​​ Parque Botânico Vale em Vitória

Iniciativas

Parque Botânico Vale em Vitória

Fundado em maio de 2004, o Parque Botânico integra o Cinturão Verde da Vale em Vitória, no Espírito Santo. É um espaço de lazer e vivência com a natureza, composto por 33 hectares de Mata Atlântica, onde podem ser vistas mais de 140 espécies de árvores. Além disso, o local é frequentado por espécies de aves migratórias, lontras e répteis, como o jacaré de papo amarelo.

As atividades disponibilizadas no Parque foram desenvolvidas a partir de um sólido Programa de Educação Ambiental, o que proporciona aos visitantes uma experiência educativa. Ele também é uma alternativa de lazer para os moradores da grande Vitória.

No Parque, toda a comunidade e visitantes são bem-vindos.

Gerais

É proibida a entrada de bicicleta, patins, skate, patinete, drones, entre outros equipamentos semelhantes, assim como uso de bola na área do Parque.

Não é permitido o consumo de bebidas alcoólicas.

Não é permitida a entrada em trajes de banho.

Não é permitido qualquer tipo de comemorações que não atendam ao regulamento de piquenique no Parque.

Não é permitida a entrada de animais domésticos no Parque.


Normas gerais e específicas


Programação Especial

Natal mágico
Confira a programação dos dias 03 a 06/12
Natal mágico
Confira a programação dos dias 10 a 13/12
Exposição de Abelhas
Confira a programação de domingo da Exposição de Abelhas Nativas sem Ferrão

Quer ficar por dentro da programação?

Cadastre-se para receber informações sobre os próximos eventos e novidades do parque.

Clique aqui

Visita à Unidade Tubarão

O agendamento de visitas está temporariamente suspenso.

Trilhas Ecológicas

Nas Trilhas Ecológicas do Parque Botânico Vale, você pode realizar caminhadas contemplando espécies nativas. ​

Conheça nossos espaços

Jardim Sensorial

O Jardim Sensorial proporciona a experiência de aguçar os nossos cinco sentidos: tato, paladar, audição, olfato e visão, por meio do contato com as plantas. As sensações geradas por essa interação permitirão que você perceba a delicadeza e a fragilidade da natureza e esperamos que isso desperte sensações de apego e cuidado ao meio ambiente. É uma atração indicada também para pessoas com deficiência (PCDs).

Piquenique

Que tal reunir a família e os amigos para um piquenique? No parque você encontrará uma grande área verde, com gramado e arborizada, para juntar seu grupo. Basta providenciar os alimentos de sua preferência, uma toalha bem grande, esteiras ou cangas de praia e aproveitar.

Comemorações como aniversários são permitidas, desde que obedeça a algumas restrições. São elas: não é permitido utilizar balões de qualquer tipo, caixotes e palets de madeira decorativos, velas, usar as árvores do parque como suporte para objetos ou contratar serviço particular de recreação e semelhantes.

Mais uma dica importante: às vezes os saguis fazem visita na área de piquenique. Então tome cuidado, pois todas as comidas são impróprias para os animais que vivem no Parque. Não os alimente.

Orquidário

No orquidário do Parque há uma grande variedade de orquídeas, sendo que cada espécie necessita de cuidados específicos. Nele, conseguimos reproduzir diversos tipos de clima, necessidades específicas de umidade, ventilação e exposição à luz.

A visitação fica aberta de terça a domingo, das 9h às 12h e das 14h às 16h50.

Vagão do Conhecimento

Criar e fortalecer o hábito da leitura, despertando a capacidade de imaginação, criatividade e disseminação da cultura à população. Essa é a proposta do Vagão do Conhecimento. Ele é um importante projeto do Parque Botânico Vale e funciona como uma biblioteca, com capacidade para 3.500 exemplares. De conteúdos técnicos sobre mineração ao meio ambiente, os livros contam a trajetória da Vale e seu processo produtivo. O acervo inclui também audiolivros, bem como obras para crianças e adolescentes. Venha conhecer!

Nossos mascotes

Nossa fauna e flora
Meio ambiente e mineração
Programa de Educação Ambiental

Nossa fauna e flora

No contexto atual de desenvolvimento urbano da região de Vitória, o Parque Botânico Vale cumpre um papel importante para a conservação da fauna e flora nativas. Nele, atualmente, podem ser encontradas 21 espécies de anfíbios, 14 de répteis, 131 de aves, 5 de mamíferos silvestres e 7 espécies de morcegos.

Conheça mais sobre a nossa fauna

Meio ambiente e mineração

A mineração é uma atividade essencial para a vida moderna. De telefones celulares a aviões, de estruturas de prédios a moedas, os minérios são ingredientes para diversos itens indispensáveis para o seu dia a dia. Entenda como a Vale atua em relação à biodiversidade.

Ler mais +

Programa de Educação Ambiental

Por meio do parque queremos estimular o interesse e sensibilizar a comunidade sobre a importância da preservação e conservação do Meio Ambiente. Por isso, o programa de Educação Ambiental possui como propósito espalhar conhecimento e atitudes sustentáveis com base na participação, no envolvimento e na sustentabilidade social - sempre dentro de um contexto sobre Meio Ambiente, deixando um legado positivo para as gerações atuais e futuras.

Ler mais +

Curiosidades

33 hectares de área
Unidade de conservação da Mata Atlântica
Mais de 140 espécies de árvores
Nossa primeira árvore foi um pau-brasil

Galeria de Fotos

Galeria de vídeos

Untitled 1

Av dos Expedicionarios, s/n, Jardim Camburi, Vitória-ES. CEP 29060-760

Av dos Expedicionarios, s/n, Jardim Camburi, Vitória-ES. CEP 29060-760

Horário de funcionamento

Temporariamente fechado

Informações e agendamentos:

(27) 3333-6200

Entrada gratuita

Contato

parquebotanicovitoria@vale.com

Agenda de Eventos

Clique no calendário abaixo e veja os eventos especiais disponíveis nos dias destacados

Evento