O Parque Botânico São Luís fica em uma área de preservação ambiental de 100 hectares e oferece aos visitantes contato com a natureza, ações voltadas para a sustentabilidade, além de contribuir com a conservação da fauna e flora local.

Navegue pela página e entenda melhor esse espaço dedicado a conservação de área verde, a educação ambiental e ao lazer:

O que encontramos no Parque?

O Parque Botânico de São Luís conta com Trilhas ecológicas, Trilha dos Sentidos, Orquidário, Herbário, Vagão do Conhecimento, Cactário, Oficinas Sustentáveis, Jogos e Dinâmicas Educativas, Espaço Vale, Visitas ao Complexo de Ponta da Madeira e Visitas guiadas.

Além disso, o espaço possui três salas de aula com capacidade para 50 pessoas cada e um auditório para 200 pessoas. O Parque promove eventos como palestras, cursos e seminários realizados para público externo e interno da Vale. O anfiteatro também faz parte do Parque – um espaço ao ar livre destinado a apresentações culturais, teatrais e música.

Acesse e se mantenha atualizado(a) sobre novidades e programações através do grupo do WhatsApp sobre o Parque Botânico São Luís.

Clique aqui

Programação

Saiba quais são as atividades do mês

Clique aqui

Nossos mascotes

Passe o mouse e clique para expandir

Visitas

O Parque é aberto ao público para visitação de segunda a sábado, das 8h às 16h. Durante as visitas são oferecidas atividades para pessoas de todas as idades. Ressaltamos que por conta da pandemia, estamos com um novo formato de atendimento, com redução no número de visitantes – somente 40 pessoas por vez.

Melhore a sua visita: clique aqui e já conheça o mapa do Parque Botânico Vale em São Luís

Vale Conhecer Virtual: saiba como ter uma experiência imersiva no Parque Botânico

Clique aqui

No site de visitas virtuais é possível conhecer nossas operações e ver o Parque Botânico através de uma imersão 360º. É super fácil: assim que abrir o mapa, clique no Maranhão e selecione o Parque Botânico de São Luís. A partir daí, você poderá acessar o tour virtual no Parque.

Principais atividades

Oficina de Plantio de Hortaliças

Na oficina de hortaliças é abordado a importância do plantio das sementes e mudas em vasos ou canteiros. Durante a oficina é repassado dicas sobre: o preparo da terra, irrigação, adubação, e cuidados rotineiros. Visando o bem estar e a alimentação saudável.

Visita ao Complexo

Após o passeio no Parque Botânico, é realizada a visita na área operacional da Vale. Durante a visita são abordados os seguintes assuntos: A história da Vale no Brasil e no mundo; A Vale no dia a dia; Nossos Negócios. Os pontos de parada são: Virador de Vagões, Pátio de Estocagem e Terminal de Ponta da Madeira.

Trilha dos sentidos

A trilha dos sentidos é um espaço de visitação adaptada para pessoas com dificuldades de locomoção e visual. Na trilha, os visitantes encontram cinco estações que nos levam a explorar os nossos sentidos.

Vagão do conhecimento

Esse passeio leva os visitantes a um vagão do antigo trem de passageiros, que foi reformado e modificado em um espaço voltado para o conhecimento e diversão. Lá, você encontra um jogo fixo na parede com imagens da fauna local, livros e pinturas para as crianças, mostras de artesanatos feitos por oficinas promovidas pelo Parque Botânico e exposições fotográficas das ações realizadas externamente.

Meliponário

O Meliponário é um espaço de visita e educação ambiental, onde é possível aprender sobre a vida e o comportamento das abelhas sem ferrão, também chamadas de Meliponídeos.

Neste local, encontramos um total de 26 caixas de madeira com exames superpopulosos, que podem chegar até 5 mil abelhas por caixa. Em nosso meliponário trabalhamos com duas espécies de abelhas sem ferrão: a Tiúba (Melípona fasciculada) e a Abelha mosquito (Plebeia mínima).

Orquidário

Inaugurado em 2011, o Orquidário São Luís é o primeiro aberto à visitação pública da cidade. O orquidário abriga algumas coleções de orquídeas nativas dos biomas brasileiros tais como: Oncidium cebolleta (Jacq.), Catasetum sp., Oeceoclades maculata (Lindl.), Epidendrum nocturnum (Jacq.), entre outras espécies.

