Conhecimento que amplia horizontes

Iniciativas

Conhecimento que amplia horizontes


Maria Macena viu muitas oportunidades surgirem, após participar dos cursos de qualificação profissional oferecidos pela Vale, na Vila Itainópolis, em parceria com a Associação de Moradores local, o Grupo Futuro Educacional e a Secretaria Municipal de Educação.

A iniciativa abriu portas para as pessoas que estavam sem trabalho porque ainda não tinham qualificação profissional. Agora, Maria e os outros participantes podem conquistar uma vaga no mercado, pois estão devidamente qualificados e prontos para desenvolver as profissões que aprenderam.

Moisés Souza, um dos participantes dos cursos, já tem um trabalho e pensa que com a nova habilidade vai conseguir complementar sua renda trabalhando na nova profissão.


Os cursos também foram um estímulo para os jovens que ainda não haviam iniciado a carreira profissional. É o exemplo de Mateus da Cruz, de 18 anos, que se sente muito agradecido pela oportunidade e conta que o curso foi muito importante. Hoje, ele faz planos para aprender novas técnicas e formar uma carreira dentro da área que aprendeu no curso.


Ao todo, 26 pessoas participaram dos cursos de eletricidade predial básica, manutenção em rede hidráulica e pintura, de forma gratuita. Os alunos também receberam um kit de ferramentas e EPI’s, além do certificado.


Saiba Mais

Com a qualificação profissional, a localidade também ganhou um presente: a reforma da escola Marechal Rondon. O espaço foi o objeto das aulas práticas dos alunos dos cursos. Aprendendo, eles consertaram os vazamentos, trocaram fiação, reformaram a pintura e fizeram todos os reparos necessários com o que aprenderam nos cursos.

Agora os 372 alunos, que vão do ensino infantil ao ensino médio, têm ainda mais cuidado com a escola nova. Isso mostra que os cursos trouxeram conhecimento não só para os alunos dos cursos profissionalizantes, mas também para os alunos da escola que aprenderam sobre a valorização e conservação do patrimônio público.

A diretora da escola, Maria Nilde Martins Trindade, conta que a parceria chegou na hora exata:



Inovação se faz com parcerias como esta, que estimulam o crescimento e o desenvolvimento de cada um e da comunidade como todo.”


Assista ao vídeo sobre a iniciativa:

​​