O relatório de produção da Vale do primeiro trimestre de 2021 (1T21) foi divulgado na segunda-feira, dia 19 de abril. Apesar dos desafios adicionais impostos pela pandemia da Covid-19 no Brasil, a empresa continua progredindo em seu plano de estabilização do Minério de Ferro, retomando o restante da capacidade paralisada no site de Timbopeba e na usina de pelotização de Vargem Grande.
Em Metais Básicos, a venda das operações de VNC foi um passo importante no compromisso da Vale de transformar o negócio, simplificando o fluxograma das operações e permitindo um foco contínuo nos ativos core. A Vale também concluiu em abril a reformulação das duas plantas de processamento em Moatize, que deverá produzir resultados sustentáveis para o negócio.
O plano de retomada avançou com o start-up da planta de filtragem de rejeitos de Vargem Grande, a primeira de quatro plantas de filtragem em Minas Gerais. A segunda planta, localizada em Itabira, deverá entrar em operação até o final de 2021.
O negócio do carvão concluiu suas atividades de manutenção em abril e está progredindo com o comissionamento de equipamentos novos e remodelados. O ramp-up da mina e planta tem conclusão prevista para o 2T21 e espera-se atingir um run-rate de produção de 15 Mtpa no 2S21.