Viveiro de mudas

Local de produção de mudas destinado pela Vale para produção de espécies florestais nativas arbóreos/arbustivas. O viveiro visa a recomposição florestal e promover a disposição de material genético gratuito para a comunidade. A capacidade de produção de viveiro é de 50.000 mudas por ano. Possuímos mais de 40 espécies nativas, podemos destacar o Ipê amarelo (Handroanthus serratifolius), Cacau (Theobroma sp.), Cupuaçu (Theobroma grandiflorum), Jatobá (Hymenea Courbaril L.), Abiu da mata (Pouteria guianensis), entre outras espécies dos Biomas brasileiro.

Herbário

O Herbário do Parque Botânico São Luís contém 03 coleções botânicas: exsicatas, carpoteca e sementeca. Hoje, são mais de 50 coleções de exsicatas, distribuídos encontrado nos biomas: cerrado, amazônico, e caatinga.

Salas, auditório e anfiteatro

O parque dispõe de três salas de aula com capacidade para 50 pessoas cada e um auditório para 200 pessoas. Nestes espaços, são promovidos eventos como palestras, cursos e seminários realizados para público externo ou internamente pelos próprios empregados vale e contratadas. O parque dispõem também de um anfiteatro espaço ao ar livre destinado a apresentações culturais, teatrais e música, com capacidade para 350 pessoas.

Espaço Vale

Neste ambiente há uma exposição permanente com informações sobre a atuação da Vale no Maranhão, no Brasil e no mundo, com destaque para o processo produtivo desde a mina, no Pará, até o embarque no Porto, em São Luis.

Oficina de Artesanatos e de Educação Ambiental

Espaço reservado para atividades recreativas, com jogos e brincadeiras ecológicas, oficinas de artes e oficinas sustentáveis, tais como: bolsa e tapetes feito com retalho de pano, chaveiro de pet, bolsas com caixas de leite, porta-retrato de papel reciclado, quebra-cabeça com palito de picolé etc.

Trilha da saúde

O Trilha da Saúde é um programa de caminhada orientada por profissionais de educação física, oferecido de forma gratuita para 400 moradores da região Itaqui-Bacanga. Atividades como aulas de ginástica, dança, palestras sobre saúde e práticas de exercícios são realizadas nos períodos da manhã e tarde, de terça a sexta-feira, no Parque Botânico. O objetivo do programa é contribuir com a qualidade e vida de moradores da região Itaqui-Bacanga, além de aproximar essas pessoas das iniciativas da empresa.

Eventos

São realizados diversos eventos e ações, ao longo do ano, com base nos pilares de atuação do Parque – cultura, educação e saúde – oferecidos para os públicos de todas as idades. Principais eventos: Semana do Meio Ambiente, Piquenique no Parque, Parque Saúde, Sábado com lazer, Semana da Leitura, Dia da Biodiversidade, Feira de Inovações, Dia da Água, Festa Anual das Árvore, Semana da Criança, Exposições, Cursos, Oficinas, Seminários, Semana de Arte Sustentável, Festa de natal entre outros.

Ecoteca

Espaço com livros infantis, jogos, vídeos educativos e diversos brinquedos didáticos, funcionando como uma brinquedoteca.

Cactário

O cactário reúne espécies de cactos e suculentas que podem ser encontradas na região e no Brasil. Apesar de ser de pequeno porte, possui grande variedade de espécies, disponível para visitação. A equipe do Parque trabalha na manutenção, produção, conservação e enriquecimento da coleção.

Além disso, também acontecem eventos voltados para as Artes Plásticas, Oficinas Sustentáveis, Artes Cênicas, Artes Visuais, Apresentação Musical, Multimídia, Festival, Exposição, Apoio a Iniciativas Sociais e Campanha de Saúde.

Galeria de imagens

Educação Ambiental

Atividades que agregam conhecimento sobre sustentabilidade está dentro das prioridades do Parque Botânico São Luís.

Abaixo, reunimos algumas atividades que oferecemos para os visitantes:

Trilhas Ecológicas

O Parque conta com três trilhas ecológicas de mata fechada: Mata Ciliar, Angelim da Mata, e Restauração Florestal. Cada trilha tem seu tempo de percurso e são feitas mediante ao acompanhamento de um educador ambiental, que conduz um grupo de, no máximo, 20 pessoas.

