Usina 8 de Pelotização
Internal error

Usina 8 de Pelotização

Localizada em Vitória (ES), a Usina 8 é uma conquista que nos permite compartilhar um futuro sustentável com todos os capixabas e brasileiros. Com o lançamento da Usina, o Espírito Santo se consolida como o estado que mais produz e exporta pelotas no mundo.

  • Abastecimento a gás natural

  • Reutilização da água

  • Wind fence:
    Barreiras de vento que impedem que a poeira gerada pela movimentação das
    pelotas seja lançada no ar

  • Precipitadores eletrostáticos:
    Equipamentos que capturam gases e partículas poluidoras e liberam gás limpo
    para a atmosfera

  • Supressores de pó:
    Produto aplicado sobre as pelotas que eliminam sua capacidade de gerar poeira

O que são pelotas?

Pelotas são pequenas bolinhas de minério de ferro usadas na fabricação do aço. Elas são feitas com uma tecnologia que utiliza os finos gerados durante a extração do minério, antes considerados resíduos.

Para que elas servem?

As pelotas são usadas na fabricação do aço, que é utilizado em pontes, carros, aviões, bicicletas, eletrodomésticos e muito mais.

Mas, antes, o minério passa por um alto-forno, que só funciona com a circulação do ar. Por esse motivo, o material precisa ser grande o suficiente para que haja espaço entre seus pedaços.

Além disso, o minério deve ter resistência para não ser esmagado e obstruir o alto-forno. Assim, a produção de pelotas é fundamental para a fabricação do aço.

Essa é a função da Nova Usina de Pelotização da Vale, que vai gerar muitas divisas e contribuir para o desenvolvimento do Espírito Santo e do Brasil.