Iniciativas

Fundação Vale

arte

Muito além da excelência na atividade da mineração, a Vale busca deixar um legado positivo para as gerações futuras.

A Fundação Vale é aliada da Vale na missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Criada há 50 anos, a Fundação Vale atua por meio de iniciativas sociais voluntárias e de caráter estruturante nos territórios onde a empresa mantém operações.

As operações da Vale trazem consigo oportunidades para estimular o crescimento econômico, o qual pode se transformar em desenvolvimento sustentável a partir do nível de integração e esforço coletivo entre os atores locais – governo, iniciativa privada e comunidades.

A Fundação Vale trabalhou e desenvolveu o conceito de PSPP (Parceria Social Público-Privada) que busca fortalecer a integração entre os atores locais (Governo, iniciativa privada e sociedade civil), unindo esforços, recursos e conhecimento. A PSPP atua como uma engrenagem que é capaz de contribuir para que o crescimento econômico que a empresa gera se transforme em desenvolvimento sustentável.

O desenvolvimento territorial não é tarefa que possa ser executada de forma isolada por agentes do governo, da sociedade ou da iniciativa privada. A integração de todos é o caminho para maximizar as capacidades e potencialidades

Isis Pagy, diretora-presidente da Fundação Vale

Nesse contexto, a Fundação Vale se configura como catalisadora e indutora do desenvolvimento territorial sustentável e, portanto, parceira estratégica da Vale na construção do legado positivo que a empresa pretende deixar nos territórios em que pratica a atividade mineradora.

Diretrizes

As principais diretrizes dos projetos da Fundação Vale são o estímulo à autonomia e o empoderamento das comunidades locais.

Eixos temáticos

Todos os projetos da Fundação Vale estão alinhados com os Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua atuação é pautada em três eixos temáticos:

  • Educação
  • Saúde
  • Geração de Trabalho e Renda

Transversal a essas temáticas, a Fundação Vale realiza iniciativas na área da Cultura, entre projetos e gestão de ativos, além da gestão de equipamentos para atendimento e desenvolvimento social às comunidades vulneráveis, as Estações Conhecimento.

Confira alguns resultados de 2017

Geração de Trabalho e Renda - Mais de 1.000 empreendedores beneficiados, sendo 59% mulheres. Além disso, 80 negócios sociais incubados e outros 113 negócios criados, regularizados ou formalizados.
Saúde - O projeto Casa Saudável atendeu 435 famílias e 1.400 pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social extrema precariedade em saneamento básico e alimentação saudável.
Educação - Os projetos de incentivo à leitura já alcançaram mais de 60 mil pessoas de todas as idades e distribuíram 31 mil livros em escolas e bibliotecas municipais.

Para conhecer melhor o trabalho da Fundação, assista ao vídeo!



Clique para acessar o Relatório de Atividades da Fundação Vale de 2017