Iniciativas

Iniciativas Sociais no Maranhão

Assista ao vídeo sobre a atuação da Vale no Maranhão
Assista ao vídeo sobre a atuação da Vale no Maranhão

Acreditamos que a construção de um relacionamento de qualidade e confiança com as comunidades onde atuamos é feita por meio de parceria e diálogo.

Em 2015, nossas ações e projetos contribuíram para a valorização sociocultural e o desenvolvimento econômico dessas comunidades no Maranhão.

A Vale no Maranhão em números

infográfico

Novo Trem de Passageiros

Em 2015, a Estrada de Ferro Carajás ganhou um novo Trem de Passageiros, um marco histórico para a Vale. O investimento de US$ 55,6 milhões resultou em ainda mais conforto e segurança as 350 mil pessoas que utilizam o serviço todos os anos. A frota é composta por 39 carros, sendo seis executivos, 21 econômicos e 12 de serviços, além de uma área especialmente destinada para cadeirantes.

Os vagões, que obedecem a padrões europeus de qualidade, se tornaram mais modernos e ganharam climatização em todos os carros. Já os banheiros receberam novo layout e tecnologias que priorizam o uso sustentável dos recursos naturais. Além disso, toda a composição conta com detector de fumaça, o que aumenta a segurança dos usuários. As mudanças na estrutura se somaram à melhora no atendimento, que passou a oferecer um serviço de compra online de passagens.

Saiba mais

Novo Trem de Passageiros

Alguns investimentos socioculturais em 2015

Agroindústria de Babaçu

Formada por mulheres da comunidade de Pedrinhas, em Itapecuru Mirim, a Agroindústria de Babaçu ganhou uma sede de 160m² totalmente equipada. Antes, a extração do óleo do coco babaçu era feita de forma artesanal, sem local nem equipamento adequados. Além da estrutura física, 30 mulheres receberam capacitação para ajudar a alavancar o negócio.

Agir EFC

Desenvolvido pela Fundação Vale, o Agir EFC promoveu o desenvolvimento de negócios coletivos com vendedores ambulantes que atuavam ao longo da ferrovia. Mais de 220 empreendedores receberam apoio em infraestrutura, maquinário, acompanhamento técnico e em gestão de 22 negócios, distribuídos em 11 comunidades de sete municípios.

Valorização do bumba-meu-boi

A Vale patrocinou o projeto “Os senhores cantadores, amos e poetas do bumba-meu-boi do Maranhão”. Idealizada e desenvolvida pelo músico, percussionista e pesquisador maranhense José de Ribamar Viana, o Papete, a obra reúne um acervo único e inédito sobre os 34 anos de bumba-meu-boi.


Ponta da Madeira: 30 anos de história

Líder no ranking de movimentação de carga no país, o Terminal Marítimo de Ponta da Madeira (TMPM), completou, em janeiro de 2016, 30 anos de operação. Localizado na baía de São Marcos, em São Luís, o terminal se prepara para se tornar o maior porto em operação no mundo.

O TMPM está passando por obras de ampliação de sua capacidade portuária para atender ao aumento de produção que virá com o projeto S11D, em Canaã dos Carajás (PA). Atualmente, o terminal é capaz de movimentar até 150 milhões de toneladas/ano. EM 2018, com o fim das etapas que contemplam a equiparação da capacidade da mina, ferrovia e porto, a expectativa é de que o terminal de Ponta da Madeira atinja uma capacidade de embarque de 230 milhões toneladas/ano.

Novo Trem de Passageiros

Gestão Ambiental

 

Confira todas as iniciativas realizadas pela Vale no Maranhão em 2015