Relatório de Produção 3T20

Negócios

Relatório de Produção 3T20

O relatório de produção da Vale do terceiro trimestre de 2020 (3T20) foi divulgado na segunda-feira, 19 de outubro. A empresa está evoluindo com seu plano de estabilização e entregou uma forte produção de minério de ferro no 3T20. Os negócios de Níquel e Cobre conseguiram recuperar a produtividade para um início robusto no 4T20, após normalizar a rotina de manutenção no trimestre. Os resultados foram possibilitados pelo comprometimento da força de trabalho com os padrões de segurança da empresa e com rígida disciplina operacional, seguindo a implantação contínua do Sistema de Produção Vale (VPS).

A produção de finos de minério de ferro totalizou 88,7 Mt, um aumento de 21,1 Mt em relação ao trimestre anterior. O recorde de produção de 56,9 Mt em um trimestre foi alcançado no Sistema Norte, com agosto como o melhor mês, com 19,7 Mt. O S11D teve uma produção recorde em setembro, com 8,3 Mt, e no trimestre, com 24,4 Mt. Já o volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas, com prêmio de US$ 4.6/t, atingiu 74,2 Mt no 3T20, um aumento de 20,4%.

O desempenho geral dos Sistemas Sul e Sudeste melhorou em todas as unidades operacionais, notadamente no Complexo de Itabira e na mina de Timbopeba (operando por um trimestre inteiro, devido à retomada em junho), e com a retomada das operações na mina de Fazendão em julho.

As operações têm alcançado maiores taxas e estabilidade com segurança, a partir da implantação progressiva do VPS e de medidas como a Permissão de Trabalho Seguro (PTS), essenciais para transformar a cultura da Vale em uma cultura voltada para a segurança e a excelência operacional.

Download do Relatório de Produção

Confira abaixo os resultados detalhados dos nossos produtos:

Níquel

  • A produção de níquel acabado foi de 47,1 kt no 3T20.
  • O volume de vendas atingiu 58,2 kt, um aumento de 37,3%, em função dos melhores preços no trimestre e condições de mercado mais estáveis.
  • A produção no 3T20 foi influenciada principalmente por trabalhos de manutenção remarcados de 1T20 e 2T20 para 3T20 nas operações do Atlântico Norte.
Saiba mais sobre nossa atuação em níquel

Cobre

  • A produção de cobre atingiu 87,6 kt no 3T20, superior ao trimestre anterior, principalmente devido à retomada bem-sucedida das operações de Voisey’s Bay.
  • O volume de vendas de cobre foi de 80,6 kt trimestre, ficando 3,5% menor do que no 2T20, refletindo principalmente a recomposição dos estoques ao longo do trimestre e o lagged timing das vendas.
  • As operações do Atlântico Sul deverão ter um desempenho mais forte no 4T20, com a redução dos impactos relacionados ao COVID-19 nas operações e nas rotinas de manutenção.
Saiba mais sobre nossa atuação em cobre

Minério de Ferro

  • A produção de finos de minério de ferro da Vale totalizou 88,7 Mt, um aumento de 21,1 Mt em relação ao trimestre anterior.
  • A produção de pelotas da Vale totalizou 8,6 Mt, um aumento de 21,1%, principalmente devido à maior disponibilidade de pellet feed, em especial do Complexo de Itabira, e ao melhor desempenho operacional das usinas de pelotização.
  • O volume de vendas de finos de minério de ferro e pelotas, com prêmio de US$ 4.6/t , atingiu 74,2 Mt no 3T20, um aumento de 20,4%.
Saiba mais sobre minério de ferro e pelotas

Carvão

  • A produção de carvão foi reiniciada em julho, após desacelerar a partir de abril e parar temporariamente em junho, devido à forte restrição na demanda.
  • A produção no 3T20 atingiu 1,4 Mt e mobilizamos equipes para retomar o plano de manutenção de três meses em novembro de 2020.
  • A produção aumentou 9,3% em relação ao 2T20, uma vez que não foram necessárias paradas operacionais adicionais.
Saiba mais sobre nossa atuação em carvão

Relatório Financeiro – 3T20

O Relatório Financeiro do 3T20 será divulgado no dia 28 de outubro. Após a divulgação, nossos principais executivos vão realizar, no dia 29 de outubro, webcasts (conferências de áudio em tempo real) com analistas e investidores para apresentar os resultados do trimestre. Clique aqui para saber mais informações sobre as webcasts.