Mata do Jambreiro

RPPN Mata do Jambreiro: riqueza natural preservada pela Vale há 20 anos

RPPN Mata do Jambreiro: riqueza natural
preservada pela Vale há 20 anos

A Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, é a maior área particular de preservação ambiental da Região Metropolitana de Belo Horizonte, em Minas Gerais. A RPPN foi criada em 1998 e fica na Serra do Curral, em Nova Lima (MG). São 912 hectares de muita beleza e biodiversidade, bem na transição de dois biomas considerados de importância mundial para a conservação da natureza: Mata Atlântica e Cerrado.

A unidade de preservação é habitat de diversas espécies da fauna e da flora. Ela contribui para o equilíbrio climático, preservação de cursos d’água e formação de corredores ecológicos que permitem a continuidade da biodiversidade da grande Belo Horizonte

Tesouros do Jambreiro

O trabalho iniciado pela nossa empresa há duas décadas comprova que o desenvolvimento econômico pode acontecer em harmonia com a preservação das nossas áreas verdes. Conheça abaixo um pouco mais sobre a Mata do Jambreiro e todo o ecossistema que ela abriga.

33 nascentes

180 espécies
de aves

62 espécies de mamíferos

+ de 100 espécies de plantas

Centro de Proteção e Educação Ambiental da Vale

Ficou curioso para conhecer toda essa riqueza de perto? O Jambreiro também abriga o Centro de Proteção e Educação Ambiental da Vale (CPEA), onde você pode apreciar a natureza, fazer caminhadas guiadas e aprender mais sobre meio ambiente e preservação.

No CPEA, os visitantes conseguem ampliar o olhar sobre o rico ambiente natural da Mata Atlântica e do Cerrado de diversas formas:


Trilhas Águas Claras e Trilha Onça-Parda: são de dificuldade média e recomendadas para pessoas com idade a partir de 10 anos.

Espaço Pau-Brasil: no local é possível observar os insetos e as sementes dos dois biomas: Cerrado e Mata Atlântica, além de utilizar a biblioteca da Sala Verde com livros e revistas sobre meio ambiente.

Jardim Sensorial: plantas medicinais e ornamentais despertam diferentes percepções nos visitantes.

Espaço Onça-Parda: painéis mostram a presença da Vale no quadrilátero ferrífero e os visitantes podem ver, também, amostras de alguns dos minerais que processamos. Bem legal para quem deseja conhecer melhor a mineração!

Espaço Lobo-Guará: local com mesas de madeira e painéis com fotografias da fauna, flora e patrimônio arqueológico.

Mais de 40 mil pessoas já passaram por lá desde a inauguração em 2015!

Produzir com respeito ao meio ambiente

O Jambreiro é um dos exemplos de compromisso da Vale com a sustentabilidade. Em Minas Gerais, nossa empresa preserva uma área 3,5 maior do que a área que utiliza para realizar mineração. No total, são 68.377 hectares de área protegida: cerca de 68 ml campos de futebol.

Informações úteis

Reservas

E-mail: cpea@vale.com
Telefone: (31) 99663 5264

Funcionamento

De segunda a sexta-feira.
Turno matutino: 8h às 11h
Turno vespertino: 13h às 16h