Durante a trilha, o visitante aprende sobre botânica e curiosidades sobre a fauna e flora sob a supervisão do educador. Além disso, temos também a Trilha dos Sentidos, que foi adaptada para receber grupos de pessoas com deficiência e idosos. Nela, os visitantes podem colocar em prática os sentidos da visão, tato, paladar, olfato e audição.

Programa de Educação Ambiental

O Programa de Educação Ambiental é oferecido para alunos de escolas municipais da área Itaqui Bacanga, com o apoio da Secretaria Municipal de Educação. O objetivo é desenvolver a consciência ambiental dos participantes, deixando um legado para as futuras gerações, promovendo praticas sustentáveis e mudanças de atitudes dentro da escola e na comunidade.

O programa trabalha em concordância com os pilares da UNESCO e as temáticas abordadas são: Ar, Água, Biodiversidade, Energia e Resíduo. O PEA desde sua primeira edição em 2012 até a sua última em 2021, conseguiu formar um total 1.376 alunos das Unidades de Educação Básica de ensino do município que se encontram no eixo Itaqui-Bacanga.

Projeto Comunidade Sustentável

O Projeto Comunidade Sustentável tem como objetivo: incentivar e capacitar pessoas, por meio da Educação Ambiental, orientando sobre reaproveitamento de materiais que seriam descartados e desenvolver novas aptidões. Dessa forma, é possível aumentar a possibilidade de geração de renda das comunidades envolvidas. O projeto acontece também por meio de palestras, cursos e oficinas sustentáveis, de acordo com a realidade local, com foco no reaproveitamento dos resíduos mais gerados na região. Como por exemplo: alimentos, papel/papelão, plástico, tecido e elementos da natureza.

Projeto Caravana nos Trilhos

Essa iniciativa socioambiental leva ações de segurança na ferrovia, educação ambiental, saúde e entretenimento para crianças, jovens e adultos de comunidades vizinhas à Estrada de Ferro Carajás, nos estados do Maranhão e Pará. Desde a sua implantação, em 2017, mais de 56 mil moradores de comunidades vizinhas à EFC participaram. O projeto é feito por meio de oficinas sustentáveis, palestras, bate-papo com maquinistas e jogos sobre segurança ferroviária. Além disso, são realizados atendimentos na área da saúde, recreação, gincanas, distribuição de lanche e outros.

Ação no Trem de Passageiros

Essa iniciativa surgiu do intuito de levar educação ambiental e entretenimento para crianças, jovens e adultos que estão em viagem no trem de passageiros na Estrada de Ferro Carajás do Maranhão ao Pará.

Seguindo o trajeto São Luís x Açailândia | Açailândia x Santa Inês, a programação é realizada ao longo de toda a viagem de trem, sendo mais prazerosa e educativa. Dentre as atividades realizadas, estão: oficina de plantio de hortaliças, oficina de tiara de tecido, oficina de embalagem para presente com caixa de leite, contação de história, pintura na pele, jogos, cantinho da leitura, dentre outros.

Ações Virtuais

Devido a pandemia da Covid-19, o Parque precisou se adaptar ao novo momento de distanciamento social. Assim, nasceram as ações virtuais voltadas ao público. Com início em 2020, foram realizadas ações como a Semana do Meio Ambiente, de forma 100% online, além de oficinas, palestras e outras atividades somando 2.137 participantes e 58 ações.

Projeto Planejamento Participativo

O projeto é uma forma de envolvimento direto da comunidade Itaqui-Bacanga, na escolha, acompanhamento e realização de iniciativas realizadas no Parque Botânico.

Principais ações: Oficina de Customização de Roupas, Espetáculos Teatrais, Oficina de Culinária alternativa, Show de Talentos, Sábado Musical, Oficina de Música, Aula de Dança, Minicurso de Elaboração de Projetos, Mostra de Artes Visuais, entre outros.

Projeto Parque Itinerante

O projeto Parque Itinerante é uma ação socioambiental desenvolvida para as comunidades de São Luís e ao longo da Estrada de Ferro Carajás. As ações possuem cunho ambiental, social e sustentável com participação das comunidades. Entre elas estão: palestras, minicursos ou oficinas conforme as solicitações.

Localização

Av. dos Portugueses, s/n - Anjo da Guarda, São Luís - MA, 65085-581





Programação do mês

Ficou com alguma dúvida sobre o Parque Botânico São Luís?

Entre em contato conosco pelo e-mail ou telefone:

parquebotanicoslz@vale.com

3272-7702