Fundação Vale

Iniciativas

Fundação Vale

arte

Muito além da excelência na atividade da mineração, a Vale busca deixar um legado positivo para as gerações futuras.

A Fundação Vale é aliada da Vale na missão de transformar recursos naturais em prosperidade e desenvolvimento sustentável.

Criada há 50 anos, a Fundação Vale atua por meio de iniciativas sociais voluntárias e de caráter estruturante nos territórios onde a empresa mantém operações.

As operações da Vale trazem consigo oportunidades para estimular o crescimento econômico, o qual pode se transformar em desenvolvimento sustentável a partir do nível de integração e esforço coletivo entre os atores locais – governo, iniciativa privada e comunidades.

A Fundação Vale trabalhou e desenvolveu o conceito de PSPP (Parceria Social Público-Privada) que busca fortalecer a integração entre os atores locais (Governo, iniciativa privada e sociedade civil), unindo esforços, recursos e conhecimento. A PSPP atua como uma engrenagem que é capaz de contribuir para que o crescimento econômico que a empresa gera se transforme em desenvolvimento sustentável.

Nesse contexto, a Fundação Vale se configura como catalisadora e indutora do desenvolvimento territorial sustentável e, portanto, parceira estratégica da Vale na construção do legado positivo que a empresa pretende deixar nos territórios em que pratica a atividade mineradora.

Diretrizes

As principais diretrizes dos projetos da Fundação Vale são o estímulo à autonomia e o empoderamento das comunidades locais.

Eixos temáticos

Todos os projetos da Fundação Vale estão alinhados com os Objetivo do Desenvolvimento Sustentável da ONU e sua atuação é pautada em três eixos temáticos:

  • Educação
  • Saúde
  • Geração de Trabalho e Renda

Transversal a essas temáticas, a Fundação Vale realiza iniciativas na área da Cultura, entre projetos e gestão de ativos, além da gestão de equipamentos para atendimento e desenvolvimento social às comunidades vulneráveis, as Estações Conhecimento.

Confira alguns resultados de 2017

Os projetos de Geração de Trabalho e Renda impactaram mais de 400 empreendedores nos estados MG, MA e PA em 2018.
O Programa Casa Saudável atendeu 351 famílias e cerca de 1.400 pessoas de comunidades em situação de vulnerabilidade social extrema no Maranhão em 2018.
Os projetos de Educação impactaram cerca de 25 mil alunos de todas as idades da rede pública de ensino em 2018.

Para conhecer melhor o trabalho da Fundação, assista ao vídeo!



Clique para acessar o Relatório de Atividades da Fundação Vale de 2017