Fundação Vale

Iniciativas

Fundação Vale

arte

Uma referência na agenda social brasileira

A Fundação Vale, ao longo destes 50 anos de existência, consolidou-se como uma das principais referências no país quando se trata de investimento social voluntário e possui uma história marcada pela tradição e pelo pioneirismo na área social.

A mineração traz consigo oportunidades para estimular o crescimento econômico, o qual apenas se torna sustentável quando se promove a integração entre os atores locais – governo, iniciativa privada e comunidades. Diante deste olhar, a Fundação desenvolveu o conceito de PSPP (Parceria Social Público-Privada), unindo esforços, recursos e conhecimento para potencializar os impactos positivos do investimento social voluntário.

A Fundação Vale tem como missão contribuir para o desenvolvimento dos territórios onde a Vale opera, por meio de apoio à educação, promoção da saúde e fomento a negócios sociais, fortalecendo o capital humano nas comunidades e respeitando as identidades culturais locais. Sua atuação se dá por meio de iniciativas sociais voluntárias de caráter estruturante nos cinco estados brasileiros onde a Vale mantém operações.

Em 2018 foram R$ 51 milhões investidos nos programas sociais. Ao todo foram 744 empreendedores sociais e suas famílias apoiados e 1.159 educadores e 1.929 profissionais de Saúde formados. Nas cinco Estações Conhecimento, espaços socioeducativos dos quais a Fundação Vale é a principal instituição mantenedora, foram atendidas 4.357 pessoas, principalmente crianças e adolescentes. E os quatro Museus e Centros Culturais que gerencia, receberam 398.546 visitações em 23 exposições e 788 eventos culturais, que contaram com a participação de 2.876 artistas.

A Fundação Vale se configura como catalisadora e indutora do desenvolvimento territorial sustentável e, portanto, parceira estratégica da Vale na construção do legado positivo que a empresa pretende deixar nos territórios em que pratica a atividade mineradora.

Eixos temáticos

  • Geração de Trabalho e Renda – são desenvolvidos programas e projetos de apoio a negócios sociais e de impacto, promovendo alternativas sustentáveis de trabalho e inclusão produtiva de indivíduos e grupos, bem como a geração de renda nas comunidades.
  • Saúde – os programas e projetos buscam contribuir com o fortalecimento dos profissionais e da infraestrutura das unidades de atendimento através do aperfeiçoamento da gestão e contribui para a promoção da saúde em comunidades em situação de vulnerabilidade socioeconômica, por meio de ações de autocuidado.
  • Educação – são realizadas iniciativas que promovem a educação integral, identificando oportunidades de aprendizagem que possam contribuir para o desenvolvimento de crianças, adolescentes, jovens e adultos sob as dimensões intelectual, física, afetiva e social.

Transversalmente a essas temáticas, a Fundação Vale realiza projetos na área da Cultura, apoia a gestão de quatro museus e centros culturais e é a principal mantenedora de cinco Estações Conhecimento, que são espaços que oferecem atividades de educação, cultura e esporte, no contraturno escolar.

Principais resultados de 2018

744 empreendedores e suas famílias foram impactados pelos programas e projetos de Geração de Trabalho e Renda

1.929 profissionais de saúde foram formados em 2018 por meio de projetos e programas de Saúde

1.159 educadores foram formados em 2018 por meio de projetos e programas de Educação

Clique para acessar o Relatório de Atividades da Fundação Vale em 2018