Carvão
Internal error

Carvão

Carvão

A Vale está presente no segmento de carvão, insumo essencial para a transformação de minério de ferro em aço.

Além da indústria siderúrgica, utiliza-se o produto para a geração de energia.

  • ​Carvão metalúrgico

    Utilizado na fabricação do aço, é o foco de nossas operações e projetos

  • Carvão térmico

    Também produzido por nossas operações, é utilizado para gerar calor e energia em usinas termelétricas


 

Onde?

Por meio de operações e projetos, estamos presentes em Moçambique. Os países se destacam como os que mais crescerão na oferta global de carvão. Também possuímos participação em duas joint ventures na China.

Mapa
Mina de carvão – Moatize – Moçambique galeria de imagens

Moatize

Em operação desde Setembro de 2011, a Mina de Carvão de Moatize, em Moçambique, produz carvão metalúrgico e térmico e concentra os nossos maiores investimentos do segmento. Um grande desafio no país é a logística. Para escoar o nosso carvão, investimos em uma ferrovia que se conecta a um porto: Corredor de Nacala.

Corredor Nacala

Corredor logístico que liga Moatize ao porto de Nacala e contempla infraestruturas ferro-portuárias. A ferrovia passa por dois países, Moçambique e Malawi, totalizando 912 km de extensão, dos quais 684 foram reabilitados e 228 km construídos.

A infraestrutura portuária estende-se por cerca de 600 hectares, ao largo da baía de Nacala, distrito de Nacala-a-Velha. Tem águas profundas e é multiusuário, ou seja, possibilita o acesso de diversas empresas à infraestrutura. Foi projetado para receber e exportar cerca de 18 milhões de toneladas de carvão, além de carga geral e, especialmente, transporte diário de passageiros.


 

Destino da produção

Nossa produção de carvão atende os seguintes mercados

grafico 


 

Tecnologia e sustentabilidade

Infraestrutura

A construção e a recuperação de ferrovias na África auxiliam o desenvolvimento econômico e social do continente. Além de escoar nossa produção, as ferrovias que operamos facilitam o deslocamento de produtos diversos.

Reaproveitamento

Em Moatize, Moçambique, o rejeito das minas de carvão será reaproveitado para a geração de energia elétrica, abastecendo as operações da Vale e contribuindo para prover energia para a população da região.

       
​​​​​​​​​​​​