horizonte.
Barão de Cocais
Barão de Cocais é um município histórico na região metropolitana de Minas Gerais, conhecido pelas dez quedas d’água da Cachoeira da Pedra Pintada, e pela Cachoeira do Cume Combota, de água límpida e morna, onde se formam duchas e piscinas naturais próprias para banho. É destino certo para os amantes de aventura e esportes radicais e facilmente acessado pela Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Visite o site da prefeitura de Barão de Cocais.
Ipatinga
Com seus grupos e eventos de teatro e música, Ipatinga é conhecida por sua cultura e arte. É lá que acontece o maior festival de Jazz de todo o interior do estado de Minas Gerais, o Ipatinga Live Jazz. Além de ser rica em cultura, é rica em histórias contadas por pessoas que chegam diariamente nos trens da Vale.
Com seus grupos e eventos de teatro e música, Ipatinga é conhecida por sua cultura e arte. Além de ser rica em cultura, é rica em histórias contadas por pessoas que chegam diariamente nos trens da Vale. O município se destaca pelo seu turismo e por ser sede de locais como o Shopping do Aço, o Estádio Ipatingão, o Centro Cultural Usiminas e a Estação Memória, cujo acervo documental inclui registros de momentos culturais, políticos e artísticos de Ipatinga, contando com objetos originados da Vale e obras inspiradas na cultura local.
Visite o site da prefeitura de Ipatinga.
Governador Valadares
Governador Valadares surpreende os visitantes por sua beleza natural exuberante.
De quase todo o município de Governador Valadares é possível ver o Pico do Ibituruna, formação rochosa de cor negra conhecida mundialmente por favorecer a prática do voo livre. A altitude de 1.123m da serra também atrai amantes dos esportes radicais que se aventuram na prática do rapel, escalada, motocross e trilhas.
Faz parte do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce e oferece aos visitantes um calendário de eventos diversificado, como o GV Folia, Expoleste, Festa a Fantasia, Expoagro, Semana do Folclore e os consagrados campeonatos de Asa Delta e Paraglider. Para aproveitar tudo que esse cantinho mineiro tem a oferecer, basta aproveitar uma confortável viagem pela Estrada de Ferro Vitória a Minas.
Visite o site da prefeitura de Governador Valadares.
Conselheiro Pena
Situado às margens do Rio Doce, o município de Conselheiro Pena abriga uma das principais reservas ambientais de Mata Atlântica da região. O Parque Estadual de Sete Salões, reúne montanhas, matas e cachoeira, além da Gruta dos Setes Anões, onde é possível ver pinturas rupestres. Outros destaques são a Serra da Onça e a Serra do Padre Ângelo, onde é possível ter uma linha visão das bacias hidrográficas do Rio Manhuaçu, Rio Cuieté (Rio Caratinga) e Rio Doce.
O local é perfeito para escalaminhadas, escaladas, rapel, mountain bike, vôos de parapente, cavalgadas, observação de pássaros e astronômica, banhos de cachoeiras, exploração de grutas, entre outros. Por isso, muitos fãs de natureza e esporte radicais embarcam nos vagões da EFVM para conhecer esse oásis mineiro.
Visite o site da prefeitura de Conselheiro Pena.
Resplendor
O município de Resplendor foi batizado com esse nome por conta de uma pedra da região que, exposta ao sol, refletia luz em profusão. O núcleo urbano da região começou a se desenvolver a partir da chegada da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), na década de 1910. A ferrovia contribuiu para o progresso da economia e do desenvolvimento populacional de Resplendor, que se desenvolveu ao redor da estação ferroviária.
Localizada no interior do estado de Minas Gerais, Resplendor faz parte do Circuito Turístico Trilhas do Rio Doce, criado em 2005 pela Secretaria de Estado de Turismo. Um dos principais atrativos turísticos é o conjunto paisagístico formado pelo lago da barragem da Usina Hidrelétrica de Aimorés, no caminho do Rio Doce. O espaço é utilizado para praticar de esportes aquáticos, náuticos e da pesca.
Conheça o circuito turístico na região
Visite o site da prefeitura de Resplendor.
Saiba mais sobre o Turismo no Bari
Aimorés
Conhecida como "a terra do Sol eterno", Aimorés é a cidade mais quente do estado de Minas Gerais. Mas não precisa se preocupar: a cidade tem entre os seus atrativos as fontes de água mineral e a Prainha de Água Doce, localizada às margens do Rio Manhaçu.
Outro ponto turístico é o Parque Botânico da Usina Hidrelétrica de Aimorés. O local é aberto diariamente ao público e conta com auditório, teatro de arena, espaço cultural, centro de educação ambiental e a realização de palestras, exposições e atividades ecológicas.
Conheça o circuito turístico na região
Visite o site da prefeitura de Aimorés.
Saiba mais sobre o Turismo no Bari
Baixo Guandu
Detentor de deliciosa comida caseira e belezas naturais de tirar o fôlego, o município de Baixo Guandu está localizado na região centro-oeste do Espírito Santo, a 186 km da capital do estado. Parte da Região Turística de Doce Pontões, abriga uma cultura e povo hospitaleiro e oferece atrações para todos os gostos, como a linda Pedra do Souza, as belas cachoeiras e o rico artesanato.
É ponto de destaque de voo livre internacional na Rampa do Monjolo e faz parte do circuito turistico da região de Bari
Visite o site da prefeitura de Baixo Guandu
Saiba mais sobre o Turismo no Bari
Colatina
Colatina é famosa pelas suas lindas belezas naturais, bucolismo e ar interiorano. O pôr-do-sol da cidade foi classificado, na década de 60, como um dos mais bonitos do mundo pela revista americana "Time". O fenômeno natural deu até nome ao principal centro de lazer e cultura da cidade.
A Praça Sol Poente fica numa área de 20 mil metros quadrados que fez parte do percurso da EFVM até 1975. Lá é possível visitar símbolos remanescentes da ferrovia, como os prédios da antiga estação ferroviária e de um armazém, onde hoje é a Biblioteca Pública Municipal, e ainda um antigo vagão de trem, que funciona como sede da Casa do Artesão.
Visite o site da prefeitura de Colatina.
Fundão
O município de Fundão representa um recanto de belezas naturais. É o único município no estado do Espírito Santo onde há região de montanha e de praia. Seu principal balneário é Praia Grande, que movimenta um grande volume de turistas no verão. Outra atração da cidade é a Cachoeira de Fundão, com mais de 500 metros de pequenas quedas.
Foi a construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas que deu origem à formação de um núcleo populacional às margens do Rio Fundão. Com vocação para a agricultura, a cidade aposta na diversificação de produtos e de negócios, como a produção de mel e a venda de mexericas, que atraem muitos interessados em experimentar essas delicias capixabas.
Visite o site da prefeitura de Fundão.
Cariacica
O município de Cariacica é dono de um patrimônio histórico, religioso e cultural de grande importância, pois reflete a miscigenação brasileira e sua formação agrega povos indígenas, negros e imigrantes europeus. Um dos seus principais atrativos é o Carnaval de Congo de Máscaras de Roda D'Água, que reúne cerca de 10 mil pessoas todos os anos. A festa é uma homenagem à padroeira do Espírito Santo, onde os moradores saem às ruas em procissões animadas por tambores de congo.
A apenas 21 km de Cariacica fica o Museu Vale, inaugurado em 1998. O local é gerido pela Fundação Vale e tem como objetivo levar cultura e arte para a população, além de preservar o patrimônio artístico-cultural da região.
Visite o site da prefeitura de Cariacica.
|
|