Seis curiosidades que provam que #valeconhecer o Complexo de Tubarão
Internal error

23/03/2016

Seis curiosidades que provam que #valeconhecer o Complexo de Tubarão

​​
Complexo tubarão - valeconhecer  

O Complexo Industrial de Tubarão é o maior complexo da Vale no Brasil. O seu início surgiu a partir da construção do Porto de Tubarão – o maior porto de exportação de minério de ferro do mundo – há 49 anos. As portas do Complexo estão sempre abertas para quem quiser visitá-lo, e para despertar ainda mais esse desejo dentro de você, separamos 6 curiosidades para provar que #valeconhecer Tubarão:

1. O espaço onde hoje o Complexo se situa era uma grande fazenda de eucalipto. Na época da inauguração, a vila mais perto de Tubarão ficava a quase 10km de distância. Hoje, somos vizinhos de muro do Residencial Atlântica Ville.

Área do complexo na década de 60
Área do complexo na década de 60

2. Antes da construção de Tubarão, o minério era embarcado nos portos de Vitória e de Vila Velha, sendo a maio parte desse transporte feito por caminhão.

3. Hoje, com 14 km² de extensão, o tamanho do Complexo de Tubarão é equivalente a 2000 campos de futebol. O número de empregados Vale é de 7.483 mil. Maior do que a população de Bonfim, Minas Gerais.

4. Devido ao nosso tamanho e ao grande número de pessoas que circulam diariamente no Complexo, temos transporte com ônibus circular a cada 12 minutos passando pelos 49 pontos existentes aqui. Também possuímos cinco restaurantes pelo Complexo que fornecem cerca de nove mil refeições por dia. Dessa forma, Tubarão consome um terço da energia elétrica do Estado.

Esteira da correia transportadora
Esteira da correia transportadora

5. Para a nossa atividade-fim, temos 250 km de linhas férreas no pátio Tubarão e 200 km de correias transportadoras que permite a fabricação de pelotas e a logística no transporte de minério de ferro, tanto no processo pelotizador quanto para a exportação. Também possuímos 11 estações de tratamento de efluentes e reutilizamos mais de 80% da água em nossos processos produtivos.

6. Além de ter o Parque Botânico Vale, anexo ao Complexo, o Complexo de Tubarão também conta com 22 lagoas naturais em seu espaço, sendo que 38% da sua área é de cobertura vegetal.

​​
​​​

Seis curiosidades que provam que #valeconhecer o Complexo de Tubarão