Dia de Reflexão

.

Dia de Reflexão

Dia de Reflexão

Mobilização global pela vida

O Dia de Reflexão é uma mobilização anual em que interrompemos as atividades nas unidades da Vale no mundo inteiro para promover uma conversa estruturada sobre saúde e segurança. O objetivo é consolidar a cultura do cuidado ativo genuíno e de prevenção de acidentes na empresa, revisar as falhas ocorridas e discutir as lições aprendidas. Dessa forma, conseguimos intensificar os esforços coletivos para atingir nosso principal objetivo: o dano zero.

A iniciativa, que surgiu em 2011, foi criada com base em nosso principal valor: A vida em primeiro lugar. O sucesso do evento e o engajamento das equipes foi tão impressionante que acabou entrando para o calendário anual da empresa. Hoje, podemos dizer que o Dia de Reflexão se consolidou como um dos principais eventos internos da Vale!

Conheça o Dia de Reflexão em números *

117MIL

PESSOAS IMPACTADAS

3MIL

SESSÕES REALIZADAS

20PAÍSES

PARTICIPANTES

3PRÊMIOS

INTERNACIONAIS

117MIL

PESSOAS IMPACTADAS

3MIL

SESSÕES REALIZADAS

20PAÍSES

PARTICIPANTES

3PRÊMIOS

INTERNACIONAIS

*média anual desde o lançamento do Encontro, em 2011

Você sabe o que é o Cuidado Ativo Genuíno?

A expressão, que tem como princípio a interdependência em saúde e segurança, significa cuidar de si, cuidar do outro e deixar que os outros cuidem de você.

Dia de Reflexão 2019

Nesta edição, reforçamos o papel da comunicação como antídoto contra acidentes e como promotora de mudanças que contribuem para a segurança.

Espalhe essa ideia!

Para ser marcante e gerar uma mudança comportamental a longo prazo, o Dia de Reflexão precisa tocar as pessoas. Por isso, a cada ano, criamos materiais de comunicação que, além de comunicar uma mensagem, emocionam as pessoas. Quer conhecer esse material e impactar mais pessoas no seu local de trabalho ou até na sua casa? Preencha os campos do formulário e acesse.

Enviar

Galeria

2011

E você?
O que sentiria?

Quem você ama? O que você sentiria se uma pessoa que você ama não voltasse para a casa?

2012

Segunda chance

Na vida, nem sempre temos uma segunda chance. A segurança vem sempre em primeiro lugar.

2013

Quanto tempo para cuidar?

A vida é uma longa jornada. Cuidar da sua saúde e segurança leva pouco tempo, mas faz diferença.

2014

Somos um. Por todos

No Dia da Reflexão, nossos empregados param para pensar como é importante trabalhar com segurança. Em 2014, eles deram o recado.

2015

Por nós

Sempre nos guiamos pelo conceito do Cuidado Ativo Genuíno. Venha fazer parte dessa rede de segurança e respeito à vida. Por nós.

2016

Por que correr riscos?

Marco no calendário desde 2011, o Dia de Reflexão reafirma nosso compromisso com “A vida em primeiro lugar”. Pare. Pense. Cuide.

2017

Cuidado em sintonia

O que o Dia de Reflexão tem a ver com corais? Nesse ano, falamos sobre Cuidado Ativo Genuíno cantando.

2018

Vamos declarar guerra aos ricos

Veja a correlação entre guerras e os acidentes de trabalho. Apesar de poderem causar mesmo danos, acidentes de trabalho podem ser evitados.

Reconhecimento

O Dia de Reflexão já foi reconhecido por instituições internacionais, tanto da área de comunicação quanto de saúde e segurança. O trabalho é considerado hoje uma referência para todo o setor e usado como modelo para conscientização e prevenção de acidentes em diversas empresas.

Cannes
Corporate Media
& TV Awards

Em 2012, o filme Dia da Reflexão foi premiado no Cannes Corporate Media & TV Awards, um dos festivais de filmes corporativos mais importantes do mundo, sediado na França.

A disputa foi grande: os vídeos enfrentaram a concorrência de 666 trabalhos, de 35 países. O júri dos filmes corporativos é formado por ganhadores do Oscar e do Emmy, especialistas em mídia e imagem corporativa, além de profissionais de marketing e de comunicação.

A Vale ganhou o maior prêmio, o Grand Prix - Golfinho Branco. A empresa foi a primeira fora da Europa a receber o título.

Prêmio
Gold Quill – IABC

Em 2013, a Vale foi premiada com o Gold Quill Award, em Nova Iorque, pela Associação Internacional de Comunicadores Empresariais (IABC). O prêmio existe há 39 anos e é referência mundial no reconhecimento da excelência em comunicação empresarial.

O reconhecimento foi na categoria Comunicação Interna pela estratégia de comunicação direta adotada para desdobramento de conteúdos do Dia da Reflexão de 2011 e 2012.

Prêmio do Congresso
Mundial de Saúde e
Segurança - OIT

Em 2014, a Vale recebeu o primeiro prêmio do júri no Festival Internacional de Mídia pela Prevenção, que aconteceu na Alemanha. Concorrem no evento filmes, animações, aplicativos digitais e produtos audiovisuais que visam fortalecer a cultura preventiva.

A premiação é parte do Congresso Mundial de Saúde e Segurança, realizado pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) a cada três anos.