Mineração

Carvão

Carvão

A Vale está presente no segmento de carvão, insumo essencial para a transformação de minério de ferro em aço.

Além da indústria siderúrgica, utiliza-se o produto para a geração de energia.

  • ​Carvão metalúrgico

    Utilizado na fabricação do aço, é o foco de nossas operações e projetos

  • Carvão térmico

    Também produzido por nossas operações, é utilizado para gerar calor e energia em usinas termelétricas


 

Onde?

Por meio de operações e projetos, estamos presentes na Austrália e Moçambique. Os países se destacam como os que mais crescerão na oferta global de carvão. Também possuímos participação em duas joint ventures na China.

Mapa
Mina de carvão – Moatize – Moçambique galeria de imagens

Moatize

Nossa mina de Moatize, em Moçambique, produz carvão desde julho de 2011 e concentra nossos maiores investimentos no segmento. Um dos nossos maiores desafios em Moatize, Moçambique, é a logística. Para escoar o nosso carvão, investimos em duas ferrovias africanas que se conectam a portos: a Linha do Sena e o Corredor Nacala.

Corredor Nacala

em projeto, prevê conectar Moatize ao porto de Nacala, que terá capacidade para movimentar
18 milhões de toneladas de carvão por ano. A linha inclui um trecho de 237 quilômetros passando por Malaui, país vizinho a Moçambique, e terá, no total, 912 quilômetros.

Linha do Sena

já em operação, são 575 quilômetros que conectam Moatize ao porto da Beira, no sul de Moçambique, que tem capacidade de escoamento de 6 milhões de toneladas de carvão por ano.


 

Destino da produção

Nossa produção de carvão atende os seguintes mercados

grafico 


 

Tecnologia e sustentabilidade

Infraestrutura

A construção e a recuperação de ferrovias na África auxiliam o desenvolvimento econômico e social do continente. Além de escoar nossa produção, as ferrovias que operamos facilitam o deslocamento de produtos diversos.

Reaproveitamento

Em Moatize, Moçambique, o rejeito das minas de carvão será reaproveitado para a geração de energia elétrica, abastecendo as operações da Vale e contribuindo para prover energia para a população da região.

       
​​​​​​​​​​